Características de crianças atendidas em consulta de puericultura
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i4.3022Palavras-chave:
Puericultura; Características demográficas; Epidemiologia.Resumo
O presente estudo foi desenvolvido na área da saúde da criança. Objetivo: Caracterizar o perfil epidemiológico de crianças atendidas por consulta de puericultura, destacando as características demográficas da infância na faixa estaria de 0 (zero) à 2 (dois) anos. Método: O presente estudo foi desenvolvido no primeiro e segundo semestre do ano de 2019, no Município de Três Passos. Trata-se de uma pesquisa quantitativa do tipo documental que foi avaliado 160 prontuários de crianças atendidas por consulta de puericultura nos últimos dois anos. Resultados: Com relação ao calendário de consultas puericulturais preconizados pelo Ministério da Saúde, na pesquisa foram avaliadas informações quanto ao nascimento, primeira consulta e última consulta. No que se refere a primeira consulta 85 (53,1%) apresentaram idade de 8 (oito) à 12 (doze) meses. Discussão: O crescimento e desenvolvimento infantil é um período de inúmeras aquisições, físicas, mentais e sociais, denominadas como marco do desenvolver da criança. Conclusão: No entanto as crianças do município de Três Passos, na faixa etária de 0 à 2 dois anos e maioria do sexo masculino
Referências
Araújo, J et al. (2014) História da saúde da criança: conquistas, políticas e perspectivas. Revista Brasileira de Enfermagem, 67(6).
BRASIL. (2016). Atenção integral à saúde da criança: políticas e indicadores de saúde. Uma Sus.
BRASIL. (2018). Acompanhando a Saúde da Criança. Brasília.
BRASIL. (2015). Portaria nº 1.130, de 5 de agosto de 2015. Política nacional de atenção integral à saúde da criança (PNAISC) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).Diário Oficial da União.
Giugliani, J. (2019). Crescimento da criança em amamentação. Jornal de pediatria. 95(3): s253-s262.
Lima, N et al. (2017). Efetivação do programa de puericultura na ESF-PSF II no município de Arara-PB..
Monteiro, F, et al. (2017). O desenvolvimento físico de lactentes: uma investigação em unidade hospitalar. Rev. enferm. UFPE on line, 11(11): 4435-4444.
Pedraza F. (2017). Avaliação da vigilância do crescimento nas consultas de puericultura na Estratégia Saúde da Família em dois municípios do estado da Paraíba, Brasil. Saúde Pública.
Soares, A, et al. (2017). Avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor em crianças de 0-18 meses acompanhadas em uma unidade básica de saúde da família. Saúde e Pesquisa, 10(3): 531-538.
Sardinha, D, et al. (2019). Promoção do aleitamento materno na assistência pré-natal pelo enfermeiro. Rev. enferm. UFPE on line, 852-857.
Vieira, V et al. (2012). Puericultura na atenção primária à saúde: atuação do enfermeiro. Cogitare Enfermagem, 17(1).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.