Hematopoietic stem cell retransplantation: concept analysis and development from Rodgers’ evolutionary perspective

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v10i16.23995

Keywords:

Hematopoietic stem cell transplantation; Bone marrow transplantation; Concept formation; Graft rejection; Recurrence.

Abstract

Introduction: Hematopoietic Stem Cell Retransplantation is the only treatment option for those who have developed graft failure in previously transplanted stem cells or who relapsed. Objective: To analyze and develop the concept of Hematopoietic Stem Cell Retransplantation from Rodgers’ evolutionary perspective. Materials e methods: A documentary concept analysis study carried out from the six stages proposed by Rodgers. Data collection occurred by searching for articles in international databases. The studies were analyzed for the concept of Hematopoietic Stem Cell Retransplantation, its attributes, antecedents, consequents, substitute terms and related concepts. Results: “Second transplant” and the related concept “Secondary graft” stood out as a substitute term. The most frequent attributes, antecedents and consequences were respectively: only option/treatment form for graft rejection or failure; graft failure; and increased survival. Conclusion: As a result, the concept of retransplantation was developed. Hematopoietic Stem Cell Retransplantation includes other purposes in addition to the new transplant and brings together different types of cell sources.

Author Biographies

Isabelle Campos de Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Enfermagem (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN/2013). Especialista em Enfermagem em Dermatologia com Ênfase em Feridas, pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP/2013) e Especialista em Enfermagem Oncológica pela Faculdade Metropolitana de Ciências e Tecnologia (FAMEC/2014). Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PGENF/UFRN/2016), Bolsista CAPES (2015-2016). Doutorado em Enfermagem na Atenção à Saúde (PGENF/UFRN/2019), Bolsista CAPES (2017-2019). Atualmente é Professora Adjunta do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2019-atual) e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PGENF/UFRN/2020-atual). Professora Integrante da Comissão do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Graduação em Enfermagem (UFRN/2020-atual). Membro do Comitê de Ética e Pesquisa CEP/UFRN/2020-atual). Membro do grupo de pesquisa "Laboratório de Investigação do Cuidado, Segurança, Tecnologias em Saúde e Enfermagem (LABTEC)". Tem experiência e interesse nas seguintes áreas: Enfermagem em Dermatologia, Enfermagem Oncológica, Hematologia, Transplante de Células-Tronco Hematopoéticas/Transplante de Medula Óssea, Urgência/Emergência, Enfermagem Clínica, Bloco Cirúrgico e Central de Material e Esterilização, Educação em saúde, Educação permanente em saúde.

Manacés dos Santos Bezerril, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorando em Enfermagem no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGENF/UFRN) com período de doutoramento sanduíche pelo programa CAPES/PRINT na Universidad Católica San Antonio de Múrcia (UCAM). Mestre em Enfermagem pelo PPGENF/UFRN. Graduado em Enfermagem pela UFRN. Membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Investigação do Cuidado, Segurança,Tecnologias em Saúde e Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LABTEC/UFRN).

Rodolfo Daniel de Almeida Soares, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004) e Residência Médica em Hematologia e Transplante de Medula Óssea pela USP. Atualmente é Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e chefe do Serviço de TMO do Hospital Rio Grande. Tem experiência na área de Hematologia com ênfase em Transplante de Medula Óssea.

Allyne Fortes Vitor, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora Associada II da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-Brasil. Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará, Especialização em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva pela Universidade Estadual do Ceará, Mestrado e Doutorado em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. Desenvolve estudos na área de Processo de Enfermagem, Metodologia de Enfermagem, Enfermagem Clínica, com ênfase em Promoção da Saúde, Enfermagem em Saúde do Adulto, Cuidados Críticos, Enfermagem Baseada em Evidências, Teorias de enfermagem, Sistemas de Linguagem Padronizada de Enfermagem. Pesquisas atuais sobre Cuidados a pessoas com doenças crônicas, Hipotermia e Retorno venoso ineficaz em pacientes cardiopatas, Ressacamento ocular, Mobilidade prejudicada em pacientes com Febre de Chikungunya e Recuperação Cirúrgica retardada. Líder do Núcleo de Estudos em Processo de Enfermagem e Classificações (NEPEC-UFRN). Membro regular da NANDA-International. Coordenadora da COMSISTE-RN. Membro fundador da Rede de Pesquisa em Processo de Enfermagem.

Valéria Dantas de Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Bacharel em Enfermagem pela Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi - FACISA/UFRN (2019). Pós-graduação em andamento: Saúde da Família e Informática na Saúde - UFRN. Enfermeira Plantonista no Hospital Maternidade Ana Bezerra de Almeida em Santana do Seridó/RN. Participou do Grupo de Pesquisa "Saúde e Sociedade" (2018-2020) e atualmente é membro do grupo de pesquisa Laboratório de Investigação do cuidado, segurança e tecnologias em saúde e enfermagem (LABTEC).

Ana Clara Paiva de Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Atualmente é da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Débora Valéria de Oliveira Torres, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda do 6º período no curso de Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Integrante do Projeto de Extensão PJ232-2020- Apoio Multiprofissional ao Paciente Onco-Hematológico Acolhido em Casa de Apoio e aluna vinculada ao Projeto de Iniciação Científica PVD17594-2020 - Rastreio de Transtorno Mental Comum e Fatores Associados em Pacientes Submetidos ao Transplante de Células-Tronco Hematopoiéticas. Áreas de interesse: Enfermagem Oncológica; Enfermagem Pediátrica; Enfermagem Dermatológica.

Mayane Cleisla dos Santos Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Bolsista voluntária de iniciação científica (IC). Integrante do grupo de pesquisa "Laboratório de investigação do cuidado, segurança, tecnologias em saúde e enfermagem" (LABTEC). Técnica em Informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (2017).

Viviane Euzébia Pereira Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande (1996), graduação em Licenciatura Em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande (1998), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É professora do Mestrado Profissional em Gestão da Qualidade da UFRN Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Tecnologias do cuidado e Segurança do paciente, atuando principalmente nos seguintes temas:tecnologias educacionais e de cuidado, segurança do paciente, cuidado de enfermagem e estresse. Lider do grupo de pesquisa Laboratório de Investigação do cuidado, segurança e tecnologias em saúde e enfermagem (LABTEC).

Marcos Antonio Ferreira Júnior, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduado em Enfermagem (UEMS/2000), Especialista em Formação Pedagógica Profissional para a Área da Saúde: Enfermagem (ENSP/FIOCRUZ/UFMS/2003), Mestre em Educação (UCDB/2006) e Doutor em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste (UFMS/2011). Professor Associado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Diretor do Instituto Integrado de Saúde (INISA) - Gestão 2021-2025. Coordenador do Programa de Pós-graduação em Enfermagem - PPGEnf/INISA/UFMS Mestrado Acadêmico (2019-2021). Professor do curso de Graduação em Enfermagem e Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Enfermagem - Mestrado Acadêmico, ambos do INISA da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - Mestrado Acadêmico e Doutorado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN - Natal/RN (Quadriênios 2013-2016 e 2017-2020). Linha de pesquisa: Estudos epidemiológicos em procedimentos de transplantes: processo de captação de potenciais doadores e doadores efetivos de órgãos, células e tecidos (Transplantes corneano e de células-tronco-hematopoéticas).Orientador de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem clínica (GEPEC/UFMS - https://gepec-ufms.webnode.com/).

References

Aversa, F., Prezioso, L., Manfra, I., Galaverna, F., Spolzino, A., & Monti, A. (2016). Immunity to infections after haploidentical hematopoietic stem cell transplantation. Mediterr J HematolInfectDis, 8(1). 10.4084/MJHID.2016.057

Ayas, M., Eapen, M., Le-Rademacher, J., Carreras, J., Abdel-Azim, H., Alter, B. P., Anderlini, P., Battiwalla, M., Bierings, M., Buchbinder, D. K., Bonfim, C., Camitta, B. M., Fasth, A. L., Gale, R. P., Lee, M. A., Lund, T. C., Myers, K. C., Olsson, R. F., Page, K. M., Prestidge, T. D., & Deeg, H. J. (2015). Second Allogeneic Hematopoietic Cell Transplantation for Patients with Fanconi Anemia and Bone Marrow Failure. Journal of the American Society for Blood and Marrow Transplantation, 21(10), 1790–1795. https://doi.org/10.1016/j.bbmt.2015.06.012

Blau, I. W., Basara, N., Serr, A., Seidl, C., Seifried, E., Fuchs, M., Bischoff, M., Roemer, E., & Fauser, A. A. (1999). A second unrelated bone marrow transplant: successful quantitative monitoring of mixed chimerism using a highly discriminative PCR-STR system. Clinical and laboratory haematology, 21(2), 133–138. https://doi.org/10.1046/j.1365-2257.1999.00188.x

Byrne, J. L., Musuka, C., Davy, B., Donovan, L., & Russell, N.H. (2001). Successful engraftment of a second transplant using non myeloablative conditioning as treatment for graft failure following unrelated donor BMT. Bone Marrow Transplant, 27(1), e547-54. 10.1038/sj.bmt.1702825

Camargo, B. V., & Justo, A. M. (2013). IRAMUTEQ: um software gratuito para análise de dados textuais. [IRAMUTEQ: a free software for analysing textual data]. Temas psicol, 21(2), e513-8. 10.9788/TP2013.2-16

Choeyprasert, W., Pakakasama, S., Anurathapan, U., et al. (2012). The second mini-transplant for unstable mixed chimerism within the first 100 days after hematopoietic stem cell transplant in severe thalassemia. Pediatr Transplant, 16(6), E238-40. 10.1111/j.1399-3046.2011.01577.x

Eapen M., Davies, S. M., & Ramsay, N. K. (1999). Late graft rejection and second infusion of bone marrow in children with aplastic anaemia. Br J Haematol. 1999; 104(1):186-8. 10.1046/j.1365-2141.1999.01159.x

Fuji, S., Nakamura, F., Hatanaka, K., Taniguchi, S., Sato, M., Mori, S., Sakamaki, H., Yabe, H., Miyamoto, T., Kanamori, H., Ueda, Y., Kawa, K., Kato, K., Suzuki, R., Atsuta, Y., Tamaki, T., & Kanda, Y. (2012). Peripheral blood as a preferable source of stem cells for salvage transplantation in patients with graft failure after cord blood transplantation: a retrospective analysis of the registry data of the Japanese Society for Hematopoietic Cell Transplantation. Journal of the American Society for Blood and Marrow Transplantation, 18(9), 1407–1414. https://doi.org/10.1016/j.bbmt.2012.02.014

Fernandes, J., Rocha, V., Robin, M., de Latour, R. P., Traineau, R., Devergie, A., Ribaud, P., Réa, D., Larghero, J., Gluckman, E., & Socié, G. (2007). Second transplant with two unrelated cord blood units for early graft failure after haematopoietic stem cell transplantation. British journal of haematology, 137(3), 248–251. https://doi.org/10.1111/j.1365-2141.2007.06562.x

Gmür, J., Frick, P. G., & Von Felten, A. (1979) Successful allogeneic bone marrow retransplantation with the same donor after graft rejection: application of a modified conditioning regimen. Blut, (1), e 47-52. 10.1007/bf01008074

Hazar, V., Karasu, G., Uygun, V., Akcan, M., Küpesiz, A., & Yeşilipek, A. (2012). Hematopoietic stem cell transplantation activity and trends at a pediatric transplantation center in Turkey during 1998-2008. Turk J Haematol, 29(2), e143-9. 10.5505/tjh.2012.78300

Hornberger, K., Yu, G., McKenna, D., & Hubel, A. (2019). Cryopreservation of hematopoietic stem cells: emerging assays, cryoprotectant agents, and technology to improve outcomes. Transfus Med Hemother, 46, e188-96. 10.1159/000496068

Ikeda, M., Tsukada, N., Chikai, H., Tasaki, M., Saito, K., Nakagawa, Y., Takahashi, K., & Suzuki, K. (2016). Successful Second Allogeneic Stem Cell Transplantation From a Sibling Donor for Relapse of Myelodysplastic Syndrome in a Recipient of a Renal Transplant From His Mother: Case Report. Transplantation proceedings, 48(9), 3085–3087. https://doi.org/10.1016/j.transproceed.2016.03.033

Kedmi, M., Resnick, I. B., Dray, L., Aker, M., Samuel, S., Gesundheit, B., Slavin, S., Or R., & Shapira, M. Y. (2009). A retrospective review of the outcome after second or subsequent allogeneic transplantation. Biol Blood Marrow Transplant, 15(4), e483-9. 10.1016/j.bbmt.2009.01.009

Korula, A., Pn, N., Devasia, A., Lakshmi, K. M., Abraham, A., Sindhuvi, E., George, B., Srivastava, A., & Mathews, V. (2018). Second Hematopoietic Stem Cell Transplant for Thalassemia Major: Improved Clinical Outcomes with a Treosulfan-Based Conditioning Regimen. Journal of the American Society for Blood and Marrow Transplantation, 24(1), 103–108. https://doi.org/10.1016/j.bbmt.2017.10.012

Lemaistre. C.F., Farnia, S., Crawford, S., McGuirk, J., Maziarz, R.T., Coates, J. Irwin, D., Martin, P., & Gajewski, J.L. (2013). Standardization of terminology for episodes of hematopoietic stem cell patient transplant care. Biol Blood Marrow Transplant, 19(6), e851-7. org/10.1016/j.bbmt.2013.03.004

Liso, A., Neri, M., Maglietta, F., Russa, F. L., & Turillazzi, E. (2017). Hematopoietic stem cell transplantation: a bioethical lens. Stem Cells Int, 2017, Epub. 10.1155/2017/1286246

Lund, T.C., Liegel, J., Bejanyan, N., Orchard, P.J., Cao, Q., Tolar, J., Brunstein, C., Wagner, J.E., Verneris, M.R., & Weisdorf, D. (2015). Second allogeneic hematopoietic cell transplantation for graft failure: poor outcomes for neutropenic graft failure. Am J Hematol, 90(10), e892-6. 10.1002/ajh.24111

Marchand, P., & Ratinaud, P. (2013) L’analyse de similitude appliquée aux corpus textuels: les primaires socialistes pour l’élection présidentielle française. Actes des 11 eme Journées internationales d'Analyse statistique des Données Textuelles, e687-99

Medeiros, C. R., Bitencourt, M. A., Medeiros, B. C., Ioshizumi, L., & Pasquini, R. (2001). Second bone marrow transplantation for severe aplastic anemia: analysis of 34 cases. Bone Marrow Transplant, 28(10), e941-4. 10.1038/sj.bmt.1703257

Meuwissen H. J, Moore, E. C., Strauss, H. S., Taft, E., & Britten, A. (1976) Successful retransplantation of bone marrow following failure of initial engraftment in a patient with aplastic anemia. J Pediatr, 89(4), e588-92. 10.1016/s0022-3476(76)80392-7

Ministério da Saúde (BR)., & Instituto Nacional de Câncer. (2008). Ações de enfermagem para o controle do câncer: uma proposta de integração ensino-serviço. [Nursing actions for cancer control: a proposal for teaching-service integration]. 3rd ed. Rio de Janeiro: INCA

Onishi, Y., Mori, T., Kako, S., Nakao, S. & Yamazaki, H. (2017). Outcome of Second Transplantation Using Umbilical Cord Blood for Graft Failure after Allogeneic Hematopoietic Stem Cell Transplantation for Aplastic Anemia. Biology of Blood and Marrow Transplantation, 23(12), 2137-2142. https://doi.org/10.1016/j.bbmt.2017.08.020

Park, J. A., Koh, K. N., Choi, E. S., Jang, S., Kwon, S. W., Park, C. J., Seo, J. J., & Im, H. J. (2014). Successful rescue of early graft failure in pediatric patients using T-cell-depleted haploidentical hematopoietic SCT. Bone marrow transplantation, 49(2), 270–275. https://doi.org/10.1038/bmt.2013.163

Rodgers, B. L., & Knafl, K. A. (2000) (Eds.). Concept development in nursing. Saunders.

Souza, M. T., Silva, M. D., & Carvalho, R. (2010) Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein, 8(1), e102-e106. 10.1590/s1679-45082010rw1134

Walters, M. C. (2015). Update of hematopoietic cell transplantation for sickle cell disease. Curr Opin Hematol, 22(3), e227-33. 10.1097/MOH.0000000000000136

Wiesmann, A., Bader, P., Bamberg, M., Faul, C., Kanz, L., Einsele, H. (2003). Severe acute graft-versus-host disease after T-cell depleted allogeneic stem cell graft from a second donor caused by persisting T-cells from the first donor. Bone Marrow Transplant, 32(5), e511-3. 10.1038/sj.bmt.1704170

Wolff, D., Becker, C., Kubel, M., Pönisch, W., Edelmann, J., Friedrich, T., & Helbig, W. (1998). Second unrelated bone marrow transplantation without additional conditioning therapy after engraftment failure. Bone marrow transplantation, 21(3), 315–317. https://doi.org/10.1038/sj.bmt.1701079

Zago, M. A., Falcão, R. P., & Pasquini, R. (2012). Tratado de hematologia. Atheneu

Published

14/12/2021

How to Cite

AZEVEDO, I. C. de; BEZERRIL, M. dos S. .; SOARES, R. D. de A. .; VITOR, A. F.; NASCIMENTO, A. A. de A.; AZEVEDO, V. D. de .; ALMEIDA, A. C. P. de .; TORRES, D. V. de O. .; ROCHA, M. C. dos S. .; SANTOS, V. E. P. .; JÚNIOR, M. A. F. . Hematopoietic stem cell retransplantation: concept analysis and development from Rodgers’ evolutionary perspective . Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 16, p. e382101623995, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i16.23995. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/23995. Acesso em: 25 apr. 2024.

Issue

Section

Health Sciences