Literatura infantil e geometria: conexões possíveis mapeadas pelo estado do conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7178

Palavras-chave:

Literatura infantil, Geometria, Dimensões topológicas, Jean Piaget.

Resumo

Esse artigo tem como objetivo apresentar um recorte, de um estudo inicial, de uma dissertação de cunho bibliográfico, que colocou em discussão o desenvolvimento das relações topológicas, segundo Piaget, na construção do espaço pela criança, a partir de uma interlocução com a literatura infantil. Com a intenção de compartilhar com os professores dos anos iniciais a ideia de explorar a literatura infantil como aliada para o ensino da matemática, este estudo se propunha a desenvolver sequências didáticas que favorecessem o desenvolvimento das dimensões topológicas, a partir dos momentos de contação de histórias. A inter-relação da literatura infantil com a geometria, defendida aqui como potencialidade didática, permeia todo o texto e insere a pesquisa no campo da educação matemática. A construção do estado do conhecimento mostrou que poucos estudos foram feitos sobre esta temática e, menos ainda, no que concerne às relações topológicas, que podem ser exploradas a partir das histórias infantis. Este resultado acena para a necessidade de se alargar o campo das pesquisas sobre literatura infantil e o ensino de geometria, evidenciando que, a partir da leitura e análise das produções investigadas, a contação de histórias apresenta-se como um recurso pedagógico a ser explorado como potencialidade para o ensino da Educação Matemática, o que a dissertação acabou contemplando em sua escrita, e que foi socializado com os demais pesquisadores na elaboração de um caderno de atividades com sequencias didáticas criadas a partir de trechos de “As aventuras do avião vermelho”, de Erico Veríssimo.

Biografia do Autor

  • Raquel Fensterseifer Weissheimer, Escola Municipal Comunitária Parque Fragata

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Pelotas . Pós Graduação em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Pelotas e em Orientação Educacional pela Portal Faculdades.Experiência em sala de aula nos anos iniciais e supervisão/coordenação pedagógica nos anos iniciais e finais da educação básica. Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia pelo Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia Sul rio-grandense (IFSUL), Pelotas/RS,Brasil.

  • Rafael Montoito, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

    Graduado em Matemática (UFPel)
    Mestre em Educação Matemática (UFRN)
    Doutor em Educação para a Ciência (UNESP)
    Pós-doutor pelo Department of English Literature (University of Birmingham, Inglaterra

Referências

Arnold, D. S. (2016). Matemáticas presentes em livros de leitura: Possibilidades para a Educação Infantil (Dissertação de mestrado). Mestrado Profissional em Ensino de Matemática – Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

Baldi, E. (2009). Leitura nas séries iniciais: uma proposta para formação de leitores. Porto Alegre: Editora Projeto.

Brasil. (2017) Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica.

Candido, A. (2004). O direito à literatura. In: Vários Escritos. Rio de Janeiro: Ouro Sobre azul: Duas Cidades, 169-191.

Colomer, T. (2007). Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global.

Dolle, J. M. (1987). Para compreender Jean Piaget: Uma iniciação à psicologia genética piagetiana. Rio de Janeiro: Editora Guanabara S.A.

Farias, C. A. (2006). Alfabetos da alma: histórias da tradição na escola. Porto Alegre: Sulina.

Fernandes, T. C.A. (2015) Exploração de conceitos geométricos na educação pré-escolar através da Literatura Infantil (Dissertação de mestrado). Mestrado em Educação Pré-Escolar. Instituto Politécnico de Portoalegre: Portugal.

Gerhardt, T. E., & Silviera, D. T. (2009). Métodos de pesquisa. Porto Alegre, Editora da UFRGS. Recuperado de http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf.

Lima, A. P. M. de. (2012) Acervos Complementares do PNLD 2010: um estudo sobre a relação entre a matemática e gêneros textuais (Dissertação de mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Matemática e Tecnologia, pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.

Maria, de L. (2009). O clube do livro: ser leitor – que diferença faz? São Paulo: Globo.

Montoito, R. (2010). Chá com Lewis Carroll: a matemática por trás da literatura. Jundiaí: Paco Editorial.

Montoito, R. (2017). Sylvie e Bruno(s): um projeto sobre a inter-relação entre matemática e literatura a partir de uma obra de Lewis Carroll. Anais do Congresso Internacional de Ensino de Matemática. Canoas, RS, Brasil, 7.

Montoito, R., & Leivas, J. C. P. (2012). A representação do espaço na criança, segundo Piaget: os processos mentais que a conduzem à formação da noção do espaço euclidiano. Vidya, 32(2), 21-35. Recuperado de https://periodicos.ufn. edu.br/index.php/VIDYA/article/view/271

Morosini, M. C., & Fernandes, C. M. B. (2014). Estado do conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação por escrito, 5(2), 154-164. Recuperado de http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/18875/12399.

Piaget, J. e Inhelder B. (2006). A Psicologia da criança. Rio de Janeiro: Difel.

Piaget, J. (1973). Problemas de psicologia genética. Rio de Janeiro: Editora Forense.

Piaget, J. (1974). Epistemologia Genética e pesquisa psicológica. Rio de Janeiro: Freitas Bastos.

Piaget, J. (1993). A representação do espaço na criança. Porto Alegre: Artes Médicas.

Rio Grande do Sul. (2018). Referencial Curricular Gaúcho: Ciências da Natureza. Porto Alegre: Secretaria de Estado da Educação, Departamento Pedagógico.

Roedel, T. (2016). A importância da leitura e da literatura no ensino da matemática. Anais do Encontro brasileiro de estudantes de pós-graduação em educação matemática. Curitiba, PR, Brasil, 20.

Silva, A. G. da. (2014). O professor dos anos iniciais e o conhecimento da geometria (Dissertação de mestrado). Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática – Universidade Federal de Alagoas, Maceió.

Silva, F. C., Machado, A. G. (2016). O ensino integrado de Matemática e Literatura Infantil nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Instituto de Educação Matemática e Científica – Universidade Federal do Pará, São Francisco do Pará.

Smole, S. K., & Cândido, P. (2010). Geometria, Literatura e Arte: conexões no ensino-aprendizagem de Matemática. Anais do Encontro Nacional de Educação Matemática. Salvador, BA, 10.

Veríssimo, E. (2017). As aventuras do avião vermelho. São Paulo: Companhia das Letrinhas.

Zilberman, R. (2003). A literatura infantil na escola. São Paulo: Global.

Weissheimer, R. F; Montoito, R. (2020). As aventuras do avião vermelho - Caderno de atividades – ensino fundamental – anos iniciais. Recuperado de https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/573008.

Weissheimer, R. F. (2020). Literatura infantil e o ensino de geometria nos anos iniciais: as aventuras (topológicas) do avião vermelho (Dissertação de mestrado). Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia do Instituto Federal Sul-rio-grandense. Pelotas, RS.

Downloads

Publicado

2020-08-16

Edição

Seção

Ciências Educacionais

Como Citar

Literatura infantil e geometria: conexões possíveis mapeadas pelo estado do conhecimento. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 9, p. e245997178, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i9.7178. Disponível em: https://rsdjournal.org/rsd/article/view/7178. Acesso em: 25 jan. 2026.