O aplicativo WhatsApp em contextos educativos de letramento digital: Uma revisão sistemática da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v11i5.28752

Palavras-chave:

WhatsApp; Letramento digital; Educativos; Ensino.

Resumo

Este trabalho trata de uma revisão sistemática da literatura e tem como objetivo a análise e interpretação sobre o uso do aplicativo WhatsApp nos processos educativos de letramento digital. Para a sua execução foi desenvolvida uma análise em 10 artigos que abordassem essa temática com o intuito de analisar o uso do aplicativo WhatsApp como ferramenta educacional. Para a busca da bibliografia foram utilizados trabalhos publicados no período de 2015 a 2021, no idioma inglês, a partir de dois repositórios digitais –  ACM Digital Library e ScienceDirect. Contudo, os trabalhos analisados apresentaram aumento do uso de aplicativos móveis no Ensino Fundamental. Verificou-se que os professores consideram o uso do aplicativo Whatsapp uma ferramenta atrativa para o ensino de letramento digital, pois contribui para o processo de leitura e escrita dos discentes, tanto no âmbito escolar como no contexto extraescolar.

Biografia do Autor

Antônia Cláudia Prado Pinto, Universidade Federal do Ceará

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional (PPGTE) da Universidade Federal do Ceará (UFC), na linha de pesquisa Gestão e Políticas em Tecnologia Educacional. Especialista em Metodologia do Ensino de História pela Universidade Estadual do Ceará (2002) e licenciada em História pela Universidade Estadual do Ceará (1998). Atualmente, é professora efetiva de História da Rede Pública Estadual do Ceará.

Raquel de Sousa Gondim, Universidade Federal do Ceará

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional (PPGTE) da Universidade Federal do Ceará (UFC), na linha de pesquisa Gestão e Políticas em Tecnologia Educacional. Especialista em Administração Escolar pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Pedagoga (UVA) e Licenciada em matemática (UVA). Tem experiência na área de Educação, com foco em Educação a Distância, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Na atualidade, tem pesquisado temas como: cultura maker, tecnologia educacional, aprendizagem colaborativa móvel e letramento digital.

 

 

Mateus de Lima Brito, Universidade Federal do Ceará

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional (PPGTE)  da Universidade Federal do Ceará (UFC), na linha de pesquisa Gestão e Políticas em Tecnologia Educacional.  Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (2011), especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Estácio do Ceará (2018), especialização em Psicologia Organizacional do Trabalho pela Universidade Estadual do Ceará (2013) e especialização em Gestão Pedagógica na Escola Básica pela Universidade Estadual do Ceará (2018). Atualmente é Assistente Administrativo da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Edgar Marçal de Barros Filho, Universidade Federal do Ceará

Atualmente é o Superintendente da Superintendência de Tecnologia da Informação da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Coordenador do Mestrado Profissional em Tecnologia Educacional da UFC. Professor da Universidade Federal do Ceará desde 2009, possui Graduação (1997), Mestrado (2005) e Doutorado (2016) em Ciência da Computação pela UFC. Tem experiência técnica e científica na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de aplicativos, mobile learning, sistemas multimídia, computação móvel e dispositivos móveis.

Francisco Herbert Lima Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará

É servidor público federal no cargo de professor efetivo Adjunto III da Universidade Federal do Ceará (UFC) e possui Graduação na área de Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Realizou seu Mestrado com pesquisas na área de tecnologia aplicada a educação e metodologia de ensino com objetos de aprendizagem no ensino de Ciências da Natureza e Física em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e possui Doutorado na área de pesquisa em Avaliação da Efetividade e do Desempenho da Aprendizagem com Análise Multidimensional e Multilinear, em Engenharia de Teleinformática, também pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi professor da Rede Pública Municipal de Fortaleza (SME) e professor da Secretaria de Educação do Governo do Estadual do Ceará (SEDUC). Coordenou o Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) no Estado do Ceará, além de outros programas de Formação de Professores em Nível de Pós-Graduação em Especialização na área de Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica e Tecnologias Educacionais. Foi consultor do PASEM ? Programa de Apoio Educacional do Mercosul realizado pela União Europeia, coordenando diversas missões educacionais internacionais de pesquisa e estudos em países da América Latina, tais como Uruguai, Argentina, Paraguai e Brasil. Foi coordenador adjunto do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica da Universidade Federal do Ceará (COMFOR - UFC) e coordenou diversos programas da Secretaria de Educação Básica (SEB) e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) na área de formação continuada de professores do Ministério da Educação (MEC) e atua como professor pesquisador do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) em cursos de Licenciatura e formação de professor. É consultor ad hoc do Ministério da Educação (MEC) e da Diretoria de Educação Básica (DEB) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Atualmente é Secretário da Educação do Município de Sobral-Ce, e professor permanente e orientador dos programas de pós-graduação em nível de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática e de Mestrado em Ciência da Informática, ambos pela UFC, além de docente do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática do IFCE ? Campus Fortaleza, desenvolvendo trabalhos de pesquisa nas áreas de metodologia de ensino, avaliação educacional, tecnologia na educação, informática aplicada ao ensino de ciências e matemática e na formação de professores. Tem diversos trabalhos publicados em eventos, congressos, periódicos e revistas científicas especializadas em nível nacional e internacional, além de ter publicado e organizado mais de trinta livros na área da educação. Exerceu também o cargo de Diretor Geral do Centro de Educação a Distância do Governo do Estado do Ceará (CED), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), no município de Sobral.

Antônio Beethoven Carneiro Gondim, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Licenciado em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Bacharel em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Atualmente, é professor efetivo de História da Arte no Curso de Licenciatura em Artes Visuais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Referências

Aragão, J. M. N., Morais, L. N., Amaral, H. R. M., Rodrigues, T. A. S., Paiva, E. M. C., Costa, P. L. de O. da., Bezerra, E. D. B., Chagas, V. R., Alves, D. G dos S., & Viana, R. S. (2021). WhatsApp Messenger como ferramenta para prática educativa com adolescentes escolares para prevenção do uso de substâncias psicoativas. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, 10(1), e38110111722. 10.33448/rsd-v10i1.11722. https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/11722.

Caetano, J. A., Magno, G., & Gonçalves, M. (2019). Characterizing Attention Cascades in WhatsApp Groups. https://dl.acm.org/doi/10.1145/3292522.3326018.

Castro, M. F. de, & Lemes, S. de S. (2014). A integração das tecnologias de informação e comunicação na escola: o projeto político pedagógico nesse contexto. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 9(2), 423–434. 10.21723/riaee.v9i2.7046. https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7046.

Daungtod, S. (2019). A Study of Digital Literacy of 1st Year Computer Education Students Faculty of Education Nakhon Phanom University. https://dl.acm.org/doi/10.1145/3306500.3306541.

Kitchenham, B. (2004). Procedures for performing systematic reviews. Keele, UK, Keele University, 33, 1-26. https://www.inf.ufsc.br/~aldo.vw/kitchenham.pdf.

Lloccallasi, R. Q., & Peñaloza, A. S. H. (2020). Application of Attendance Control and Learning Activities Using WhatsApp for Preschool Education. https://dl.acm.org/doi/10.1145/3439147.3439173.

Marçal, E., Kubrusly, M. & Silva, C. L. O. (2017). Avaliando aplicações móveis para o ensino em saúde: uma revisão sistemática. Revista Tecnologia Educacional, 217, 9-17. https://www.researchgate.net/publication/332118391_avaliando_aplicacoes_moveis_para_o_ensino_em_saude_uma_re visao_sistematica.

Moreno-Morilla, C., Guzmán-Simón, F., & García-Jiménez, E. (2021). Digital and information literacy inside and outside Spanish primary education schools. Learning, Culture and Social Interaction, 28 (preprint). https://doi.org/10.1016/j.lcsi.2020.100455.

Moya, A. S., & Moya, O. C. (2015). Whatsapp, textese, and moral panics: discourse features and habits across two generations. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877042815013786. 10.1016/j.sbspro.2015.02.069.

Mursidi, A. et al. (2018). Role of WhatsApp Application in Building the Interests of Students Literacy. https://dl.acm.org/doi/10.1145/3268808.3268815.

Oliveira, S. et al. (2020). Teachers dialoguing about statistical literacy with support of messenger app for smartphones. https://www.researchgate.net/profile/liliane-carvalho 4/publication/340502026_teachers_dialoguing_about_statistical_literacy_with_support_of_messenger_app_for_smartphones/links/5e8d67e24585150839c797a3/teachers-dialoguing-about-statistical-literacy-with-support-of-messenger-app-for-smartphones.pdf.

Pádua, C. A. L. de O., & França-Carvalho, A. D (2022). A contribuição das tecnologias digitais de informação e comunicação para o processo de ensino e aprendizagem durante a pandemia do COVID-19. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, 11(2), 11511225517. 10.33448/rsd-v11i2.25517. https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/25517.

Pereira, N. V., & Araújo, M. S. T. de. (2020). Uso de recursos tecnológicos na Educação: caminhos e perspectivas. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, 9(8), e447985421. 10.33448/rsd-v9i8.5421. https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/5421.

Purba, M. S., & Setyarini, S. (2020). Mobile Learning through WhatsApp: EFL Students’ Perceptions. https://dl.acm.org/doi/10.1145/3436756.3437016.

Rayendra et al. (2020). Assessment of digital literacy competence for non-formal education study program students. https://dl.acm.org/doi/10.1145/3452144.3452242.

Rosa, A. da S., & Roehrs, R. (2020). Aplicativos móveis: algumas possibilidades para o ensino de Química. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento , 9(8), e33984955. 10.33448/rsd-v9i8.4955. https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4955.

Teixeira, C. F. P., & Coelho Neto, J (2016). O Uso das Tecnologias Digitais para o Ensino da Matemática Financeira: Uma Revisão Sistemática da Literatura. Revista Novas Tecnologias Educacionais, 14(2), 1-10.

Valente, G. S. C., Moraes, É. B. de ., Sanchez, M. C. O., Souza, D. F. de., & Pacheco, M. C. M. D (2020). Ensino remoto diante das demandas do contexto pandêmico: reflexões sobre a prática docente. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, 9(9), e843998153. 10.33448/rsd-v9i9.8153. https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/8153.

Vélez, A. P. & Zuazua, I. I. (2017). Digital literacy and cyberconvivencia in primary education. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877042817300502. 10.1016/j.sbspro.2017.02.050.

Whatsapp (2018). Informações. https://www.whatsapp. com.

Downloads

Publicado

17/04/2022

Como Citar

PINTO, A. C. P. .; GONDIM, R. de S. .; BRITO, M. de L. .; BARROS FILHO, E. M. de .; VASCONCELOS, F. H. L. .; GONDIM, A. B. C. . O aplicativo WhatsApp em contextos educativos de letramento digital: Uma revisão sistemática da literatura. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 5, p. e59211528752, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i5.28752. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/28752. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais