Análise dos riscos ergonômicos das atividades de escritório de uma empresa de consultoria na cidade de Itabira/MG
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v10i5.9418Palavras-chave:
Ergonomia; Estresse ocupacional; Segurança do trabalho; Monotomia.Resumo
A saúde dos trabalhadores é de extrema importância para a elaboração das suas atividades na empresa, ainda se tratando de ambientes que podem contribuir para os riscos ergonômicos em atividades rotineiras de escritório. Para tanto, esta pesquisa teve como objetivo a avaliação dos riscos ergonômicos da empresa ACS empresarial, localizada no município de Itabira/MG. Além dos levantamentos dos riscos ergonômicos, foi realizada uma entrevista com os funcionários da empresa para verificar se os objetos físicos para a execução rotineira do trabalho como, cadeiras, mesas, computadores, iluminação que possam causar algum tipo de desconforto durante a rotina de trabalho. Além dos objetos físicos, a entrevista visou identificar indícios da ergonomia cognitiva, realizando perguntas referente ao estresse ocupacional. Com os resultados obtidos pela a entrevistas, foram analisados os fatores ergonômicos que prejudicam na rotina de trabalho de acordo os funcionários e proposto melhorias para a prevenção de futuros acidentes de trabalho ergonômico que poderia ocorrer.
Referências
Barbosa Filho, A. N. Segurança do trabalho e gestão ambiental. Atlas.
Bertucci, J. L.de O. Metodologia Básica para elaboração de Trabalhos de Curso (TCC): ênfase na elaboração de TCC de Pós-Graduação Lato Senso. Atlas.
Dxracer, C. https://www.dxracer.com.br/cadeira-dxracer-racing-rw01n-8-p985975.
Ferreira, M. C. A ergonomia da atividade pode promover a Qualidade de Vida no Trabalho? Reflexões de natureza metodológica. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho (rPOT), Florianópolis, 11(1), 8-28.
IIDA, Itiro. Ergonomia: projeto e produção. Edgard Blucher.
Lima, R. Ergonomia: blogar com qualidade e produtividade.
Mascarenhas, S. A. (2012). Metodologia científica.
Másculo, F. S. Ergonomia, higiene e segurança do trabalho. In: Batalha, M. O. (Org.). Introdução à engenharia de produção. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
Mendes, R. (2003). Patologia do trabalho. Atheneu
Montedo, U. B. Análise Ergonômica do Trabalho dos Coletores de Resíduos Sólidos na Cidade de São Paulo. 2013. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo. <https://social.stoa.usp.br/articles/0045/3919/Final_CEERG_MAI_13_Nicoliche_politecnica.pdf>.
Prodanov, C. C., & de Freitas, E. C. (2013). Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico- (2a ed.). Editora Feevale.
Regis Filho, G. I., & Sell, I. Síndrome da Má-Adaptação ao Trabalho em Turnos - Uma Abordagem Ergonômica. Editora da Universidade do Vale do Itajaí, 2000. 132 p.
Vieira, J. G. S. Metodologia de pesquisa científica na prática. Editora Fael, 152p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Diego Carlos Ferreira Rosa Vitorino; Athos Carlos Silva; Lúcia Aparecida Rosa Moraes; Jessyca Caroliny Fernandes Araújo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.