Características físicas, comportamentais e estado de ansiedade somática e cognitiva de jogadores de esportes eletrônicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v11i5.28007

Palavras-chave:

Ansiedade; Saúde Mental; Comportamento competitivo; e-Sports.

Resumo

Introdução: o surgimento dos jogos eletrônicos ocorreu na década de 70, com o passar do tempo e seus constantes aprimoramentos passaram a ser um fenômeno na indústria cultural, chegando a movimentar bilhões de dólares e ser motivo de discussão em saúde pública. Objetivo: identificar características e observar a intensidade da ansiedade somática, cognitiva e autoconfiança de jogadores e-Sports momentos antes das partidas. Metodologia: inicialmente foram enviadas mensagens eletrônicas, por meio de rede social a 53 equipes, participantes de competição a nível nacional, para apresentação do estudo e realização do convite. O convite consistia em responder a três questionários, o IPAQ, o CSAI-2R e um questionário para caracterização da amostra, minutos antes de entrar em uma competição oficial de jogos, ambos em plataforma on-line através do Microsoft Forms. Nos questionários haviam questões de aspectos correlacionados à saúde e nível de ansiedade e autoconfiança dos jogadores em período de pré-competição. Resultado: a idade média dos jogadores foi de 20,93 ± 1,85 anos, a ansiedade cognitiva esteve presente com média de 21, 83 ± 8,12 e somática 17,07 ± 5,32, sendo considerado o nível médio de especialização no esporte atual para jogadores 49,4 %, ainda, apresentaram índices de sedentarismo 51,9 %. Conclusão: a grande maioria dos atletas são jovens, e se consideram de nível médio no esporte em questão. Os sujeitos apresentaram níveis médios de ansiedade cognitiva, mesmo com a autoconfiança presente, e níveis baixos de ansiedade somática antes das competições.

Biografia do Autor

Devisson dos Santos Silva , Universidade Federal de Sergipe

Graduado em Educação Física, especialista em desempenho humano na atividade física e esporte, técnico nível I de atletismo, mestrando em desempenho e esporte.

Universidade Federal de Sergipe

Ellber Rodrigo Santos Albuquerque , Universidade Federal de Sergipe

Graduado em Educação Física, mestre em atividade física e saúde.

Universidade Federal de Sergipe.

Rogério Brandão Wichi , Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Ciências pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo. Docente permanente de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Departamento de Educação Física (DEF)

Afrânio de Andrade Bastos , Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Ciencias de la Actividad Física y del Deporte pela Universidade de León, professor associado da graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Departamento de Educação Física (DEF).

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Publicado

30/03/2022

Como Citar

DANTAS, D. N.; SILVA , D. dos S.; ALBUQUERQUE , E. R. S. .; SILVA, D. R. P. da; WICHI , R. B. .; BASTOS , A. de A. . Características físicas, comportamentais e estado de ansiedade somática e cognitiva de jogadores de esportes eletrônicos. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 5, p. e6911528007, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i5.28007. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/28007. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Ciências da Saúde