Estudo da gestão da produção agrícola familiar na comunidade Canaã, Paço do Lumiar, Maranhão, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v10i10.19063

Palavras-chave:

Agricultura familiar; Gestão; Análise SWOT; Solo.

Resumo

O sistema agrícola familiar funciona como uma unidade socioprodutiva e que necessita de auxílio para o seu desenvolvimento, como organização nas funções administrativas e produtivas. Este processo requer uma gestão do sistema, alinhamento e planejamento para tomada de decisão. Esta pesquisa analisou a importância do planejamento estratégico na gestão da produção e distribuição de agricultores familiares na região do Paço do Lumiar, Maranhão, Brasil. A área de estudo localiza-se na região de Nova Canaã, município de Paço do Lumiar. Foram selecionadas seis famílias de agricultores familiares que utilizam a mesma área de plantio. A obtenção dos dados deu-se por meio de formulário de entrevista. Além disso foram coletados quatro pontos amostrais do solo de produção agrícola, no período de setembro a novembro de 2019. Foram analisadas as características físico-químicas do solo no Laboratório de Ciências Ambientais da Universidade CEUMA (LACAM). Dessa forma, pôde-se traçar o perfil empreendedor dos estabelecimentos agrícolas familiares estudados, analisando suas dificuldades e facilidades dentro do seu planejamento estratégico. A partir dos dados coletados, juntamente com as análises físico-químicas do solo, foi possível traçar um fluxograma para melhoria da gestão de negócios para melhoria no desempenho da produção do agricultor, características físico-químicas do solo e pela análise SWOT o desenvolvimento de um Planejamento Estratégico eficiente para as famílias. Acredita-se que modelo de gestão adequado garante uma melhor utilização do solo, redução de custos e aumento da lucratividade para o pequeno agricultor.

Biografia do Autor

Klinger Garcez Duarte, Faculdade Supremo Redentor

Bacharel em Administração com Habilitação em Análise de Sistemas (Fama), MBA em Gestão Empresarial (CEUMA) e Especialista Educação a Distância (SENAC), Mestre em Meio Ambiente (UniCeuma) e Acadêmico nº 9 período do curso de Direito, colaborador do grupo de pesquisa, Justiça, Poder e Relações Éticas na Contemporaneidade (2015 / CNPQ), Atuano no Projeto de pesquisa, Injustiça ambiental e o alcance do mínimo existencial: uma análise multidisciplinar das condições de vulnerabilidade socioambiental da vila nova Canaã / Matua como docente nos curso de graduação em Administração, Contabilidade, Recursos Humanos, Logística, Gestão Ambiental e Gestão Pública assim como em diversos curso de pós-graduação, também possui experiência de 12 anos nas atividades de consultoria, coordenação de equipes e projetos, tendo previsto a implantação de novas unidades de negócios desde o projeto até a implantação com foco no crescimento operacional e administrativo, professor de curso superior et écnico, com experiência também nas áreas de Analista de Sistemas, tendo exercido funções de Supervisão, Coordenação, Gerencia e Diretoria nos mais diferentes seguimentos de mercado.

Yuri Nascimento Fróes, Instituto Florence de Ensino Superior

Graduação em Farmácia-bioquímica, Mestrado em Biologia Microbiana e Especialização em Hematologia e Banco de Sangue. Possuiexperiência profissional em Farmácia Comercial e Hospitalar. Atualmente é docente no Instituto Florence de Ensino Superior (IFES).Membro do grupo técnico do CRF/MA em Farmácias Vivas e Jardins Terapêuticos para Todos (Portaria 48/2021). Atua nos seguintes temas:etnofarmacologia e bioprospecção in vitro para obtenção de produtos naturais com atividade leishmanicida.

Wallace Ribeiro Nunes Neto, Universidade Federal do Maranhão

Doutorando em Biotecnologia e Biodiversidade pela Universidade Federal do Maranhão,mestrado em Meio Ambiente pela Universidade Ceuma(2017), Especialista em Engenharia Ambiental e Docência do Ensino Superior pela Universidade Ceuma (2017), graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Maranhão (2015), graduação em Química Licenciatura - UNOPAR (2019), graduação em Bacharelado Interdisciplinar de Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal do Maranhão (2019) e graduando em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Maranhão. Atualmente é professor de química - Colegio Santa Fé e pesquisa e desenvolvimento da Universidade Ceuma. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Orgânica, processos industriais, genética, microbiologia e engenharia, atuando principalmente nos seguintes temas: meropenem, bacterial isolate, reciclagem, antifungal activity e stress stimulon response. Ja trabalhou na secretaria do meio ambiente como analista na SPRPM.

Erika Luana Lima Durans, Universidade CEUMA

Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual do Maranhão (2007) e graduação em Direito pela Faculdade do Maranhão (2013). Atualmente é advogada - na São Bento Agropecuária.

Paulo Henrique Azevedo Lima, Universidade CEUMA

Mestrando em Meio Ambiente pela Universidade Ceuma, possui em Direito - UFMA, atualmente é advogado e pesquisador. Tem experiência na área de Direito, Gestão e Meio Ambiente.

Sandra Regina Gusmão da Hora, Universidade CEUMA

Mestranda em Meio Ambiente pela Universidade Ceuma, possui graduação em Ciências Humanas - Geografia pela Universidade Federal do Maranhão (2002) e pós-graduação em Metodologia do Ensino da Geografia - UFMA (2008). Atualmente é professora - Secretaria de Educação do Estado do Maranhão e Secretaria de Educação de São Luís - MA.

Joicy Cortez de Sá Sousa, Universidade CEUMA

Pesquisadora multidisciplinar, com experiência em pesquisa de interesse biotecnológico (bioprospecção de novos fármacos com potencial terapêutico) e análises histopatológicas. Formada em Medicina Veterinária (UFRA - 2008), Mestre em Ciência Animal (UEMA - 2011) e Doutora em Biotecnologia (RENORBIO-UFMA - 2015). Técnica de Laboratório - na área de Histologia (UFMA). Professora vinculada à Coordenação de Medicina e ao Programa de pós-graduação em Biologia Microbiana - UNICEUMA, orientando alunos e lecionando disciplinas que têm a histopatologia e as doenças parasitárias e, suas diferentes interfaces como eixo principal.

Darlan Ferreira da Silva, Universidade CEUMA

Doutor em Química Analítica pela Universidade de São Paulo - IQSC/USP (2016). Mestre em Química Analítica pela Universidade Federal do Maranhão UFMA (2010). Graduado em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA (2008). Durante o mestrado desenvolveu pesquisa na área de Química Analítica, estudando a contaminação por inseticidas organofosforados em grãos de arroz por meio de técnicas cromatográficas (HS-SPME-GC/MS) na Universidade Federal do Maranhão e eletroanalíticas empregando biossensores amperométricos na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (IQ/UNESP). Durante o doutorado adquiriu experiência na área química analítica ambiental, atuando nos seguintes temas: contaminação de solos, poluentes orgânicos persistentes (POPs, PCBs), métodos de extração em fase sólida (SPE, SPME), extração assistida por micro-ondas (MAE), cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC), cromatografia gasosa (GC/MS), bioerbicidas, otimização de métodos (RSM). Tem experiência no Sistema de Gestão de Laboratório (NBR ISO/IEC 17025 e Boas Práticas de Laboratório) e no Sistema de Gestão Ambiental (NBR ISO 14001). Atualmente, realiza seu pós doutoramento pelo Mestrado em Meio Ambiente no Laboratório de Ciências Ambientais da Universidade CEUMA, trabalhando com análise de água, solo e sedimento, utilizando análise estatística multivariada.

Delmo Mattos da Silva, Universidade Federal do Maranhão

Em 2017 concluiu o Estágio de PÓS-DOUTORADO em Teoria do Direito, PPGDIR na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Realizou DOUTORADO em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008), MESTRADO em Filosofia, com Bolsa CAPES, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e BACHARELADO em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atua como Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente (UniCEUMA) e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Direito e Instituições do Sistema de Justiça, vinculado a Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Contratualismo Moral e Político (UFRRJ - Cadastrado no Diretório do Grupo de Pesquisa do CNPq/2014) e líder do Grupo de Pesquisa Justiça, Poder e Relações Éticas na Contemporaneidade - (UniCEUMA - Cadastrado no Diretório do Grupo de Pesquisa do CNPq/2015). Desde 2010 constituiu-se como membro do Núcleo Estruturante do GT Hobbes, da ANPOF. Em 2015 e 2019 obteve respectivamente projetos de pesquisa com financiamento aprovado na FAPEMA (Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão). Publicou 48 artigos em periódicos especializados na área de Filosofia, Educação, Meio ambiente e Direito. Possui 14 capítulos de livros e 1 livros publicados e organizou 3 livros. Participou em 110 produções técnicas. Orientou 6 dissertações de mestrado, além de ter orientado 6 trabalhos de iniciação científica e 24 trabalhos de conclusão de curso nas áreas de Filosofia, Direto e Educação. Possui experiência na área Filosofia e Direito, com ênfase nas temáticas relacionadas à Ética, História da Filosofia, Filosofia do Direito e Filosofia Política. Os principais objetos de pesquisa são: Contratualismo Político, Ética aplicada: Bioética, Biodireito e Ética e justiça ambiental, a problemática da Justiça, da violência e do poder em seus diferentes desdobramentos no âmbito da filosofia e do Direito.

Wellyson da Cunha Araújo Firmo, Universidade CEUMA

Doutor em Biodiversidade e Biotecnologia e Mestre em Saúde e Ambiente pela Universidade Federal do Maranhão. Especialista em Farmacologia pela Universidade Católica Dom Bosco. Especialista em Saúde Pública pelo Instituto Nordeste de Educação Superior e Pós-graduação. Graduado em Farmácia pela Faculdade de Imperatriz. Formação Pedagógica em Biologia pela Universidade Cruzeiro do Sul. Docente da Universidade Ceuma e da Faculdade Pitágoras São Luís. Docente do Programa de Pós-graduação em Saúde e Ambiente da Universidade Federal do Maranhão. Possui experiência nas áreas de assistência e atenção farmacêutica, bioquímica, farmacologia, microbiologia, parasitologia, produtos naturais e saúde pública.

Maria Raimunda Chagas Silva, Universidade CEUMA

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Maranhão (1999), Formação pedagógica, Licenciatura em Química pela Instituto de Ensino Superior Franciscano (2017), Especialização Educação Ambiental e Recursos Hídrico pela EESC-CRHEA/USP (2001), Mestrado em Química (Química Analítica) pela Universidade de São Paulo (2002) e Doutorado em Química Analítica pelo Instituto de Química de São Carlos (2006). Works Mission, Pós- Doutorado: Projeto Desenvolvido no Departamento de Solo Qualitativo, Wageningen University Holanda (2010). Desenvolve de Projeto de Pesquisa e atualmente consultora ADHOC na FAPEMA e CNPQ e Avaliadora da revista CERES e Revista Ciências Exatas e Naturais e RENEFARA. Atualmente é Professora e Pesquisadora (Mestrado Meio Ambiente da Universidade CEUMA) e os Cursos de Engenharia Ambiental, Civil, Produção e Medicina. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Análise de Metais - Traços e Química Ambiental e identificação microbiológicas e parasitas em areia e água na zona costeiras, atuando principalmente nos seguintes temas: Água potável, águas subterrâneas, microbiologia do solo e água, efluente, alimentos, bromatologia, resíduos sólidos e sedimentos, herbicidas, solo, educação ambiental e bacias hidrográficas.

Referências

Antunes, H., Ana, D. S., & Costa, S. (2001). Conflitos socioambientais e estratégias de defesa do território. 159–172. https://sigaa.ufma.br/sigaa/public/docente/producao.jsf?siape=1096955

Baiardi, A., & Alencar, C. M. M. de. (2014). Agricultura familiar, seu interesse acadêmico, sua lógica constitutiva e sua resiliência no Brasil. Revista de Economia e Sociologia Rural, 52, 45–62. https://doi.org/10.1590/S0103-20032014000600003

Bastos, R. K; Bezerra, N. R.; Bevilacqua, P. D. (2007). Water Safety Plans: New Paradigms in Water Quality Control for Human Consumption in Consistency with Brazilian Legislation.

Biassio, A. De, & Silva, I. C. (2015). Análise swot como ferramenta para avaliação da agrobiodiversidade em sistemas tradicionais de produção nos municípios de antonina e morretes/pr swot analysis as a tool for assessing the agrobiodiversity in traditional production systems in the municipalities of antonina and morretes / PR. In Scientia Agraria (Vol. 16, Issue 2). https://www.redalyc.org/pdf/995/99538307003.pdf

Blainski, É., Tormena, C. A., Guimarães, R. M. L., & Nanni, M. R. (2012). Qualidade física de um latossolo sob plantio direto influenciada pela cobertura do solo. Revista Brasileira de Ciência Do Solo, 36(1), 79–87. https://doi.org/10.1590/S0100-06832012000100009

Brasil. (2020). Perfil da Agropecuária Maranhense. 2020. https://sigite.sagrima.ma.gov.br/wp-content/uploads/2021/05/PERFIL-DA-AGROPECUÁRIA-2020.pdf

Lei no 11.326, 24/07/2006 (2006). http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Lei/L11326.htm

BRASIL. (2009). Resolução CONAMA no 420 de 28/12/2009 - Federal - LegisWeb. https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=111046

Campos, M. L., Da Silva, F. N., Furtini Neto, A. E., Guimarães Guilherme, L. R., Marques, J. J., & Antunes, A. S. (2005). Determination of cadmium, copper, chromium, nickel, lead and zinc in rock phosphates. Pesquisa Agropecuaria Brasileira, 40(4), 361–367. https://doi.org/10.1590/s0100-204x2005000400007

Campos, M. L., Silva, F. N. da, Furtini Neto, A. E., Guilherme, L. R. G., Marques, J. J., & Antunes, A. S. (2005). Determinação de cádmio, cobre, cromo, níquel, chumbo e zinco em fosfatos de rocha. Pesquisa Agropecuária Brasileira, 40(4), 361–367. https://doi.org/10.1590/s0100-204x2005000400007

Carlos, S. de M., Cunha, D. A. da, & Pires, M. V. (2019). Conhecimento sobre mudanças climáticas implica em adaptação? Análise de agricultores do Nordeste brasileiro. Revista de Economia e Sociologia Rural, 57(3), 455–471. https://doi.org/10.1590/1806-9479.2019.187600

Carvalho, T. M. De, & Lima, P. F. De. (2015). Análise econômica dos tributos no agronegócio : custo de produção ou custo de transação. Custos e @gronegócio on Line, 11(1), 71–95. www.custoseagronegocioonline.com.br

Cláudia Cardoso Corrêa, M., & Rosa Marques, A. (2017). O processo de implantação da Termelétrica do Itaqui, São Luís-MA e a sua influência na dinâmica territorial da Vila Nova Canaã, Paço do Lumiar-MA. Revista Campo-Território, 12(28), 203–233. https://doi.org/10.14393/rct122810

Cláudia, M., Corrêa, C., & Soares Diniz, J. (n.d.). Do território à reterritorialização: o caso da Vila Residencial Nova Canaã, Paço do Lumiar-MA.

de Moura, A. M. M., & Magalhães De Moura, A. M. (2016). Governança Ambiental no Brasil: instituições, atores e políticas públicas. In Ipea. http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6800

De, T., & Morais, J. (2017). Grandes Empreendimentos e Comunidades Tradicionais: implicações subjetivas em famílias deslocadas compulsoriamente. https://tedebc.ufma.br/jspui/bitstream/tede/2524/2/TAMIRESMORAIS.pdf

Donagem, G. K., Campos, D. V. B. de, Calderano, S. B., Teixeira, W. G., & Viana, J. H. M. (2011). Manual de métodos de análise de solo. - Portal Embrapa. https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/990374/manual-de-metodos-de-analise-de-solo

Esquerdo, V. F. de S.-, & Bergamasco, S. M. P. P. (2015). Políticas públicas para a agricultura familiar brasileira: um estudo sobre o Pronaf nos municípios do circuito das Frutas-SP. Extensão Rural, 22(1), 09–35. https://doi.org/10.5902/2318179614539

FAJNZYLBER, P.; SARTI, F.; LEAL, J. P. G. (1993). Estudo da competitividade da indústria brasileira: sistema de indicadores da competitividade. Papirus. https://scholar.google.com.br/scholar?q=Estudo+da+Competitividade+da+Indústria+Brasileira%3A+sistema+de+indicadores+da+competitividade&btnG=&hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5#1

Ferreira, G. F. (2009). Universidade Federal Do Recôncavo Da Bahia Centro De Ciências Agrárias , Ambientais E Biológicas Programa De Pós-Graduação Em Ciências Agrárias. Universidade Federal Do Recôncavo Da Bahia (Dissertação Mestrado), 1–84.

Garcia, P. R. (2013). Piracicaba 2013.

Guanziroli, C. E., & Sabbato, A. Di. (2014). EVolução da agricultura familiar nordestina: uma análise comparativa entre os dois censos agropecuários Evolution of northeast family farm: a comparative analysis between two agricultural census Carlos Enrique Guanziroli. Revista Econômica Do Nordeste, 2014(5), 80–91. https://www.bnb.gov.br/revista/index.php/ren/article/view/501

IBGE. (2006). Censo Agropecuário 2006 - Agricultura Familiar - Primeiros resultados. In Censo Agropecuário. https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?id=750&view=detalhes

Joffre, O., & Simon, E. (2012). Gestão e práticas socialmente responsáveis na cooperação agrícola. Revista de Administração de Empresas, 52(2), 193–203. https://doi.org/10.1590/S0034-75902012000200006

Machado, D. G., & Souza, M. A. de. (2006). Análise das relações entre a gestão de custos e a gestão do preço de venda: um estudo das práticas adotadas por empresas industriais conserveiras estabelecidas no rs. Revista Universo Contábil, 2(1), 42–60. http://repositorio.furg.br/handle/1/848

Makusa, G. P. (2012). State of the Art Review Soil Stabilization Methods and Materials in Engineering Practice. Luleå University of Technology, Luleå, Sweden, 1–30. http://urn.kb.se/resolve?urn=urn:nbn:se:ltu:diva-24093

MINTZBER. (2007). Safári de estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Revista de Ciências Da Administração : RCA, 9(18), 183–184. https://doi.org/10.5007/1647

Moreira, J. F. (2014). Expressões do Desenvolvimento no Porto do Itaqui: reconfiguração territorial, exploração e lucro 1 Jadeylson Ferreira Moreira – (UFMA/Brasil) 1.

Murakami, L. Y. (2014). Dissipação do fungicida fluopicolide em neossolo e latossolo por meio de técnicas radiométricas e cromatográficas [USP]. http://repositoriobiologico.com.br//jspui/handle/123456789/279

Natália, D., Almeida, O. De, Maria, L., Oliveira, M. De, Silva, B., Bezerra, U. A., Farias, M. D. O., Lúcia, A., & Candeias, B. (2017). ANálise das bacias hidrográficas do rio brígida , rio terra nova e grupo de bacias de pequenos rios interiores 9 ( gi9 ) de pernambuco usando índices de vegetação e de umidade. 9, 2–6. https://www.researchgate.net/publication/323525500_Analise_das_bacias_hidrograficas_do_rio_brigida_rio_terra_nova_e_grupo_de_bacias_de_ pequenos_rios_interiores_9_gi9_de_pernambuco_usando_indices_de_vegetacao_e_de_umidade

Neri, M. C., Melo, L. C. C. de, & Monte, S. dos R. (2012). Superação da pobreza e a nova lasse média no campo. 214. https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/19371

Orivaldo, B. (2008). Mudanças climáticas e suas consequências na agricultura. http://www.infobibos.com/Artigos/2008_4/MudancasClimaticas/index.htm

Parizotto Seidler, E., & Fritz Filho, L. F. (2016). A EVolução da agricultura e o impacto gerado pelos processos de inovação: um estudo de caso no município de coxilha-rs. Economia e Desenvolvimento, 28(1), 388–409. https://doi.org/10.5902/1414650921316

Rheinheimer, D. dos S., & Anghinoni, I. (2001). Distribution of inorganic phosphorus fraction in soil management systems. Pesquisa Agropecuaria Brasileira, 36(1), 151–160. https://doi.org/10.1590/s0100-204x2001000100019

Ribeiro, E. S., Pereira, M. P., de Castro, E. M., Baroni, G. de R., Corrêa, F. F., & Pereira, F. J. (2015). Relationship between root anatomy on the uptake, storage and tolerance to lead of Echinodorus grandiflorus. Revista Brasileira de Engenharia Agricola e Ambiental, 19(6), 605–612. https://doi.org/10.1590/1807-1929/agriambi.v19n6p605-612

Schenato, R. B. (2007). Teor de carbono em solos arenosos: comparativo... - Google Acadêmico. https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=0,5&cluster=3276962763496071841

Sediyama, M. A. N., Dos Santos, I. C., & De Lima, P. C. (2014). Cultivo de hortaliças no sistema orgânico. Revista Ceres, 61, 829–837. https://doi.org/10.1590/0034-737X201461000008

Silva, M. R. C., Da Silva, L. V., Barreto, L. N., Rodrigues, E. H. C., De Miranda, R. de C. M., Bezerra, D. S., & Pereira, D. C. A. (2017). Qualidade da Água da Bacia do Rio Pindaré, nos trechos correspondentes aos Municípios de Pindaré- Mirim, Tufilândia e Alto Alegre no Estado do Maranhão. Águas Subterrâneas, 31(4), 347. https://doi.org/10.14295/ras.v31i4.28929

Silva, P. B., Pereira, P. E., Diretor-Executivo, N., Da, S., Côrtes, C., & Tai, D. W. (2008). Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA-IBGE.

Thiago, F., Kubo, E. K. de M., Pamplona, J. B., & Farina, M. C. (2020). Estilo de gestão de produtores rurais. Revista de Economia e Sociologia Rural, 58(2). https://doi.org/10.1590/1806-9479.2020.188254

Valarini, P. J., Oliveira, F. R., Schilickmann, S. de F., & Poppi, R. J. (2011). Qualidade do solo em sistemas de produção de hortaliças orgânico e convencional. Horticultura Brasileira, 29(4), 485–491. https://doi.org/10.1590/S0102-05362011000400007

Vargas, M. D. de, Seabra Júnior, S., De Oliveira, K. C. L., & Ruiz, C. G. L. (2019). Análise socioeconômica hortícola na comunidade Vale do Sol II em Tangará da Serra – MT. Agricultura Familiar: Pesquisa, Formação e Desenvolvimento, 12(2), 55. https://doi.org/10.18542/raf.v12i2.7332

Wollmann, C. A., & Galvani, E. (2013). Zoneamento agroclimático: linhas de pesquisa e caracterização teórica-conceitual. Sociedade & Natureza, 25(1), 179–190. https://doi.org/10.1590/S1982-45132013000100014

Downloads

Publicado

16/08/2021

Como Citar

DUARTE, K. G. .; FRÓES, Y. N. .; NUNES NETO, W. R. .; DURANS, E. L. L. .; LIMA, P. H. A. .; FREATO, L.; HORA, S. R. G. da .; SOUSA, J. C. de S. .; SILVA, D. F. da .; SILVA, D. M. da .; FIRMO, W. da C. A. .; SILVA, M. R. C. . Estudo da gestão da produção agrícola familiar na comunidade Canaã, Paço do Lumiar, Maranhão, Brasil. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 10, p. e501101019063, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i10.19063. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/19063. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Ciências Agrárias e Biológicas