Who are the students enrolled in a federal public university?

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v11i1.24169

Keywords:

Socioeconomic diagnosis; Policies of permanence; Academic environment.

Abstract

Mapping the profile of students entering public universities is already an objective of several studies, but this profile has been increasingly unique. Thus, we seek in this study to raise indicators that help us in understanding the reality and particularities of students of different higher education courses of a federal public university in southeastern Pará, through the socioeconomic diagnosis of these students. In this article, a structured questionnaire with direct questions is used, calculating a stratified sample per course and class/semester, considering the level of significance equal to 5%, based on the number of students enrolled in the 2nd semester of 2019, which totaled a sample of 251 students. Among the main results, the predominance of female students, who declared themselves brown, without disabilities, who live with their parents in their own homes, depend on public transportation, no employment relationship, do not receive any social program benefit from the federal government and do not participate in extracurricular activities. Thus, some characteristics prevailing in the academic environment are understood and that influence the performance and stability of students at the university, thus it becomes more feasible to develop policies of permanence and that favor the learning of these students in higher education.

Author Biographies

Juliana Monteiro Maia, Universidade Federal Rural da Amazônia

Graduanda em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia.

Bruna Nascimento Vicenzott, Universidade Federal Rural da Amazônia

Engenheira Florestal pela Universidade Federal Rural da Amazônia.

Josilene do Nascimento Gomes, Universidade Federal Rural da Amazônia

Zootecnista pela Universidade Federal Rural da Amazônia.

Sara Souza de Jesus de Oliveira, Universidade Federal Rural da Amazônia

Engenheira Florestal pela Universidade Federal Rural da Amazônia.

Sebastião Rodrigo do Remédio Souza de Oliveira, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui graduação em Engenharia Florestal (2020) pela Universidade Federal Rural da Amazônia. Atua nas áreas: Silvicultura de Florestas Plantadas, Viveiros, Nutrição Mineral de Plantas, Biometria e Estatística Experimental. Atualmente é aluno do curso de mestrado em Ciências Florestais da Universidade Federal Rural da Amazônia.

Wenderson da Silva Rodrigues, Universidade Federal Rural da Amazônia

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal Rural da Amazônia, monitor voluntário da disciplina de Estatística (2017-2019), Bolsista PET - Conexões de Saberes (2017-2019) e pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estatística Aplicada (2018 - atualmente).

Alessandra Epifanio Rodrigues, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui graduação em Agronomia (UFRA), mestrado em Ciência Animal (UFPA), área de concentração Produção Animal; doutoranda do Programa de Pós Graduação em Saúde e Produção (UFRA), área de concentração Produção Animal. Já atuou como professora contratada da Universidade do Vale do Acaraú-UVA e da UFRA, em 2008 aprovada em concurso, atuou como Engenheira Agrônoma da Secretaria de Agricultura do Município de Curralinho/PA. Desde 2010 faz parte do quadro de docentes efetivos da UFRA, Campus Paragominas, ministrando aula nos cursos de graduação em Agronomia, Engenharia Florestal e Zootecnia. Coordenou o Curso de Graduação em Zootecnia, UFRA Campus Paragominas no período de 2014 a julho de 2021. É líder do grupo de estudos e pesquisas em estatística aplicada (GEPEA). Atualmente é Pró-Reitora de Extensão da UFRA.

Ana Paula Ignácio Pontes Leal, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui graduação em administração pela Universidade da Amazônia (2003) e mestrado em Administração pela Universidade da Amazônia (2014). Atualmente é servidor publico federal efetivo da Universidade Federal Rural da Amazônia, professor titular da Universidade Federal Rural da Amazônia, professor titular da Universidade Federal Rural da Amazônia, professor titular da Universidade Federal Rural da Amazônia, professor titular da Universidade Federal Rural da Amazônia, professor titular da Universidade Federal Rural da Amazônia e professor titular da Universidade Federal Rural da Amazônia. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: empreendedorismo, endomarketing, gestão estratégica, marketing de relacionamento e agronegocio.

Aneska Silva de Oliveira, Universidade Federal Rural da Amazônia

Graduada em Psicologia pela Universidade da Amazônia (UNAMA), Pós-Graduada a nível de MBA em Gestão de Pessoas (FAAM) e Mestra em educação pela Universidade do estado do Pará (UEPA). Atualmente psicóloga na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), com experiência na área de psicologia escolar, com ênfase em consultoria educacional e docência. Interesses em pesquisas na área de educação e processos relacionais e inclusivos.

Bárbara Rodrigues de Quadros, Universidade Federal Rural da Amazônia

Professora Adjunta III na Universidade Federal Rural da Amazônia - Campus de Paragominas/PA. Graduada em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2007). Pós-graduação em Agronomia, com Mestrado em Horticultura (2010) e Doutorado em Agricultura (2013), com ênfase na Produção e Tecnologia de sementes, pela Universidade Estadual Paulista - campus de Botucatu.

Izabelle Pereira Andrade, Universidade Federal Rural da Amazônia

Engenheira agrônoma formada pela UFRPE (Universidade Federal Rural Rural de Pernambuco), egresso desde 1999, onde também realizou o Mestrado em Ciência do Solo na UFRPE (2002) e Doutorado em Ciência do Solo na UFRPE (2007). Desde 2009, foi aprovada na área de Ciência do Solo na UFRA (Universidade Federal Rural da Amazônia) e segue ministrando as disciplinas dos cursos das agrárias (Agronomia, Engenharia Florestal e Zootecnia) no Campus de Paragominas dos quais destacamos Fertilidade do Solo, Manejo do Solo e Conservação do solo. Foi tutora do PET (Programa de Educação Tutorial)  Conexões de saberes entre os anos de 2010 e 2016 exercendo atividades de extensão rural nos assentamentos da região do rio capim e rio gurupi no Estado do Pará. Desenvolveu pesquisas na área de Manejo de Solo para a cultura da Soja e Manejo do solo com a implantação de ILPF (Integração lavoura pecuária floresta) no município de Paragominas junto com a Equipe do NAPT da Embrapa -Paragominas.

Mônica Calixto da Silva, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui Graduação em Zootecnia (2010), Mestrado (2013) e Doutorado (2016) em Ciência Animal Tropical pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Pós-doutorado em Ciência Animal Tropical (UFT). Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal Rural da Amazônia, tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em nutrição de não ruminantes, aves e suínos.

Vanessa Mayara Souza Pamplona, Universidade Federal Rural da Amazônia

Ingressou no Curso de Bacharelado em Estatística no ano de 2004, concluindo o curso em 2008, pela Universidade Federal do Pará - UFPA. No mesmo ano foi aprovada em Concurso Público pela UFPA, para exercer o Cargo de Estatístico, Classe E, com lotação no Campus Universitário Belém e nomeada no mesmo ano. Em 2010 ingressou no Curso de Pós Graduação em Matemática e Estatística da UFPA, em Nível de Mestrado, em 2011 obteve o título de mestre. No ano de 2012 ingressou no Curso de Pós-graduação em Agronomia (Entomologia Agrícola), em Nível de Doutorado na Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista - Campus de Jaboticabal - SP, em 2016 obteve o título de doutora. No ano de 2013 foi aprovada em Concurso Público de Provas e Títulos, para provimento de cargo efetivo de Professor da Carreira do Magistério Superior em Regime de Dedicação Exclusiva (DE) na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) - Campus de Paragominas - PA. Atualmente é professora efetiva do Magistério Superior e ministra aula nos cursos de graduação em Agronomia, Engenharia Florestal e Zootecnia, nas disciplinas de Estatística, Bioestatística, Estatística Experimental e Biometria.

References

Agapito, A. P. (2016). Ensino superior no Brasil: expansão e mercantilização na contemporaneidade. Temporalis. 16 (32), 123-140. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5910924

Barreto, A. (2014). A mulher no ensino superior distribuição e representatividade. Cadernos do GEA, 3(6). 5-46. http://flacso.org.br/files/2016/04/caderno_gea_n6_digitalfinal.pdf

Barrinha, J. E. S. (2017). Transporte coletivo urbano por ônibus em Teresina: Da implantação à integração. Pós-Graduação, Universidade Federal do Piauí, Teresina. https://repositorio.ufpi.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/1172/JOS%c3%89%20EDSON%20DA%20SILVA%20BARRINHA.pdf?sequence=1

Brasil. (2012). Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm

Brasil. (2013). Ministério da Educação. SNDPD - Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Referências de acessibilidade na educação superior e a avaliação in loco do sistema nacional de avaliação da educação superior (SINAES). Brasília. https://prograd.ufc.br/wp-content/uploads/2013/11/referenciais-de-acessibilidade-inep-mec-2013.pdf

Brasil. (2016). LEI n° 13409, de 28 de dezembro de 2016. Dispõe sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnico de nível médio e superior das instituições federais de ensino. Diário Oficial da União, Brasília, DF. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/l13409.htm

Brasil. MEC. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). (2012). Plano Nacional de Educação e Expansão da Educação Superior. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=12082-apresentacao-inep-pdf&category_slug=dezembro-2012-pdf&Itemid=30192

Brasil. Ministério da Educação; REUNI. Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (2007). Diretrizes Gerais. http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/diretrizesreuni.pdf

Brito, L. M. P, Souza, T. & Oliveira, P. W. S. (2007). O mestrando que trabalha – como estimular e criar condições favoráveis de leitura em tempo escasso? Anais eletrônicos Recife: ANPAD. http://www.anpad.org.br/~anpad/eventos.php?cod_evento=18&cod_edicao_subsecao=307&

Carvalho, M. M. & Waltenberg, F. D. (2015). Desigualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior no brasil: uma comparação entre 2003 e 2013. Economia Aplicada, 19(2), 369-396. Doi: https://doi.org/10.1590/1413-8050/ea124777

Cervinski, L. F. & Enricone, J. R. B. (2012). Percepção de calouros universitários sobre o processo de adaptação ao sair da casa dos pais. Perspectiva, 36(136), https://www.uricer.edu.br/site/pdfs/perspectiva/136_311.pdf

Estrada, A. & Radaelli, A. (2014). A política de assistência estudantil em uma universidade pública; a perspectiva estudantil. Revista on-line de Política e Gestão Educacional, 1(16), 32-47. Doi: https://doi.org/10.22633/rpge.v0i16.9359

Farah, M. F. S. Gênero e políticas públicas. (2014). Revista Estudos Feministas, 12(1), 47-71. Doi: https://doi.org/10.1590/S0104-026X2004000100004

Fernandes, A. C. R. (2015). Dinâmicas de significação e trajetórias de desenvolvimento: experiências de estudantes com deficiência autodeclarada na universidade. Tese (Doutorado). Universidade de Brasília, Brasília. http://repositorio.se.df.gov.br/bitstream/123456789/1020/1/2015_AnaClaudiaRodriguesFernandes.pdf

Freitag, B. E. B.& Rubin-Oliveira, M. (2015). Políticas de permanência: um estudo na UTFPR Campus Pato Branco/PR. Revista de Ciências Humanas: Educação, 16(27), 38-55. http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech/article/view/1675/1931

Garrido, E. N. (2012). Moradia estudantil e formação do (a) estudante universitário (a). Tese (doutorado). Universidade Estadual de Campinas, Campinas. http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/CAMP_f316a3189f34773cd15daaa3c4ac4fb1

Guedes, M. C. (2008). A presença feminina nos cursos universitários e nas pós-graduações: desconstruindo a ideia da universidade como espaço masculino. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, 15 (1), 117-132. Doi: https://doi.org/10.1590/S0104-59702008000500006

Heilborn, M. L.& SORI, B. (1999). Estudos de gênero no Brasil. In: MICELI, Sérgio (Org.). O que ler na ciência social brasileira (1970-1995). Anpocs/Capes, 1(1),183-221. http://www.clam.org.br/bibliotecadigital/uploads/publicacoes/102_653_EstudosdeGeneronoBrasil1.pdf

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). (2010). Estatísticas de Gênero. Uma análise do Censo Demográfico, 2010. http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/ livros/liv88941.pdf

Mazzota, M. J. S. (1996). Educação Especial no Brasil: história e políticas públicas. São Paulo. Cortez ,6ª edição, p.232.

Natividade, R. C. (2014). Juventude, educação e desenvolvimento: o caso do Paranoá e as políticas públicas de acesso ao ensino superior no Brasil contemporâneo. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional) —Universidade de Brasília, Brasília. https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/19536/1/2014_RubenilsonCerqueiradeNatividade.pdf

Neves, C. E.; Sampaio, H. & Heringer, R. (2018). A institucionalização da pesquisa sobre ensino superior no Brasil. Revista Brasileira de Sociologia, 6(12), 19 – 41. Doi: https://doi.org/10.20336/rbs.243

Queiroz, Z. C. L. S.; Miranda, G. J.& Tavares, M.; Freitas, S. C. (2015). A lei de cotas na perspectiva do desempenho acadêmico na Universidade Federal de Uberlândia. Revista Brasileira Estudos Pedagógicos (online), 96(243), 299-320.Doi: https://doi.org/10.1590/S2176-6681/339112863

Rodrigues, D. S.; Santos, N. A.; Santana, M. S.& Lemes, A. P. M. (2017). Diferenças entre gênero, etnia e perfil socioeconômico no exame nacional de desempenho do estudante do curso de ciências contábeis. Revista Contemporânea de Contabilidade. 14(33),101-117. Doi: https://doi.org/10.5007/2175-8069.2017v14n33p101

Tachibana, T. Y.; Menezes-Filho. A, N.& Komatsu, B. K. (2015). Ensino superior no Brasil. Policy Paper, 1(14), 1 – 53. https://www.insper.edu.br/wp-content/uploads/2018/09/Ensino-superior-no-Brasil.pdf

Zordan. E.P.; Falker. D. & Wagner. A. (2009). Casar ou não casar? Motivos e expectativas com relação ao casamento. Psicologia em Revista, 15(2), 56-76. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-11682009000200005

Published

01/01/2022

How to Cite

MAIA, J. M.; VICENZOTT, B. N.; GOMES, J. do N.; OLIVEIRA, S. S. de J. de; OLIVEIRA, S. R. do R. S. de; RODRIGUES, W. da S.; RODRIGUES, A. E.; LEAL, A. P. I. P.; OLIVEIRA, A. S. de; QUADROS, B. R. de; ANDRADE, I. P.; SILVA, M. C. da; PAMPLONA, V. M. S. . Who are the students enrolled in a federal public university?. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e1211124169, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i1.24169. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/24169. Acesso em: 18 apr. 2024.

Issue

Section

Agrarian and Biological Sciences