Importância da engenharia de custos no orçamento de um projeto de construção civil
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v11i16.37990Palavras-chave:
Lucro; Obras; Planejamento; Viabilidade econômica.Resumo
Objetivou-se avaliar a importância da elaboração de um plano de custos dentro da construção civil com intuito de evitar prejuízos futuros nas obras e maximizar o lucro dos clientes. Dessa forma, uma avaliação acerca dos custos que mais oneram os projetos de construção civil foi realizada para se chegar à raiz do problema. Qualquer falha na execução de um projeto pode acarretar em gastos que não estavam previstos, daí a importância de um planejamento eficiente. A metodologia foi baseada em uma revisão sistemática. Os resultados apontam que é necessário conhecer o conceito e aplicabilidade dos custos, compreendendo que são vários os itens indispensáveis numa obra que devem ser levados em consideração, principalmente o preço dos materiais e mão de obra qualificada, visando sempre a viabilidade financeira e qualidade do serviço ofertado, levando lucro aos construtores e mostrando que pode ser feito um projeto de excelência que atenda às necessidades dos clientes. Através dos recursos disponibilizados é possível projetar com maior precisão a finalização da obra, pois é desafiador entregar um projeto compatível com a ideia inicial, em virtude dos aditivos presentes nas obras. Dessa forma, devido ao alto preço dos insumos torna-se extremamente relevante a adoção de medidas que promovam a redução orçamentária das construções civis, como por exemplo o planejamento financeiro acerca dos custos fixos e variáveis além da avaliação constante de fornecedores, buscando sempre o equilíbrio adequado entre os gastos, qualidade do serviço ofertado e tempo.
Referências
Almeida, J., Rosa, F. D., Pandolfo, A., Berticelli, R., Brum, E. M., & Martins, M. S. (2018). Estudo de viabilidade econômica do uso do agregado de RCD em pavimentação de vias urbanas. Revista de Engenharia Civil, 54, 16-25. https:// http://www.civil.uminho.pt/revista/artigos/n54/Pag.16-25.pdf
Bernardes, M. (2001). Planejamento e controle para produção para empresas de construção civil. Ed. Livros técnicos e científicos. Editora S.A., São Paulo.
Côrtes, R. G., França, S. L. B., Quelhas, O. L. G., Moreira, M. M., & Meirino, M. J. (2012). Contribuições para a sustentabilidade na construção civil. Sistemas & Gestão, 6 (3), 384-397.
Cunha, Y. (2022). A Importância da Engenharia de Custos e Orçamento na Construção Civil. Epitaya E-books, 1(1), 99-106.
Macêdo, W. R., Rebouças, D. P., Rocha, M. V. P., & Fonteles, D. A. (2018). Pulmão financeiro em projetos da construção civil estratégias de gestão e controle. Revista FENEC, 2 (2), 345-353.
Dias, P. R. V. (2004). Engenharia de Custos: Estimativa de Custo de Obras e Serviços de Engenharia. 1 ed. Rio de Janeiro.
Dias, P. R. V. (2011). Engenharia de custos: uma metodologia de orçamentação para obras civis. 9 ed. Rio de Janeiro.
Farah, B. (1992). Estudo do sistema de classificação de estimativa de custos. Revista Contábil, 7 (1), 109.
Goldman, P. (2004). Introdução ao planejamento e controle de custos na construção civil brasileira. 3 ed. Editora Pini. São Paulo.
González, M. A. S. (2008). Noções de orçamento e planejamento de obras. São Leopoldo. UNISINOS – Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
Gutheil, K. O. (2004). Desenvolvimento de sistemas de planejamento e controle da produção em micro-empresas de construção civil, com foco no planejamento integrado de várias obras. Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado Profissional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, como requisito para obtenção do título de Mestre em Engenharia Profissionalizante.
Hammes, G., De Souza, E. D., Rodriguez, C. M. T., Millan, R. H. R., & Herazo, J. C. M. (2020). Evaluation of the reverse logistics performance in civil construction. Journal of Cleaner Production, 248, 119212. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2019.119212
Hermani, C. C., Daré, M. E. (2014). Análise da planilha orçamentária de uma obra pública: estudo de caso em uma unidade básica de saúde. Trabalho de conclusão de curso submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC - como requisito parcial para obtenção do Título de Engenheiro Civil.
Hoc, N. C. (1991). Planejamento Empresarial. Rio de Janeiro: LTC – Livros técnicos e Científicos. Editora S.A.
Klein, L. L., & Tonetto, M. S. (2019). Avaliação da Gestão da Qualidade dm Obras Prediais: Contribuições Práticas a Partir de um Estudo de Caso. Gepros: Gestão da Produção, Operações e Sistemas, 14(4), 238-258. http://dx.doi.org/10.15675/gepros.v14i4.2351.
Maciel, N. F., da Costa, M. C. B., da Cruz Costa, J. B., Rodrigues, A. G., & das Neves, R. M. (2022). A engenharia de custos e os conteúdos orçamentários em cursos de engenharia civil: análise dos cursos de engenharia civil na cidade de Belém/PA. Research, Society and Development, 11(4), e29111427214-e29111427214.
Nunes, J. M., Longo, O. C., Alcoforado, L. F., & Pinto, G. O. (2020). O setor da Construção Civil no Brasil e a atual crise econômica. Research, Society and Development, 9 (9), e393997274-e393997274. DOI: 10.33448/rsd-v9i9.7274.
Pinto, A. (2012). Estudo da percepção dos profissionais de engenharia e arquitetura quanto à importância do gerenciamento de projetos para a construção civil. Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal Fluminense como requisito parcial para a obtenção do título de Doutor em Engenharia Civil na área de Tecnologia da Construção.
Qualyteam – Busca de Novas Ferramentas: Gestão da Qualidade. https://qualyteam.com/pb/blog/ferramentas-da-qualidade/
Tisaka, M. (2006). Orçamento na Construção Civil: consultoria, projeto e execução. São Paulo: IBI/Editora Pini, 369 p.
Tisaka, M. (2011). Orçamento na construção civil-Consultoria, projeto e execução. 2° ed. São Paulo: IBI/Editora Pini., 470 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Jose Regis Ferreira da Silva; Francisco Guilherme de Araújo Coelho; Antonio Carlos Leitão Filho; Joel Prado Oliveira; Norony Rocha Saldanha; Samuel Cruz Frota; José Nathan Pereira Torres; Anderson Sousa Rodrigues; Mikael Gustavo Farias Gomes; Lumara Rodrigues Prado

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.