Práticas de geografia integrada à formação técnica de nível médio à luz da pedagogia histórico-crítica
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i9.6517Palavras-chave:
Educação profissional, Práticas educativas, Pedagogia histórico-crítica.Resumo
Analisa a possibilidade de realizar práticas educativas de Geografia integrada à formação técnica de nível médio em Meio Ambiente em uma Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) do Ceará à luz da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), na perspectiva da prática social docente e discente em espaços educativos formais e não formais. Como questão central, tem-se: Como trabalhar a práxis pedagógica que promova a coletividade dos discentes em correlação com os docentes no processo de ensino e aprendizagem que se quer transformador da realidade social dos sujeitos do ensino médio integrado em uma EEEP? A análise partiu de observação direta nas interações pedagógicas entre a docente de Geografia, o docente técnico de Recursos Hídricos e os 45 alunos da 3ª série da referida escola. A metodologia traz como referencial de abordagem o Materialismo Histórico Dialético de Marx, além de estudo reflexivo exploratório, buscando evidenciar os momentos de Prática Social Inicial, Problematização, Instrumentalização, Catarse e Prática Social Final presentes no método da PHC, apregoados pelo professor e filósofo Dermeval Saviani. Os resultados evidenciaram a construção coletiva da aula e sua dinâmica integrativa no seu decurso aproximando os docentes e discentes no processo de ensino e aprendizagem de modo orgânico e significativo. As considerações encaminham para uma estratégia de aula que permite maior inter-relação entre os docentes e discentes, bem como a integração das disciplinas da formação geral e profissional técnica de forma colaborativa.
Referências
Ceará, Governo do Estado (2008). Lei n° 14.273, de 19 de dezembro de 2008. Dispõe sobre a criação das Escolas Estaduais de Educação profissional – EEEP, no âmbito da Secretaria da Educação. Recuperado de www.educacaoprofissional. seduc.ce.gov.br/.
Ceará. Governo do Estado / Secretaria da Educação – Seduc/Ce (2008). Plano Integrado de Educação profissional e Tecnológica do Estado do Ceará (2008-2010). Fortaleza.
Duarte, N., & Saviani, D. (2012). Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas-SP: Autores Associados.
Gasparin, J. L., & Petenucci, M. C. (2014). Pedagogia histórico crítica: da teoria à prática no contexto escolar. Dia a dia Educação, Paraná, 2, 2289-8. Recuperado de http://www.diadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2289-8.pdf.
Gasparin, J. L. (2011). Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados.
Gil, A. C. (2002). Como classificar as pesquisas. Como elaborar projetos de pesquisa, 4, 44-45.
Gramsci, A. (1987). Concepção dialética da história (Vol. 4). Rio de Janeiro: Civilização brasileira.
Kosik, K. (1969). Dialética do concreto (C. Naves & A. Toríbio, Trads.). Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Minayo, M. C. D. S. (1994). Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade. (6a ed.), Petrópolis, editora Vozes.
Pistrak, M. M. (2008). Fundamentos da escola do trabalho. Expressão popular.
Saviani, D. (2011). Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. (11a ed.), Campinas: Autores Associados.
Saviani, D. (2012). Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre a educação política. (42a ed.), Campinas: Autores Associados.
Saviani, D. (2019). Pedagogia Histórico-Crítica, quadragésimo ano: novas aproximações. 1. ed. São Paulo: Autores Associados. 1, 368. ISBN 978-85-7496-429-4.
Silva, F. E. M., Abreu Sousa, A., Silva Pereira, A., de Oliveira, M. D. G., Souto, R. N., & Oliveira, E. G de. (2019). An analysis of gasparin's didactics: the possibility of pedagogical praxis? Research, Society and Development, 8(9), 39891316.
Suchodolski, B. (1976). Teoria Marxista de Educação. Lisboa: Editora Estampa.
Vigotski, L. S. (1994). A formação social da mente. São Paulo, Martins Fontes.
Vigotski, L. S. (2001) A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo, Martins Fontes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 FRANCISCO EUGUENYS MEDEIROS DA SILVA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
