A categoria utilidade subjacente às tendências em Educação Matemática: discussão a partir da Pedagogia Histórico-Crítica
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v10i2.12676Palavras-chave:
Educação Matemática; Utilidade; Pedagogia histórico-crítica.Resumo
A presente pesquisa, de cunho bibliográfico, apresenta um debate sobre a categoria utilidade no âmbito da Educação Matemática, em especial no âmbito da Pedagogia Histórico-Crítica. A partir disso, o problema de pesquisa se expressou no seguinte questionamento: como a categoria utilidade é entendida no âmbito da Educação Matemática a partir do prisma da Pedagogia Histórico-Crítica? Assim, o objetivo foi compreender a categoria utilidade no campo de estudos da Educação Matemática, de modo especial, a partir das bases teórico-metodológicas que fundamentam a Pedagogia Histórico-Crítica. No primeiro momento, analisamos a referida tendência e suas possíveis implicações na Educação Matemática. Verificamos que a utilidade não é vista no sentido imediato, mas pela relação que se estabelece entre indivíduo-sociedade-gênero. Desse modo, a referida Pedagogia se contrapõe a outras, de cunho utilitário-pragmatistas, que imputam ao conhecimento matemático uma essência pautada na imediaticidade da vida cotidiana. Por meio desse entendimento, corre-se o risco de transformar a Matemática em uma ciência que resume sua validade por suas meras aplicações práticas imediatas, tornando-as critério de verdade dos conceitos matemáticos. Como implicação, o ensino da Matemática teria como critérios a aplicação e o relacionamento direto com a vida cotidiana dos estudantes. Portanto, consideramos necessário e urgente um debate que se paute na gênese e no desenvolvimento histórico do conhecimento matemático a partir de uma interpretação dialético-materialista. A intenção é instigar as discussões com a finalidade de aprimorar o desenvolvimento da práxis pedagógica que tenha como fundamento uma formação humana omnilateral.
Referências
Abaggnano, N. (2007). Dicionário de filosofia. São Paulo: Martins Fontes.
Aleksandrov, A. D. (1991). Visión general de la matemática. In: Aleksandrov, A. D. et al. La matemática: su contenido, métodos y significado. Madrid: Alianza.
Candiotto, W. C. (2016). Crítica da razão matemática: uma análise do objeto da Geometria. Tese de Doutorado, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.
Diccionario Etimológico Castellano en Línea – Decel. Etimología de útil. Última actualización enero 2021. Recuperado de: http://etimologias.dechile.net/?u.til. Acceso en: 10 enero 2021.
Duarte, N. (2001). Educação escolar, teoria do cotidiano e a escola de Vigotski. Campinas: Autores Associados.
Duarte, N. (1998). Concepções Afirmativas e Negativas sobre o ato de ensinar. Cadernos Cedes. Campinas, v. 19, n. 44, p. 85-106.
Giardinetto, J. R. B. (1999). Matemática Escolar e Matemática da Vida Cotidiana. Campinas: Autores Associados.
Giardinetto, J. R. B. (2010). O Conceito de Saber Escolar “Clássico” em Demerval Saviani: Implicações para a Educação Matemática. Bolema, 23 (36), 753-773.
Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas.
Heller, Á. (2002). Sociología de la Vida Cotidiana. Barcelona: Ediciones Península.
Jardinetti, J. R. B. (1997). O abstrato e o concreto no ensino da Matemática: algumas reflexões. Bolema, 11 (12), 45-57.
Kosik, K. (1976). Dialética do Concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Machado, N. J. (2009). Matemática e realidade: análise dos pressupostos filosóficos que fundamentam o ensino de matemática. São Paulo: Cortez.
Minayo, M. C. S. (2002). Pesquisa social: teoria método e criatividade. Petrópolis: Vozes.
Moraes, M. C. M. (2001). Recuo da teoria: Dilemas da pesquisa em educação. Revista Portuguesa de Educação, 14 (01), 07-25.
Netto, J. P. (1987). Para a Crítica da Vida Cotidiana. In: M. C. Falcão & J. P. Netto (Orgs.). Cotidiano: conhecimento e crítica. São Paulo: Cortez.
Ordine, N. (2016). A utilidade do inútil: um manifesto. Rio de Janeiro: Zahar.
Saviani, D. & Duarte, N. (2010). A Formação Humana na Perspectiva Histórico-Ontológica. Revista Brasileira de Educação, 15 (45), 422-433.
Saviani, D. (2008). Pedagogia Histórico-Crítica: Primeiras Aproximações. Campinas: Autores Associados.
Spacek, I. K. (2012). A Relação entre Atividade de Ensino de Matemática e a Formação da Individualidade Discente. Dissertação de Mestrado, Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, SC, Brasil.
Spacek, I. K. (2017). A Utilidade do Ensino de Matemática subjacente nas Tendências em Educação Matemática. In: II Seminário de Filosofia e Sociedade, 2017, Criciúma. Filosofia e Sociedade.
Spacek, I. K. & Ortigara, V. (2018) A concepção de formação do indivíduo subjacente à finalidade da atividade de ensino de professores de matemática. Educação e Cultura Contemporânea, 15 (38), 115-140.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Iuri Kieslarck Spacek; William Casagrande Candiotto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.