Characteristics of children attended in child care consultation

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v9i4.3022

Keywords:

Childcare; Demographic characteristics; Epidemiology.

Abstract

This study was developed in the area of child´s health. Objective: Characterize the epidemiological profile of children attended by childcare consultation, highlighting the demographic characteristics of childhood in the range would range from 0 (zero) to 2 (two) years. Method: The present study was developed in the first and second semester of 2019, in the City of Três Passos. It is a quantitative research of the documentary type that was evaluated 160 medical records of children attended by childcare consultation in the last two years. Results: Regarding the calendar of childcare consultations recommended by the Ministry of Health, information about birth, first consultation and last consultation. Regarding the first consultation 85 (53.1%) were aged 8 (eight) to 12 (twelve) months. Discussion: Growth and Child development is a period of countless acquisitions, physical, mental and social, called the child's development milestone. Conclusion: However, children from the City of Três Passos, aged 0 to 2 years and mostly male.

Author Biographies

Luiza Nadia Fanezi, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Graduada em Enfermagem pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Câmpus de Frederico Westphalen. No momento atual, encontro-me inserida em dois projetos, de pesquisa e extensão, com vínculo universitário denominado como bolsista de iniciação cientifica. Sendo que o projeto de extensão é intitulado como: Consulta de Puericultura como Estratégia para o acompanhamento do Crescimento e de desenvolvimento das crianças que frequentam o PROMENOR (instituição). Sendo também participante de uma projeto de pesquisa o qual é desenvolvido na área da saúde do idoso, o mesmo tem como título: Sobrecarga em Cuidadores Familiares De Idosos, ambos estão sendo desenvolvido no município de Frederico Westphalen. Apresento afinidade com a saúde da mulher e criança, sendo que durante a graduação construí minha linha de pesquisa voltada ao binômio mãe-bebê. A partir do 5º Semestre tive a oportunidade de me inserir em um projeto de extensão voltado à saúde da criança, sendo este de extrema relevância social, foi através dele que posso dizer que a construção pessoal e profissional começaram se aguçar, pois hoje trabalhamos a espiritualidade no serviço de saúde, e o fato de você conseguir realizar e acompanhar a transição do cuidado junto a rede de atenção à saúde junto a criança, é gratificante, posso dizer que estar próxima aos familiares, a construção do vínculo, a troca de saberes diante da atuação interdisciplinar é fantástico. O fato de realização pessoal vem ao encontro da realização profissional. A partir desta oportunidade meus olhos brilharam mediante esta área e senti a presença de uma força maior que me guiou e permeou a continuidade na realização de pesquisas e trabalhos acadêmicos voltados à está linha de cuidado. Esse pressuposto vem ao encontro da oportunidade de encenar a atuação do enfermeiro mediante o trabalho de parto e recepção do recém-nascido na feira das profissões durante a graduação, posso dizer que foi uma experiência incrível que tocou meu coração mediante a cena. Pois já diria nossa teorista Jean Watson que as relações transpessoais ultrapassam fronteiras, o fato de conseguir visualizar o todo em nosso paciente é algo imprescindível e contribui de maneira positiva no processo saúde doença do mesmo.

Caroline Ottobelli Getelina, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Enfermeira

Adriana Rotoli, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia - Licenciatura Plena pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1994), graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1994) e mestrado em Mestrado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é professora da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem de Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, saúde, saúde mental, psiquiatria, humanização e educação em saúde. Atuou como coordenadora de curso por oito anos e e seis meses. Atualmente é responsável pela Coordenação de área do Conhecimento das Ciências da Saúde da referida Universidade. Doutora em Enfermagem pela FURG/RS ano 2018.

Rafaela da Rosa Alves, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Enfermeira, graduada em Enfermagem pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões- URI, câmpus de Frederico Westphalen/RS. Entre as atividades as quais foram desenvolvidas no âmbito acadêmico estão: Bolsista de Projeto de Extensão intitulado como, Consulta de Puericultura como Estratégia para o acompanhamento do Crescimento e de desenvolvimento das crianças que frequentam o PROMENOR (instituição). Participando também como bolsista voluntária de um projeto de Iniciação Científica abrangendo a Saúde do Idoso, sendo intitulado como: Sobrecarga em Cuidadores Familiares De Idosos, ambos foram desenvolvido no município de Frederico Westphalen. Apresenta três artigos em andamento. Possui afinidade pelas seguintes áreas: Urgência e Emergência, Terapia intensiva, Saúde da Mulher e Gerenciamento em Enfermagem.

References

Araújo, J et al. (2014) História da saúde da criança: conquistas, políticas e perspectivas. Revista Brasileira de Enfermagem, 67(6).

BRASIL. (2016). Atenção integral à saúde da criança: políticas e indicadores de saúde. Uma Sus.

BRASIL. (2018). Acompanhando a Saúde da Criança. Brasília.

BRASIL. (2015). Portaria nº 1.130, de 5 de agosto de 2015. Política nacional de atenção integral à saúde da criança (PNAISC) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).Diário Oficial da União.

Giugliani, J. (2019). Crescimento da criança em amamentação. Jornal de pediatria. 95(3): s253-s262.

Lima, N et al. (2017). Efetivação do programa de puericultura na ESF-PSF II no município de Arara-PB..

Monteiro, F, et al. (2017). O desenvolvimento físico de lactentes: uma investigação em unidade hospitalar. Rev. enferm. UFPE on line, 11(11): 4435-4444.

Pedraza F. (2017). Avaliação da vigilância do crescimento nas consultas de puericultura na Estratégia Saúde da Família em dois municípios do estado da Paraíba, Brasil. Saúde Pública.

Soares, A, et al. (2017). Avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor em crianças de 0-18 meses acompanhadas em uma unidade básica de saúde da família. Saúde e Pesquisa, 10(3): 531-538.

Sardinha, D, et al. (2019). Promoção do aleitamento materno na assistência pré-natal pelo enfermeiro. Rev. enferm. UFPE on line, 852-857.

Vieira, V et al. (2012). Puericultura na atenção primária à saúde: atuação do enfermeiro. Cogitare Enfermagem, 17(1).

Published

22/03/2020

How to Cite

FANEZI, L. N.; GETELINA, C. O.; ROTOLI, A.; ALVES, R. da R. Characteristics of children attended in child care consultation. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 4, p. e154943022, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i4.3022. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3022. Acesso em: 19 apr. 2024.

Issue

Section

Health Sciences