The teaching of compound interest through didactic sequences

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v9i12.11068

Keywords:

Didactic sequences; Mathematics; Teaching; Interest.

Abstract

This study aims to present the stages of production and execution of a didactic activity that can contribute to the learning of students in the 3rd year of high school. The intention is not just to be one more didactic material among the many existing ones, but it constitutes a work, that if used, can contribute to the appropriation of necessary skills to understand the financial and financial market operations existing in its daily life. The study was carried out 96 students and 66 teachers, where the following theories and methodologies were considered: didactic engineering, microgenetic analysis and the teaching of compound interest. Throughout the approach, care was taken to use elementary mathematics, thus facilitating its access to high school students. As a main result, the use of the didactic sequence was found to be favorable, as it enabled students to discover and construct concepts in Financial Mathematics, particularly compound interest.

Author Biographies

Luiz Carlos Marques Secco, Universidade Federal do Pará

Graduado Bacharel em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1998), Licenciado Pleno pela Faculdade Michelangelo de Brasilia(2002), possui Pós-Graduação Lato-Sensu pela Universidade Federal do Pará(2002), Titulo de Mestre obtido do Curso de Mestrado Profissional em Ensino da Matemática -PPGEM/UEPA. É Servidor Público Estadual atua como Técnico Administrativo nível superior em Matemática na Universidade do Estado do Pará-UEPA, lotado no Centro de Ciências Sociais e Educação-CCSE/UEPA, e Professor Classe II do quadro efetivo da Secretaria de Educação do Estado do Pará, lotado nas EEEF PROF. Jonathas Pontes Athias e EEEFM Paulino de Brito. Exerceu a função de Vice Diretor nas escolas EEEFM Prof. Antônio Gomes Moreira Jr (2010-2011) e EEEFM JUSTO CHERMONT (2011-2012)

Natanael Freitas Cabral, Universidade do Estado do Pará

Licenciado em Ciências pela Universidade Federal do Pará (1985), Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1988) , Bacharelado em Teologia - Seminário Teológico Batista Equatorial (1994), e Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (2004). Doutor em Educação pela PUC- Rio. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Matemática. Atualmente ministra as disciplinas: Instrumentação I e II no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e Ensino de Matemática I e II no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PMPEM/UEPA). Foi professor da Educação Básica durante 36 anos na escola pública e Escola Tenente Rêgo barros. Atua no ensino superior há mais de 15 anos. Atualmente coordena o Laboratório de Educação Matemática (LABEM/UEPA) e é Líder do Grupo de Pesquisa em História, Educação e Matemática na Amazônia (GHEMAZ), vinculado à Universidade do Estado do Pará.

Miguel Chaquiam, Universidade do Estado do Pará

Licenciado em Ciências pelo Centro de Estudos Superiores do Estado do Pará (1983), Licenciado em Matemática pelo Centro de Estudos Superiores do Estado do Pará (1984), Especialista em Matemática pela UNESPA (1989), Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Pará (2001) e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2012). Atualmente é professor da Universidade da Universidade do Estado do Pará - UEPA. Atua no ensino superior na qualidade de professor nos cursos de Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Ciências e Pedagogia, e nos Cursos de Especialização em Educação Matemática e Fundamentos de Matemática. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Computacional, Álgebra Linear; Estruturas Algébricas, Análise Real, História da Matemática, História das Ciências e Formação de Professores. Foi professor de Matemática do Ensino Fundamental e Médio durante 18 anos, Diretor da SBEM-PA durante o triênio 2004/2007, membro da DNE da SBEM no triênio 2007/2010. É avaliador da Revista Iberoamericana de Educação Matemática - UNIÓN, membro do Comitê Científico da Revista REMATEC, Membro do Conselho Editorial da Coleção Contextos da Ciência, uma publicação da Editora Livraria da Física. Professor no Ensino Superior há mais de 30 anos. Vinculado ao Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PMPEM) da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e Líder do Grupo de Pesquisa em História, Educação e matemática na Amazônia (GHEMAZ). Membro da Diretória da SBHMat e Coordenador Científico do XIII Seminário Nacional de História da Matemática (XIII SNHM), que será realizado em Fortaleza (CE), no período de 14 a 17 de abril de 2019, na Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Gustavo Nogueira Dias, Colégio Federal Ten. Rêgo Barros

Doutor em Educação pela Universidade Nacional de Rosário, Argentina (2017); mestre em Geofísica pela Universidade Federal do Pará, Belém (2011); especialista em Gestão escolar pelo Centro Universitário do Pará (2008); Licenciado Pleno em Matemática pela Universidade Federal do Pará (2001). Atualmente é professor do ensino básico federal do Colégio Ten. Rêgo Barros, atuando também como pesquisador nas áreas: Educação Matemática, Ambiental, Administração, Contabilidade e Estatística.

Vanessa Mayara Souza Pamplona, Universidade Federal Rural da Amazônia

Ingressou no Curso de Bacharelado em Estatística no ano de 2004, concluindo o curso em 2008, pela Universidade Federal do Pará - UFPA. No mesmo ano foi aprovada em Concurso Público pela UFPA, para exercer o Cargo de Estatístico, Classe E, com lotação no Campus Universitário Belém e nomeada no mesmo ano. Em 2010 ingressou no Curso de Pós Graduação em Matemática e Estatística da UFPA, em Nível de Mestrado, em 2011 obteve o título de mestre. No ano de 2012 ingressou no Curso de Pós-graduação em Agronomia (Entomologia Agrícola), em Nível de Doutorado na Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista - Campus de Jaboticabal - SP, em 2016 obteve o título de doutora. No ano de 2013 foi aprovada em Concurso Público de Provas e Títulos, para provimento de cargo efetivo de Professor da Carreira do Magistério Superior em Regime de Dedicação Exclusiva (DE) na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) - Campus de Paragominas - PA. Atualmente é professora efetiva do Magistério Superior e ministra aula nos cursos de graduação em Agronomia, Engenharia Florestal e Zootecnia, nas disciplinas de Estatística, Bioestatística, Estatística Experimental e Biometria.

Cássio Pinho dos Reis, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Bacharel em estatística formado pela Universidade Federal do Pará (2007), mestre em Estatística Aplicada e Biometria pela Universidade Federal de Viçosa (2013) e doutor em Biometria pela Universidade Estadual Paulista - Botucatu (2019). Atualmente é professor Adjunto A, nível 1, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Ministra as disciplinas de Estatística, Probabilidade e Estatística, Bioestatística, Experimentação Zootécnica e Estatística Experimental. Tem experiência na área de Estatística Experimental, Análise de Regressão e Correlação e de Estatística Espacial.

Edith Gonçalves Costa, Secretaria da Educação do Estado do Pará

Mestre em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas pelo Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI/UFPA). Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Especialista em Psicologia Educacional com Ênfase em Psicopedagogia Preventiva (UEPA) e em Educação Especial na Perspectiva da Inclusão (Faculdade Ipiranga). Professora de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de Belém e professora de Educação Especial da Secretaria de Educação do Estado do Pará, com atuação no Atendimento Educacional Especializado na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE/Belém. 

Gerson Pompeu Pinto , Colégio Federal Ten. Rêgo Barros

Possui graduação em Física pela UFPa (1998), especialização em Ensino de Ciências pela UEPa (2000) e mestrado em Geofísica pela UFPa (2010).

References

Artigue, M. (1988). Ingèniere didactique. RDM, 9(3), 231-308.

Brasil. (1996). Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Recuperado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm.

Brasil. (2002). Parâmetros Curriculares Nacionais + Ensino Médio: Orientações Educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências da Natureza, matemática e suas Tecnologias. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Brasília: MEC, SEMTEC, 2002.

Brasil (1996). Lei de Diretrizes e Bases da Educação. MEC. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica e Tecnologia. 1996.

Brousseau, G. (2006). A Teoria das Situações Didáticas e a Formação do Professor. Palestra. São Paulo: PUC.

Cabral, N. F. (2004). O papel das Interações Professor-aluno na construção da solução Sólido-aritmética otimizada de um jogo com regras. Dissertação (Mestrado) Universidade Federal do Pará. Belém, Pará.

Cabral, N. F. (2017). Sequências didáticas: estrutura e elaboração. Belém: SBEM/SBEMPA, p.104.

Fisher, I. (1990). A Imaginação Econômica. São Paulo, Ed. Ática.

Lima, E. L., Carvalho, P. C. P., Wagner, E.; Morgado, A. C. (2006). A matemática do Ensino Médio. Vol. 2. Coleção do Professor de Matemática. Editora SBM-Sociedade Brasileira de Matemática, Programa do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), 308p.

MarshalL, A. (1992). Princípios de Economia. São Paulo: Abril Cultural.

Onuchic, L.de La R. (1999). Ensino-Aprendizagem de Matemática através da resolução de Problemas. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani (Org). Pesquisa em Educação Matemática: Concepções e Perspectivas, parte III, 199-218, São Paulo: UNESP.

Pantoja, L. F. L., & Silva, F. H. S. (2017) Engenharia Didática: articulando um referencial metodológico para o ensino de matemática na EJA. UFPA/NPADC. Recuperado de: .

Pereira, A. S., Shitsuka, D. M., Parreira, F. J., & Shitsuka, R. (2018). Metodologia da pesquisa científica. [e-book]. Santa Maria: UAB/NTE/UFSM, Recuperado de https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/15824/Lic_Computacao_MetodologiaPesquisa-Cientifica.pdf?sequence=1.

Pinto, A. H. (2017). A Base Nacional Comum Curricular e o Ensino de Matemática: flexibilização ou engessamento do currículo escolar. Bolema, (SP), 31(59), 1045-1060.

Reis, L. R. dos. (2005). Rejeição a Matemática: causas e formas de intervenção.

Published

18/12/2020

How to Cite

SECCO, L. C. M.; CABRAL, N. F. .; CHAQUIAM, M. .; DIAS, G. N. .; PAMPLONA, V. M. S. .; REIS, C. P. dos .; COSTA, E. G. .; PINTO , G. P. . The teaching of compound interest through didactic sequences. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 12, p. e17691211068, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i12.11068. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/11068. Acesso em: 25 apr. 2024.

Issue

Section

Exact and Earth Sciences