Estratégias de Primeiros Socorros Psicológicos nas Operações do Corpo de Bombeiros Militar
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v15i2.50614Palavras-chave:
Bombeiro militar, Primeiros socorros psicológicos, Gerenciamento de cena, Intervenção em crise.Resumo
Apesar da excelência do Corpo de Bombeiros Militar no controle de riscos físicos, o impacto emocional derivado das ocorrências evidencia a necessidade de aprimorar o gerenciamento das reações emocionais como complemento ao enfoque operacional. O objetivo deste trabalho foi analisar a aplicabilidade dos Primeiros Socorros Psicológicos (PSP) como ferramenta estratégica no serviço operacional do Corpo de Bombeiros Militar. Realizou-se revisão bibliográfica qualitativa em bases de dados acadêmicas e repositórios institucionais, com descritores específicos e recorte temporal de 1991 a 2021, correlacionando fundamentos de intervenção em crise à doutrina operacional contemporânea. Os resultados indicaram que a adoção de estratégias de comunicação e acolhimento mitiga o impacto do estresse agudo e assegura a eficácia do desfecho operacional. Conclui-se que a capacitação em PSP é um recurso tático essencial que potencializa a excelência do atendimento e o gerenciamento de cena por parte da corporação.
Referências
Bellak, L. (1991). Manual de psicoterapia breve, intensiva e de urgência (2. ed.). Artes Médicas.
Brasil. (2011). Manual de atendimento pré-hospitalar. Ministério da Saúde.
Casarin, S. T., Porto, A. R., Gabatz, R. I. B., Bonow, C. A., Ribeiro, J. P., & Mota, M. S. (2020). Tipos de revisão de literatura. Journal of Nursing and Health, 10(n. esp.), e20104031. https://doi.org/10.15210/jonah.v10i0.20104031
Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro. (2025). Atuação e interfaces da psicologia em cenários de emergências e desastres. CRP-RJ.
Fernandes, J. M. B., Vieira, L. T., & Castelhano, M. V. C. (2023). Revisão narrativa enquanto metodologia científica significativa: reflexões técnico-formativas. REDES – Revista Educacional da Sucesso, 3(1), 1-7.
Franco, M. H. P. (2015). Intervenções em situações de luto. Atheneu.
Gil, A. C. (2017). Como elaborar um projeto de pesquisa (6. ed.). Atlas.
International Federation of Red Cross and Red Crescent Societies. (2009). Apoio psicossocial baseado na comunidade: manual de treinamento. IFRC.
National Association of Emergency Medical Technicians. (2020). PHTLS: atendimento pré-hospitalar ao traumatizado (9. ed.). Artmed.
Organização Mundial da Saúde. (2012). Primeiros socorros psicológicos: guia para trabalhadores de campo. OMS.
Pereira, A. S., Shitsuka, D. M., Parreira, F. J., & Shitsuka, R. (2018). Metodologia da pesquisa científica. UFSM. https://repositorio.ufsm.br/handle/1/15824
Santos, M. R., & Schwede, G. (2021). Psicologia das emergências e desastres: a atuação do psicólogo em cenários críticos. Vetor.
Sapolsky, R. M. (2004). Por que as zebras não têm úlceras? Gradiva.
Slaikeu, K. A. (1996). Intervenção em crise: manual para prática e pesquisa (2. ed.). Artmed.
Viana, M. S. (2015). Psicologia das emergências e dos desastres. Interciência.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Florival de Almeida Barros Neto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
