Extension actions for men's health: an experience report

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v9i11.9687

Keywords:

Men's health; Health promotion; Health education; Nursing.

Abstract

Objective: to report the experience lived by scholarship holders about the actions developed with young men and adults about their health, in the perspective of the promotion and prevention of diseases. Method: experience report from the beginning of the project, in March 2017 to September 2020, about the relationship of the male population with the preservation of their health, through the project “Taking care of men's health from the perspective of health promotion and prevention of grievances”, held at a public university in the city of Rio de Janeiro. Results: brings reflection and discussion with young men and adults about their relationship with health preservation and disease prevention, clarifying these issues through guidance on male gender issues, from the perspective of health promotion. Likewise, access to the health unit and the importance of adopting safe practices for their health are discussed. Final Considerations: the extension project encourages young men and adults to reflect on their health, bringing public health policies for men as drivers of action in health promotion and disease prevention, in the establishment of actions that fill gaps in knowledge and Research.

Author Biographies

Elizabeth Rose Costa Martins, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1978)

Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO (1994)

Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (2006)

Professor Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro -UERJ

Professor Colaborador do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Enfermagem da – UERJ

Na área de ensino e pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem saúde do Homem e na Promoção a Saúde e Prevenção das IST/AIDS; saúde do adulto e idoso e Sistematização da assistência de enfermagem.

Pesquisador no Grupo de Pesquisa "Concepções Teóricas do Cuidar em Saúde e Enfermagem". Linha de pesquisa Fundamentos filosóficos, teóricos e tecnológicos para o cuidar em saúde e enfermagem, na UERJ.

Karoline Lacerda de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Acadêmica de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Participante da gestão administrativa da Liga de Trauma e Emergência de Enfermagem da Uerj, monitora de Biologia Celular, bolsista voluntária de iniciação cientifica na temática de Vulnerabilidade de homens jovens universitários diante das suas necessidades de saúde, membro do grupo de pesquisa na temática de saude do homem na linha de pesquisa de fundamentos filosóficos, teóricos e tecnológicos para o cuidar da saúde do homem tendo como orientadora Elizabeth Rose da Costa Martins. Foi voluntária do projeto de extensão Saúde é Brincadeira, realizado no Hospital Universitário Pedro Ernesto e ex participante de iniciação científica sobre "Asma e Poluentes ambientais" no Instituto de Medicina Social da UERJ.

Andressa da Silva Medeiros, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Acadêmica de Enfermagem na Universidade do estado do Rio de Janeiro , Tecnica em Administração formada pelo Colégio Estadual Erich Walter Heinne (EWH), Bolsista de Iniciação Científica FAPERJ na temática da vulnerabilidade dos homens jovens universitários diante de suas necessidades de saúde como orientadora Elizabeth Rose Costa Martins, Membro do grupo de pesquisa na Temática da saúde do homem, na linha de pesquisa de Fundamentos filosóficos, teóricos e tecnológicos para o cuidar em saúde e enfermagem, na UERJ, , Monitora Voluntária da Disciplina de Farmacologia ministrada no quarto período da graduação , Integrante da Liga de Anatomia Humanada (LEAH) . Foi Ligante Acadêmica de Trauma e Emergência em Enfermagem ( LATREEnf / UERJ ), Foi Integrante na Liga Acadêmica de Saúde Mental de Enfermagem ( LIASME / UERJ )

Letícia Guimarães Fassarella, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduada em enfermagem na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 2019. Integrante do projeto de pesquisa "Vulnerabilidade de homens jovens universitários diante suas necessidades de saúde" da UERJ. Integrante do projeto de extensão "O cuidado de Enfermagem a Saúde do Homem jovem na perspectiva da promoção a saúde e prevenção de agravos" da UERJ.

Gabriele Malta da Costa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Acadêmica de Enfermagem na Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Bolsista do Estágio Interno Complementar: Identificação do Paciente nas Unidades de Terapia Intensiva do Hospital Universitário Pedro Ernesto. Voluntária do Projeto de Extensão: Segurança do Paciente: gerenciamento do risco e prevenção de eventos adversos. Gestora responsável pela extensão e pesquisa da Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia - UERJ. Voluntária do Projeto de Extensão: Cuidando da Saúde do Homem na perspectiva da Promoção a Saúde e Prevenção de agravos. Inglês Avançado. Conhecimentos básicos de computação.

Samara de Andrade Ferreira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possuo formação técnica em enfermagem pela instituição Colégio de Aplicação Emmanuel Leontsinis (CAEL), 2014. Atualmente graduanda de enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ),Membro do grupo de pesquisa na Temática da saúde do homem, na linha de pesquisa de Fundamentos filosóficos, teóricos e tecnológicos para o cuidar em saúde e enfermagem, na UERJ, tendo como orientadora Professora Doutora Elizabeth Rose Costa Martins.

 

Nizelia Ferreira da Silva Floro Rosa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Acadêmica de enfermagem desde o primeiro semestre de 2018, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Bolsista do Estágio Interno Complementar: Grupo com adolescentes sobre saúde e sexualidade. Membro fundador e gestora responsável pela direção científica da Liga de Enfermagem em Anatomia Humana. Monitora voluntária da disciplina de Anatomia. Voluntária dos Projetos: Desmistificando Oncologia; Cuidando da Saúde do Homem na perspectiva da Promoção a Saúde e Prevenção de agravos; O cuidado de enfermagem baseados na equidade, integralidade e universalidade para a população adulta; Grupo com adolescentes em saúde e sexualidade. Inglês intermediário, com ênfase na leitura. Conhecimentos básicos de computação.

Jady Assis de Souza, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Acadêmica de enfermagem na Universidade do Estado do Rio de Janeiro - FENF UERJ. Bolsista PIBIC CNPq de Iniciação Científica no departamento de Anatomia Humana - pesquisa urogenital. Membro fundador e gestora responsável pela direção de extensão da Liga de Enfermagem em Anatomia Humana - LEAH. Monitora voluntária da disciplina de Anatomia Humana para enfermagem.

Hulda Santana Franco, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduanda em enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro(UERJ).Bolsista de iniciação científica da UERJ com projeto Cuidado de enfermagem à saúde do homem jovem na perspectiva da promoção a saúde e prevenção de agravos.. Participante do projeto vulnerabilidade de homens universitários diante de suas necessidades de saúde.Participante do projeto de extensão/UERJ "Cuidando da saúde do homem na perspectiva da promoção à saúde e prevenção de agravos".Monitora voluntária da subárea assistencial

Fabiana Cristina Silva da Rocha, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2020), pós graduação em Enfermagem Oncologia Clínica pela Universidade Veiga de Almeida (2018) e graduação em Enfermagem pela Universidade Veiga de Almeida (2015). Atualmente é enfermeira da Estrat´égia de Saúde da Família no Centro Municipal de Saúde Maria Augusta Estrella . Tenho experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde do Homem, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde do homem, saúde da família e comunidade, saúde da criança,clinica médica, pré natal, oncologia, saúde do adulto.

References

Brasil. (2012). Ministério da Saúde. DataSUS: indicadores e dados básicos. Brasília. Recuperado em 20 junho 2020 de http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/deftohtm.exe?idb2012/c10.def

Brasil. (2009). Ministério da Saúde. Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem: Plano de Ação Nacional. Brasília. Recuperado em 20 junho 2020 de http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2014/maio/21/CNSH-DOC-Plano-Nacional.PNAISH-2009-2011.pdf

Brasil. (2016). Ministério da Saúde. Conselho Nacional da Secretaria de Saúde. Promoção da saúde – Proposta do Conselho Nacional de Secretários de Saúde para sua efetivação como política pública. [acesso em 2020 jul 16]. Disponível em http://www.conass.org.br/promocao-da-saude/

Falkenberg, M. B., Mendes, T. P. L., Moraes, E. P. & Souza, E. M. (2014). Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva. Ciência & Saúde Coletiva, 19(3), 847-852.

Ferreira, F. G. P., Costa, H. P., Carvalho, C. M. D. L., Leite, A. C. P., & Celestino, J. J. de H. (2020). A saúde masculina no paradoxo teoria-prática: aplicabilidade na enfermagem. Research, Society and Development, 9(8), e574986155. https://doi.org/10.33448/rsd-v9i8.6155

Lima, C. S., & Aguiar, R. S. (2020). Men’s access to primary health care services: an integrative review. Research, Society and Development, 9(4), e157943027. Doi: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i4.3027

Moll, M., Boff, N., Silva, P., Siqueira, T., & Ventura, C. (2019). O enfermeiro na saúde na saúde da família e a promoção de saúde e prevenção de doenças. Enfermagem em Foco, 10(3). doi:https://doi.org/10.21675/2357-707X.2019.v10.n3.2001

Martins, E. R. C., Oliveira, K. L., Medeiros, A. S., Fassarella, L.G., Franco, H. S., Rocha, F. C. S., Costa, G. M., Costa, C. M. A., Spindola, T., & Alves, F. S. (2020a.) Saúde do homem jovem e as práticas educativas na perspectiva da promoção a saúde. Research, Society and Development. 9(9), e400997351. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7351

Martins, E. R. C., Medeiros, A. C., Oliveira, K. L., Fassarella, L. G., Moraes, P. C., & Spindola, T. (2020b). Vulnerabilidade de homens jovens e suas necessidades de saúde. Escola Anna Nery, 24 (1), e20190203. Doi: https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2019-0203

Pereira, J., Klein, C., & Meyer, D. E. (2019). PNAISH: uma análise de sua dimensão educativa na perspectiva de gênero. Saúde e Sociedade, 28 (2), 132-146.

Santos, J. H. S., Rocha, B. F., Passaglio, K. T. (2016). ExtensãoUniversitária e formação no Ensino Superior. Revista Brasileira de ExtensãoUniversitária, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 23-28. Doi: https://doi.org/10.36661/2358-0399.2016v7i1.3087.

Published

08/11/2020

How to Cite

Martins, E. R. C., Oliveira, K. L. de ., Medeiros, A. da S. ., Fassarella, L. G. ., Costa, G. M. da ., Ferreira, S. de A. ., Rosa, N. F. da S. F., Souza, J. . A. de, Franco, H. S., & Rocha, F. C. S. da. (2020). Extension actions for men’s health: an experience report. Research, Society and Development, 9(11), e1579119687. https://doi.org/10.33448/rsd-v9i11.9687

Issue

Section

Health Sciences