Técnica e saberes tradicionais na formação profissional do Tecnólogo em Construção Civil
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v10i5.15543Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica; Cultura e Técnica; Saberes Tradicionais; Ensino; Tecnólogo em construção civil.Resumo
Buscando entender melhor a relação histórica do ser humano com a técnica, e indo além da dicotomia que sugere o par teoria e prática no âmbito da educação, o presente artigo procura trazer, passando pelo pensamento do filósofo francês Gilbert Simondon e do educador Jarbas Novelino Barato, cada qual no seu devido contexto, reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem em cursos de educação profissional e tecnológica. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental que busca discutir a relevância e as contribuições dos saberes tradicionais na trajetória de construção do perfil de profissionais Tecnólogos em Construção Civil, por sua vez diretamente ligados a cultura e ao pensamento contemporâneo. O recorte dessa pesquisa está centrado no estudo de documentos relacionados aos cursos de Tecnologia da Construção Civil e na análise da formação desses profissionais. Para tanto, pretende-se conceituar os termos destacados e relacioná-los à aspectos concretos do tipo de curso em questão.
Referências
Aristóteles (1991). Ética a Nicômaco; Poética / Aristóteles; seleção de textos de José Américo Motta Pessanha. — 4. ed. — São Paulo: Nova Cultural.
Barato, J. N. (2003). A técnica como saber: investigação sobre o conteúdo do conhecimento do fazer / Jarbas Novelino Barato. -- Campinas, SP: [s.n.]
Barato, J. N. (2002). Escritos sobre tecnologia educacional & educação profissional. São Paulo: Editora Senac.
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Ceeteps). Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Projeto pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Construção Civil – Modalidade: Edifícios. São Paulo, [S.I.]. Disponível em: http://www.fatecsp.br/paginas/proj_ped_edificios.pdf Acesso em: 26 abr. 2021
Conselho Federal De Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea). Resolução nº 313, de 23 de setembro de 1986. Dispõe sobre o exercício profissional dos Tecnólogos das áreas submetidas à regulamentação e fiscalização instituídas pela Lei nº 5.194, de 24 DEZ 1966, e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção I - Págs. 5.157 a 15.159.
Contreras, J. & Lara, N. P. (2010). (Comp.). Investigar la experiencia educativa. Madrid: Morata.
Cruz, C. (2015). Avanço técnico e humanização em Gilbert Simondon. Scientiae Studia, v. 13, n. 2, p. 431-8.
Flusser, V. (2017). O Mundo Codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: Ubu Editora.
Freire, E. (2012) Tecnólogo e Mercado: uma relação a ser revisitada. Educação Tecnológica reflexões, teorias e práticas. Jundiaí, p. 103-15. Paco Editorial.
Larrosa, J. (2015). Tremores: escritos sobre experiência. - 1ª ed. – Belo Horizonte: Autêntica Editora.
Rodriguez, S. (2016). Inventamos ou erramos. / Simón Rodriguez. - 1ª ed. – Belo Horizonte: Autêntica Editora.
Sampieri, R. H. & Collado, C. F. & Lucio, M. P. B. (2013). Metodologia de pesquisa. Porto Alegre: Penso.
Sennet, R. (2019). O artífice. – 6ª ed. – Rio de Janeiro: Record.
Simondon, G. (2007). El modo de existência de los objetos técnicos.1 ed. - Buenos Aires: Prometeo Libros.
Simondon, G. (1964) L'individu Et Sa Genèse Physico-Biologique: L'individuation À La Lumière Des Notions De Forme Et D'information. Paris: Press Universitaires de France.
Simondon, G. (1969). Du Mode D'existence Des Objets Techniques. Paris: Aubier – Montaigne
Simondon, G. (2020). Do modo de existência dos objetos técnicos. - 1ª ed. - Rio de Janeiro: Contraponto
Simondon, G. (2008). Cultura e Técnica. Trad. Pedro Peixoto Ferreira e Christian Pierre Kasper. Nada, Lisboa, n. 11, p. 168-175.
Simondon, G. (2017). Sobre la técnica: 1953-1983. - 1ª ed. - Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Cactus.
Vargas, M. (1994). (Org.). História da técnica e da tecnologia no Brasil. Editora da Universidade Estadual Paulista: Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. São Paulo, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Luiz Eduardo Camargo dos Santos Cecilio; Emerson Freire

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.