Dialogando sobre a aprendizagem do estudante adulto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7964

Palavras-chave:

Aprendizagem, Prática pedagógica, Educação de jovens e adultos.

Resumo

O estudo sobre o processo de aprendizagem em contexto escolar é um tema pertinente na educação, visto que todo estudante tem direito a uma educação de qualidade. O estudo tem como objetivo buscar evidências, na literatura, sobre o processo de aprendizagem na perspectiva do estudante da educação de jovens e adultos – EJA. A motivação da pesquisa deu-se pela possibilidade de contribuir com os estudos que permeiam a área da educação, principalmente nessa modalidade de ensino. Evidenciaram-se alguns aspectos cruciais, como as teorias da aprendizagem, a prática pedagógica e a aprendizagem do estudante da EJA. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica. Os resultados mostram a importância de o professor da EJA organizar sua ação didática revendo sua teoria de atuação e buscando suporte na andragogia, uma das alternativas indicadas para trabalhar com esses estudantes, uma vez que se baseia em situações de contexto que experienciam. 

Biografia do Autor

  • Celene Vieira Gomes Fortes Lustosa, Universidade Federal do Piauí

    Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Piaui (UFPI). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piaui (UFPI). É pós-graduada em Supervisão Escolar e Educação a Distância. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí. Efetiva da Secretaria de Educação do Estado do Piauí e Professora do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Maurício de Nassau - FAP Teresina. Possui experiência na área de Educação Superior com ênfase em formação de professores, prática docente, docência no ensino superior.

  • Maria da Gloria Carvalho Moura, Universidade Federal do Piaui

    Graduada em Pedagogia Magistério pela Universidade Federal do Piauí (1987); Especialização em Educação, área de concentração Pesquisa Educacional pela Universidade Federal do Piauí (1990); Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2002); Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006). Classe de Professor Associado, Nível I da Universidade Federal do Piauí, lotada no Centro de Ciências da Educação/Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino. É Professora Permanente do Programa de Mestrado em Educação (UFPI/CCE /DMTE/PPGEd). Foi Pró-Reitora de Extensão no período (2008/2013). É Membro do Comitê de Ética (CEP); Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI de 2017 até a presente data; Coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas Curriculares e Formação de profissionais da Educação - NIPPC; Coordenadora do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica. Tem experiência na área de Educação Básica, Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Alfabetização, Educação de Jovens e Adultos - EJA, Educação Integral, Ensino, Pesquisa e Extensão, Didática do Ensino Superior, Currículo e Práticas Pedagógicas.

Referências

Day, C. (2001). Desenvolvimento profissional de professores: os desafios da aprendizagem permanente. Porto: Porto Editora Ltda.

DeAquino, C. T. E. (2007). Como aprender: Andragogia e as habilidades de aprendizagem. São Paulo: Pearson Prentice Hall.

Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra.

Hoffmann, J. M. L. (2010). Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação.

Junior, D. P. F., Constantino, L. V. & Piassa, Z. A. C. (2020). Práticas pedagógicas na educação de jovens e adultos: concepções e práticas de professores no ensino de ciências. Research, Society and Development, 3 (3), DOI: 10.21664/2238-8869.2014v3i3.

Knowles, M. S. (2009). As raízes da Andragogia. In: Knowles, M. S.; Holton III, E. F. & Swanson, R. A. Aprendizagem de resultados: uma abordagem prática para aumentar a efetividade da educação corporativa. Rio de Janeiro: Elsevier.

Kolb, D. (2014). Experiential learning: experience as the source of learning and development. FT Press.

Libâneo, J.C. (2010). Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez.

Martinez, A. M.; Gonzalez Rey, F. L.; Freitas, S. N.; Fungheto, S. S. (2001). Principais Teorias da Aprendizagem: implicações na educação. In: Teixeira, F. E. C. (Org.). Aprendendo a aprender. Brasília: UNICEUB, 2003.

Moreira, M. A. (2017). Ensino e aprendizagem significativa. São Paulo: Editora Livraria da Física.

Moura, M da G. C. (2003). Educação de jovens e adultos: um olhar sobre sua trajetória histórica. Curitiba: Educarte.

Munari, Alberto. (2010) Jean Piaget. Trad. D. Saheb. Recife, Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana.

Pereira, A. S, Shitsuka, D. M, Parreira, F.J. & Shitsuka, R. (2018). Metodologia da pesquisa científica. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria. Recuperado de: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/15824/Lic_Computacao_Metodologia - Pesquisa - Cientifica.pdf?sequence=1.

Richardson, R. J. (2011). Pesquisa social: métodos e técnicas. 3ª ed. São Paulo: Atlas

Richardson, R. J. et al. (2008). Pesquisa Social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas,

Vigotski, L. S. (1991). A Formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes.

Woolfolk, A. E. (2000). Psicologia da Educação. Porto Alegre.

Zabala, A. (2014). Como aprender e ensinar competências [recurso eletrônico] / Antoni Zabala, Laia Arnau. Trad. Lima, C. H. L. Revisão técnica: Maria da Graça Souza Horn. Porto Alegre: Penso. E-PUB editado como livro impresso em 2010.

Zanella, L. (1999). Aprendizagem uma Introdução. In: Rosa, J. L. Psicologia da Educação: o significado do aprender. Porto Alegre: EDIPUCRS

Downloads

Publicado

2020-09-11

Edição

Seção

Ciências Educacionais

Como Citar

Dialogando sobre a aprendizagem do estudante adulto. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 9, p. e878997964, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i9.7964. Disponível em: https://rsdjournal.org/rsd/article/view/7964. Acesso em: 5 dez. 2025.