O ensino da matemática: aspectos históricos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5850

Palavras-chave:

História da matemática; Ensino da matemática; Formação docente.

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão histórica acerca da matemática, desde os primórdios até o ensino no contexto atual, e suas relações com o ensino da disciplina na escola, destacando o papel do professor e os métodos de ensino, concebendo essa ciência para além da sala de aula. Historicamente, esse conhecimento começou a ser desenvolvido a partir de uma necessidade da sociedade, desde o período paleolítico, antes de existir escrita ou civilizações como conhecemos hoje: o processo de contagem. Ao longo dos séculos, os processos rudimentares em torno dos cálculos foram sendo aperfeiçoados até a emersão e consolidação da ciência conhecida como matemática. Logo, tornou-se disciplina elementar nas escolas, exigindo, para tanto, habilidades didático-pedagógicas para o ensino, o qual vem passando por significativas mudanças. Por conta disso, é indispensável que estejamos aptos a redescobrir maneiras mais simples e dinâmicas de ensiná-la na sala de aula, devido a sua importância para as práticas cotidianas de nossos alunos. Esta pesquisa apresenta uma discussão teórica, de cunho qualitativo, pautada metodologicamente em uma revisão bibliográfica com autores que discutem a história da disciplina em questão e o ensino da mesma. Os resultados deste arcabouço teórico aponta para a necessidade  de ressignificação do processo de ensino e aprendizagem, o que requer investimentos, capacitações e formações para que os profissionais, muitos ainda destes atrelados às técnicas básicas de ensino, possam oxigenar novas possibilidades de ensinar, com práticas de qualidade que objetivem o desenvolvimento real e satisfatório dos estudantes para além do contexto escolar.

Biografia do Autor

Ana Gisnayane Sousa Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Licenciada em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Francisco Jucivânio Félix de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutorando do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino – PPGEnsino da Universidade do Vale do Taquari - Univates. Professor de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE/ Campus- Maracanaú

Jarles Lopes de Medeiros, Universidade Estadual do Ceará

Doutorando e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC). Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), licenciado em Língua Portuguesa pela Faculdade da Grande Fortaleza (FGF) e especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade da Aldeia de Carapicuíba (FALC). Professor do Curso de Pedagogia na UECE. Professor do Curso de Pedagogia da UECE e Professor de Língua Portuguesa vinculado à Secretaria da Educação do Ceará (SEDUC).

Referências

Albrecht, E.; Maciel, M. D. (2020). Educação CTS e Educação Matemática Crítica nas diretrizes para os cursos de Licenciatura em Matemática. Research, Society and Development, 9 (7). doi: 10.33448/rsd-v9i7.4308

Andrade, C. C. (2013). O ensino da matemática para o cotidiano. 48 f. Monografia (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira.

Brasil, Secretaria de Educação Fundamental. (1998). Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Brasília: MEC/SEF.

Cunha, C. P. (2017). A Importância da Matemática no Cotidiano. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Edição 04. Ano 02, Vol. 01. pp 641-650, julho.

D’Ambrosio, B. S. (1989). Como Ensinar Matemática Hoje? Temas e debates. SBEM, Brasília, ano II, n.2, p.15-19.

Farias, I. M. S. Sales, J. O. C. B.; Braga, M. M. S. C.; França, M. S. L. M. (2011). Didática e docência: aprendendo a profissão. 3. Ed. Brasília: Liber Livro.

Ferreira, A. (1997). Escola viva. Volume IV. Estado do Ceará. Secretaria de Educação Básica. Coordenadoria de Desenvolvimento Técnico Pedagógico: Fortaleza.

Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. Ed. São Paulo: Paz e Terra.

Gomes, M. L. M. (2012). História do ensino de matemática: uma introdução. Belo Horizonte: CAED-UFMG.

Gómez Chacón, M. I. (2003). Matemática Emocional: os afetos na aprendizagem matemática. Porto Alegre: Artmed.

Jodelet, D. (2001). As representações sociais. Rio de Janeiro: Ed. UERJ.

Lacanallo, L. F. (2011). O jogo no desenvolvimento do pensamento teórico e o ensino da matemática. Tese (Doutorado em Educação: Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá.

Libâneo, J. C. (1994). Didática. São Paulo: Cortês.

Lopes, A. C.; Macedo, E. (2011). Teorias de currículo. Cortez, 2011.

Marasini, S. M. (2000). Contribuições da didática da matemática para a educação matemática. In: Rays, O. A. Educação e ensino: constatações, inquietações e proposições. Santa Maria: Pallotti.

Micotti, M. C. O. (1999). O ensino e as propostas pedagógicas. In: Bicudo, M. A. V. (org). Pesquisa em educação matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Editora Unesp, p. 153-167.

Moura, M. O. (1993). Professor de matemática: a formação como solução construída. Revista de Educação Matemática da SBEM. São Paulo, v.1, n.1, p.1-15.

Pontes, E. A. S. (2019). Questões conceituais de um professor sobre o processo de ensino e aprendizagem de matemática na educação básica. Research, Society and Development, 8(4), 2019. doi: 10.33448/rsd-v8i4.932

Rodrigues, L. L. (2005). A Matemática ensinada na escola e a sua relação com o cotidiano. Brasília: UCB.

Smole, K. C. S. et al. (1993). Era uma vez na matemática: uma conexão com a literatura infantil. São Paulo: CAEM-USP.

Velho, E. M. H.; Lara, I. C. M. (2011). O saber matemático na vida cotidiana: um enfoque etnomatemático. ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. v. 4, n. 2, p. 3-30.

Downloads

Publicado

18/07/2020

Como Citar

SILVA, A. G. S.; SOUSA, F. J. F. de; MEDEIROS, J. L. de. O ensino da matemática: aspectos históricos. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 8, p. e488985850, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i8.5850. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/5850. Acesso em: 30 jun. 2024.

Edição

Seção

Ciências Educacionais