El uso de beergame por alumnos de curso técnico integrado en administración

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v10i3.13716

Palabras clave:

Tecnologías en educación; Enseñando y aprendiendo; Educación básica.

Resumen

La aplicación de la tecnología de la información en el área de educación siempre ha sido un factor importante en el área de educación, ya que brinda a los maestros métodos de enseñanza ampliados y a los estudiantes más oportunidades de aprendizaje. El presente estudio tiene como objetivo analizar el uso de la tecnología aplicada en el aula, a través del uso de BeerGame, con los alumnos de tercer año del curso técnico integrado y relacionarlos con el proceso de enseñanza y aprendizaje, posibilitando una visión más atractiva en un dinámica de caminos, facilitando el lenguaje y la comprensión del alumno. Por ello, este artículo considera que a través de los recursos tecnológicos presentados en el aula, pueden ayudar en el aprendizaje, facilitando la comprensión y colocando al alumno en posibles situaciones reales del día a día. Entre los principales beneficios observados que el juego puede brindar a los docentes, destacamos la posibilidad de mostrar y explicar diversos conceptos empresariales además de ayudar a la integración de un concepto teórico abstracto con la práctica; para los estudiantes, la diversión del juego promueve el aprendizaje y esta experiencia se vuelve más efectiva. Otro punto clave observado fue la comprensión sistemática de conceptos complejos como finanzas, economía, gestión, entre otros.

Biografía del autor/a

Euclides Brandao Maluf, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Minas Gerais

Professor do Departamento de Ciências Gerenciais e Humanas (DCGH) do IFMG - Campus Bambuí. Aluno de Doutorado do Programa Doctorado en Ciencias Empresariales y Sociales na UCES, Argentina. Pós-graduando em Docência com ênfase em Educação Básica pelo IFMG - Campus Arcos. Especialista em Gestão da Produção e Gestão Ambiental. Engenheiro de Produção pelo IFMG - Campus Bambuí (2017), com período sanduíche nos Estados Unidos da América na Morgan State University (2013) e Arizona State University (2014). É Agente Ambiental Florestal / Agrícola e de Educação Ambiental pelo IFMG - Campus Bambuí (2008-2009). Possui experiência em controle e planejamento da produção e da manutenção, desenvolvimento, aplicação e avaliação de indicadores de qualidade e manutenção na safra e entressafra, trabalhando como Controlador de PCM em uma usina do setor sucroenergético em Minas Gerias. Possui também experiência com simulação por eventos discretos e por agente, além de trabalhar com serviços comunitários nos Estados Unidos da América, Europa e na América Latina. Atualmente é responsável pelas disciplinas Engenharia Ergonômica, Administração da Produção I e II, Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente, para os cursos superiores em Engenharia de Produção, Administração, Engenharia de Alimentos e nos cursos técnicos em Meio Ambiente e Administração. Atualmente co-orienta o Grupo de Estudos em Qualidade dos Alimentos (GEQUALI) e o Grupo de Estudo em Preservação Ambiental (GEPAM).

Amanda Camilo Graciano, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais

Graduada em Tecnologia em Alimentos pelo IFMG- Campus Bambuí (2012). Especialista em Processamento e controle de qualidade de produtos de origem animal pela Universidade Federal de Lavras (2016). Especialista em Vigilância Sanitária e Qualidade dos Alimentos pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (2020). Pós Graduanda em Docência com ênfase na Educação Básica pelo IFMG-Campus Arcos.

Dandara Lorrayne do Nascimento, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais

Mestrado, em andamento, em Modelagem Matemática e Computacional, pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET MG, Graduação em Matemática pelo Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG Campus Formiga (2018). Especialização em Matemática e Biologia - FAVENI (2019). Durante a graduação foi membro titular eleito do Conselho Acadêmico do IFMG, bolsista de iniciação científica na área de modelagem matemática (Um modelo matemático para a angiogênese em tumores sólidos), bolsista CAPES no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e bolsista em projeto de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) junto a iniciativa privada e a Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) na área de sistemas inteligentes. Atualmente é professora do Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG Campus Arcos, atuando nos cursos de Engenharia Mecânica e Pós-Graduação em Docência. Possui experiência como professora e tutora em cursos de educação a distância.

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Publicado

26/03/2021

Cómo citar

MALUF, E. B.; GRACIANO, A. C. .; NASCIMENTO, . D. L. do. El uso de beergame por alumnos de curso técnico integrado en administración. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 3, p. e55110313716, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i3.13716. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/13716. Acesso em: 30 jun. 2024.

Número

Sección

Ciencias de la educación