Análise dos riscos ergonômicos das atividades de escritório de uma empresa de consultoria na cidade de Itabira/MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v10i5.9418

Palavras-chave:

Ergonomia; Estresse ocupacional; Segurança do trabalho; Monotomia.

Resumo

A saúde dos trabalhadores é de extrema importância para a elaboração das suas atividades na empresa, ainda se tratando de ambientes que podem contribuir para os riscos ergonômicos em atividades rotineiras de escritório. Para tanto, esta pesquisa teve como objetivo a avaliação dos riscos ergonômicos da empresa ACS empresarial, localizada no município de Itabira/MG. Além dos levantamentos dos riscos ergonômicos, foi realizada uma entrevista com os funcionários da empresa para verificar se os objetos físicos para a execução rotineira do trabalho como, cadeiras, mesas, computadores, iluminação que possam causar algum tipo de desconforto durante a rotina de trabalho. Além dos objetos físicos, a entrevista visou identificar indícios da ergonomia cognitiva, realizando perguntas referente ao estresse ocupacional.  Com os resultados obtidos pela a entrevistas, foram analisados os fatores ergonômicos que prejudicam na rotina de trabalho de acordo os funcionários e proposto melhorias para a prevenção de futuros acidentes de trabalho ergonômico que poderia ocorrer.

Referências

Barbosa Filho, A. N. Segurança do trabalho e gestão ambiental. Atlas.

Bertucci, J. L.de O. Metodologia Básica para elaboração de Trabalhos de Curso (TCC): ênfase na elaboração de TCC de Pós-Graduação Lato Senso. Atlas.

Dxracer, C. https://www.dxracer.com.br/cadeira-dxracer-racing-rw01n-8-p985975.

Ferreira, M. C. A ergonomia da atividade pode promover a Qualidade de Vida no Trabalho? Reflexões de natureza metodológica. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho (rPOT), Florianópolis, 11(1), 8-28.

IIDA, Itiro. Ergonomia: projeto e produção. Edgard Blucher.

Lima, R. Ergonomia: blogar com qualidade e produtividade.

Mascarenhas, S. A. (2012). Metodologia científica.

Másculo, F. S. Ergonomia, higiene e segurança do trabalho. In: Batalha, M. O. (Org.). Introdução à engenharia de produção. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

Mendes, R. (2003). Patologia do trabalho. Atheneu

Montedo, U. B. Análise Ergonômica do Trabalho dos Coletores de Resíduos Sólidos na Cidade de São Paulo. 2013. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo. <https://social.stoa.usp.br/articles/0045/3919/Final_CEERG_MAI_13_Nicoliche_politecnica.pdf>.

Prodanov, C. C., & de Freitas, E. C. (2013). Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico- (2a ed.). Editora Feevale.

Regis Filho, G. I., & Sell, I. Síndrome da Má-Adaptação ao Trabalho em Turnos - Uma Abordagem Ergonômica. Editora da Universidade do Vale do Itajaí, 2000. 132 p.

Vieira, J. G. S. Metodologia de pesquisa científica na prática. Editora Fael, 152p.

Downloads

Publicado

25/04/2021

Como Citar

VITORINO, D. C. F. R.; SILVA, A. C. .; MORAES, L. A. R. .; ARAÚJO, J. C. F. . Análise dos riscos ergonômicos das atividades de escritório de uma empresa de consultoria na cidade de Itabira/MG. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 5, p. e171059418, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i5.9418. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/9418. Acesso em: 30 set. 2024.

Edição

Seção

Engenharias