Seguimiento de bacterias en una enfermería quirúrgica: informe de experiencia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v9i11.10492

Palabras clave:

Medidas de seguridad; Vías clínicas; Educación continua; Enfermería perioperatoria.

Resumen

Objetivo: describir la implementación de la detección sistemática de gérmenes resistentes a múltiples fármacos en una sala de cirugía general. Metodología: este es un informe de experiencia basado en un enfoque educativo sobre la detección de gérmenes resistentes a múltiples fármacos por parte de los residentes de Enfermería Clínica Quirúrgica en un hospital universitario de Río de Janeiro. Resultados: la actividad educativa se llevó a cabo durante 4 días posteriores en noviembre de 2019, en la sala de Cirugía General. El público objetivo fue el equipo de enfermería compuesto por enfermeras y técnicos de enfermería. La aplicación de las pruebas previas y posteriores se planificó, pero no fue posible debido a la demanda de atención en el sector. Conclusión: la propuesta de intervención proporcionó mejoras en la rutina de la enfermería, además de contribuir a una mejor atención al paciente y al conocimiento de los profesionales. Sin embargo, la evaluación de la actividad se vio obstaculizada por la gran demanda de mano de obra en el sector.

Biografía del autor/a

Alana Galvão Costa Guimarães, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-Campus Macaé). Especialista em Enfermagem Gerontológica pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Residente em Enfermagem Clínica Cirúrgica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE/UERJ) e Doutoranda em Fisiopatologia Clínica e Experimental pela mesma instituição. Tem experiência em Gerontologia, com ênfase em Práticas Integrativas e Complementares (PICS) e em Fisiologia endócrina, com ênfase em obesidade, cirurgia bariátrica e histopatologia gastrintestinal.

Adalto Rocha Ferraz, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Licenciado en Enfermería por la Universidad de Vassouras (2006). Actualmente es enfermero residente en el Hospital Universitario Pedro Ernesto. Tiene experiencia y especialización en el área de Enfermería de Emergencias y Enfermería de Cuidados Intensivos, trabajando principalmente en los siguientes temas: unidades de cuidados intensivos, enfermería, sistema unificado de salud, regulación e inspección en salud y hospitalización.

Aluísio Ximenes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Residente de enfermería en clínica quirúrgica de Universidade do Estado do Rio de Janeiro..

Victor Monteiro de Almeida, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduado Bacharel em Enfermagem pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos - UNIFESO (2018); Atualmente Enfermeiro Residente no Programa de Clínica Cirúrgica no Hospital Universitário Pedro Ernesto pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2018-2021); Cursando Pós-graduação em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva - UTI pelo Instituto Pedagógico de Minas Gerais - IPEMIG (2021).

Priscila Francisca Almeida, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ (2019). Estomaterapeuta pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ (2019). Residência em Enfermagem Médico-Cirúrgica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO (2012). Graduação em Enfermagem pela Universidade Gama Filho (2010). Preceptora do curso de especialização modalidade residência de enfermagem em clínica cirúrgica da UERJ. Membro efetivo, atuando como coordenadora, do grupo de apoio ao estomizado HUPE/UERJ. Enfermeira chefe da unidade de cirurgia geral e coloproctologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto. Atuação: Gerência de unidade cirúrgica; Estomaterapia; Cuidados perioperatórios; Grupos educativos em saúde.

Lilian Prates Belem Behring, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal Fluminense-UFF (1995) , especialista em gestão de saúde(IBMEC) e Terapia Intensiva( UERJ), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ com enfase em cardiologia(2002), Doutorado em enfermagem cardiovascular pela UFRJ (2012).Atuando principalmente nos seguintes temas: Cardiologia, Neurologia,Terapia intensiva, Emergência, tecnologia da informação , Telessaude e Alta Complexidade. Professora convidada de pós-graduação / especialização na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade -UNESA no estado do Rio de Janeiro, Universidade Veiga de Almeida no município do RJ e Cabo Frio, UniFoa ( Volta Redonda-RJ) , UnigranRio( Caxias-RJ), Curso de Especialização em Enfermagem Cardiovascular da Universidade Estadual do Amazonas-UEA). Preceptora do Hospital Universitário Pedro Ernesto- UERJ da Unidade Coronariana Intensiva. Coordenadora Nacional do programa da Rede Universitária de Telemedicina RUTE/SIG Enfermagem Intensivista e de Alta Complexidade. Colaboradora do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro, coordenadora do projeto Capacita Coren-RJ(gestão 2018-20) Coordenadora de Cursos de Urgência e Emergência do Programa telessaúde Brasil núcleo Rio de Janeiro, coordenadora nacional do Grupo Ressuscitation-RUTE. Membro da Associação Brasileira de Enfermagem e Membership American Heart Association.

Ronilson Gonçalves Rocha, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO; Graduado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - EEAP/UNIRIO. Está cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, sendo pesquisador do grupo "Concepções Teóricas para o Cuidar em Saúde" na UERJ e no grupo "Laboratório de Cuidado e Experimentação em Enfermagem" na UNIRIO. Está vinculado a LINHA DE PESQUISA 1 da Faculdade de Enfermagem da UERJ: Tecnologias inovadoras para as práticas de cuidado em saúde e enfermagem. Professor de Graduação em Enfermagem desde o ano de 2012, atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Fundamentos de Enfermagem - DFEN/UERJ. Professor do Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas do Instituto DOr de Pesquisa e Ensino. É enfermeiro de pesquisa clínica do Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino e assistente de pesquisa III na mesma instituição e Coordena a área de saúde do Comitê Científico do Instituto D'OR. É Professor do Curso de Pós-graduação em Centro Cirúrgico e Central de Material de Esterilização na Fundação Técnico Educacional Souza Marques, tendo sido membro da Comissão Própria de Avaliação - CPA representando o corpo docente na mesma instituição. Tem experiência na área de Enfermagem com ênfase em Emergência, Clínica Médica, Terapia Intensiva e Pesquisa Clínica. Atuação Pedagógica/Docência na área da Saúde com ênfase em Oncologia, Fundamentos de Enfermagem, Ética e Bioética, Metodologia de Pesquisa, Saúde Coletiva (Epidemiologia) e orientação de Trabalhos Acadêmicos/Monografias. É membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Copa D'Or desde 2005 e membro do Comitê Científico do Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino desde 2009. É membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Pedro Ernesto. Coordena estudos clínicos multicêntricos nacionais e internacionais na Rede D'Or e é associado da Associação Brasileira de Enfermagem. Durante a graduação foi bolsista do Programa Especial de Treinamento - PET/UNIRIO e do CNPq. Durante a pós-graduação Stricto Sensu (mestrado acadêmico) foi bolsista da CAPES.

Roberto Carlos Lyra, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO; MBA em Economia e Avaliação de Tecnologias em Saúde pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (FIPE) e Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC); Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. É Professor Associado III da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e Coordenador do Programa de Pós-Graduação Doutorado em Enfermagem e Biociências. É Pesquisador Líder do Laboratório de Avaliação Econômica e de Tecnologias em Saúde - LAETS/CNPq e Coordenador do Laboratório de Simulação e Avaliação de Usabilidade e Fator Humano da UNIRIO. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Avaliação Econômica e de Tecnologias em Saúde - ATS, avaliação de usabilidade e fator humano e segurança do paciente. Contatos pelo e-mail roberto.c.silva@unirio.br ORCID https://orcid.org/0000-0001-9416-9525 https://publons.com/researcher/M-9204-2019/ https://www.researchgate.net/lab/Roberto-Carlos-Silva-Lab

Bianca de Oliveira Fonseca, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002) e mestrado em Microbiologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007).Doutoranda em Microbiologia .Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (matr. DO 1719990) . Atualmente é enfermeira do serviço de controle de infecção do Hospital da Lagoa/RJ (Ministério da Saúde) e enfermeira de Serviço de Controle de Infecção - Infanto Consultoria. , atuando principalmente nos seguintes temas: Resistência a antimicrobianos e infecção relacionada à assistência à saúde.

Cristiano Bertolossi Marta, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possuo Graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002), Mestrado em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005), Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEAN/UFRJ) e Pós-doutorado pela Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF). Avaliador do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/BASis). Professor Adjunto e coordenador da sub-área de Administração em Enfermagem do Departamento de Fundamentos de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (DFEN/FENF/UERJ) atuando como docente preceptor do Estágio Supervisionado na modalidade de Internato em Enfermagem e docente responsável pela disciplina Suporte Assistencial de Enfermagem na Residência em Enfermagem. Nessas atividades, há o desenvolvimento de discussões sobre a temática ligada a ATS, tomada de decisão para incorpação de tecnologias. Além disso, há o desenvolvimento de orientações de trabalhos de conclusão de curso da graduação e pós-graduação com a temática ATS. Atuo como Membro do Laboratório de Avaliação Econômica e de Tecnologias em Saúde (LAETS) da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (EEAP/UNIRIO) onde participo de bancas de qualificação e defesa do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu dentro dessa temática. Atua como Coordenador do Núcleo de Pós-Graduação em Enfermagem e Diretor do Núcleo de Pesquisa da Universidade Veiga de Almeida. Pesquisador Líder do Núcleo de Avaliação de Tecnologias e Economia em Saúde e Segurança do Paciente (NATESSP) da Universidade Veiga de Almeida, onde apresento a temática na graduação e pós-graduação Lato Sensu. Possuo experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem de Saúde Pública, Administração e Fundamentos em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Segurança do paciente, Prevenção e Tratamento das IST/AIDS, Gestão de Curso de Graduação em Enfermagem, Avaliação de Tecnologias em Saúde, Avaliação Econômica e Avaliação de custos.

Citas

Adamy, E. K., Zocche, D. A. A., Vendruscolo, C., Metelski, F. K., Argenta, C., Valentini, J. S. (2018). Tecendo a educação permanente em saúde no contexto hospitalar: relato de experiência. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro. 7(8), 1 – 8.

Brasil. (2017). Medidas de prevenção de infecção relacionada à assistência à saúde. Brasília: Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Brasil. (2017). Plano nacional para a prevenção e o controle da resistência microbiana nos serviços de saúde. Brasília: Agência Nacional de Vigilância.

Carvalhal, R. R. A. (2019). Importância de Staphylococcus Aureus e MRSA em medicina dentária [Dissertação de mestrado]. Universidade Fernando Pessoa, Porto. https://bdigital.ufp.pt/handle/10284/8539.

Ferreira, R. G. S., Nascimento, J. L. (2017). Panorama da educação continuada em enfermagem: consequências à qualificação do trabalho de enfermagem em saúde mental e psiquiatria. Revista Saúde e Desenvolvimento. 11(7): 48-62.

Figueiredo, R. A. M., Oliveira, J. T., Silva, A. M. T. C., Ataídes, F. S. (2017). Enterococcus resistente à vancomicina: uma preocupação em expansão no ambiente hospitalar. Journal Of Infection Control. 6(1): 11-15.

Macedo, A. B. T., Junges M., Mello, D. B., Lovatto, C. G., Souza, S. B. C. (2017). Unidade para portadores de germes multirresistentes: elaboração de um protocolo de atendimento de pacientes. Revista Enfermagem Atual Inderme. 83(21).

Medeiros, S. M. A. (2018). Gestão em centro cirúrgico sob a perspectiva da educação permanente em saúde [Dissertação de mestrado]. Universidade Federal Fluminense, Niterói. https://app.uff.br/riuff/handle/1/9050.

Melendo, M. P., Viegas, K., Souza, E. N. D., Caregnato, R. C. A. (2016). Termo de consentimento informado: entendimento do paciente cirúrgico. Acta Paulista de Enfermagem. 29(3): 291-297.

Pereira A. S., Shitsuka, D. M., Parreira, F. J., Shitsuka, R. (2018). Metodologia da pesquisa científica. [e-book]. Santa Maria. Ed. UAB/NTE/UFSM. Recuperado de https://reposito rio.ufsm.br/bitstream/handle/1/15824/Lic_Computacao_Metodologia-Pesquisa-Cientifica.pdf?sequence=1.

Porto, B. C., Fujimoto, G., Borges, M. F., Bruno, L. M., Carvalho, J. D. G. (2016). Determinantes de virulência em enterococcus endógenos de queijo artesanal. Revista Ciência Agronômica. 47(1), 69-76.

Redivo, J. J., Machado, J. A., Trevisol, F. S. (2019). Complicações pós-operatórias imediatas na SRPA em um hospital geral do Sul de Santa Catarina. Arquivos Catarinenses de Medicina. 48(2), 81-91.

Tulio, K. D. S. C., Stramandinoli-Zanicotti, R. T., Dirschnabel, A. J., Schussel, J. L., Wasilewski, J. H. S., Krelling, A., Sassi, L. M. (2018). Alterações no perfil da microbiota bucal durante permanência na UTI: colonização por patógenos respiratórios potenciais. Archives Of Health Investigation. 7(9), 351-357.

Vasconcelos, R. O., Rigo, D. F. H., Marques, L. G. S., Nicola, A. L., Tonini, N. S., Oliveira, J. L. C. (2017). Dimensionamento de pessoal de enfermagem hospitalar: estudo com parâmetros oficiais brasileiros de 2004 e 2017. Escola Anna Nery. 21(4).

Vasconcelos, R. O., Bohrer, C. D., Rigo, D. F. H., Marques, L. G. S., Oliveira, J. L. C., Tonini, N. S., Nicola, A. L. (2016). Meios para a gerência de enfermagem utilizados em unidades hospitalares críticas. Enferm Foco. 7(3/4), 56-60.

Vilela, M. A. (2009). Caracterização molecular de isolados bacterianos apresentando mecanismos de resistência a antimicrobianos que atuam na parede celular [Tese de doutorado]. Universidade Federal De Pernambuco, Recife. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6180.

Publicado

03/12/2020

Cómo citar

GUIMARÃES, A. G. C. .; FERRAZ, A. R. .; XIMENES, A.; ALMEIDA, V. M. de .; ALMEIDA, P. F. .; BEHRING, L. P. B. .; ROCHA, R. G. .; LYRA, R. C. .; FONSECA, B. de O. .; MARTA, C. B. Seguimiento de bacterias en una enfermería quirúrgica: informe de experiencia. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 11, p. e75691110492, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i11.10492. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/10492. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Ciencias de la salud