Qualifica Hiperdia: a strategy for achieving health indicators

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v11i11.33872

Keywords:

Health status indicators; Hypertension; Diabetes Mellitus.

Abstract

The Previne Brasil Program comes as a proposal to modify the financing of the health system and brings great challenges to the public service, since it conditions the transfer of funds to the maximum reach of certain health indicators. It is based on this new reality that affects Primary Health Care, that this study brings a strategic possibility of action so that the teams can articulate and seek ways to achieve the goals established by the Federal Government. This is an experience report, lived by residents during the elaboration and implementation of the Project entitled Qualifica HiperDia. It aims to report the construction and implementation of a line of care for people with chronic conditions, with particular emphasis on Systemic Arterial Hypertension and Diabetes Mellitus. The project emerges as an alternative to reduce the difficulties in the team's work process in tracking, monitoring and monitoring the health needs of the community related to Chronic non-Communicable Diseases.

Author Biographies

Francisca Patrícia Barreto de Carvalho, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação do Centro de Ciências da Saúde/Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Especialização em Ensino de Saúde/Enfermagem pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Professora adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Desde 2005). Chefe do Departamento de Enfermagem da UERN (2010-2012). Membro da Comissão Permanente de Pesquisa da UERN (2008-2012). Experiência como enfermeira do Programa de Saúde da Família (1998-2005) e enfermeira da atenção básica (2005-2009). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação Saúde e Sociedade (2017-2021). Atualmente exerce a atividade de Analista Técnico na Fundação de Apoio a Pesquisa do Rio Grande do Norte (nº 1468/2019-GP/FUERN). Experiência de pesquisa em Doenças Crônicas, Envelhecimento Humano e Saúde do Idoso. Membro do Grupo de Pesquisa Atenção à Saúde do Adulto e do Idoso.

Sabrina Gomes da Silva, Faculdade Nova Esperança de Mossoró

Pós Graduanda em Nutrição Clínica, Metabolismo, Prática e Terapia Nutricional pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante. Nutricionista pela Faculdade Nova Esperança de Mossoró - FACENE RN. Participou do Projeto de Extensão "Nutri em Ação", promovido pelo Programa de Iniciação Científica e de Extensão da Faculdade Nova Esperança de Mossoró- vigência de 2 semestres (2020-2021); Participou do Projeto de Pesquisa "Estado Nutricional e Consumo de Alimentos por Idosos do Município de Mossoró", promovido pelo Programa de Iniciação Científica e de Extensão da Faculdade Nova Esperança de Mossoró- vigência de 2 semestres (2020- 2021). Egressa do programa de monitoria na disciplina de Morfologia Humana, promovido pela Faculdade Nova Esperança de Mossoró, com dedicação de 12 horas semanais, perfazendo um total de 249:30 horas (2018-2019).

Lívia Maria e Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Assistente Social formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Mestra pelo programa de pós-graduação em Serviço Social da UFRN, Residência Multiprofissional em Atenção Básica Saúde da Família e Comunidade - UERN/PMM. Especialista em Saúde Pública e Serviço Social pelo Centro Universitário UNIFACEX. A linha de pesquisa para a construção da dissertação de mestrado esteve ligada às noções de gênero, violência, direitos sexuais e reprodutivos das mulheres e saúde pública. Ainda quando a experiências acadêmicas, desenvolveu estágio de docência na disciplina Pesquisa Social e Serviço Social e ministrou cursos de extensão sobre Instrumentalidade e Serviço Social para os alunos da graduação em serviço social da UFRN. Experiência profissional na Política de Assistência Social, com atuação no Centro de Referência de Assistência Social do município de Touros-RN; na Política de Educação, junto ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) e atuação na coordenação do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) do município de São Miguel do Gostoso-RN. Atuação como assistente social na 1ª Vara da Infância e Juventude da comarca de Natal, especificamente trabalhando com inspeções técnicas às unidade que executam medidas socioeducativas e trabalho direto com adoções internacionais em conjunto com a Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude do Estado do Rio Grande do Norte e 1º Vara de Infância e Juventude. 

Raíra Kirlly Cavalcante Bezerra, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Nutricionista pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará; Mestra em Saúde e Sociedade pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Especialista na categoria Residente em Saúde da Família e Comunidade pela Escola de Saúde Pública do Ceará; Pós-graduada em Saúde da Família pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira e atualmente pós-graduanda em Nutrição Clínica, Metabolismo, Prática e Terapia Nutricional. Integrante do grupo de pesquisa de Atenção à Saúde do Adulto e do Idoso, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Durante a graduação, foi bolsista de Extensão do projeto Entrelaçados, na qual, frisava a inclusão de pessoas com deficiências na sociedade. Possui certificado de Proficiência Leitora em Inglês e interesse em áreas da Saúde Pública e Nutrição Clínica com ênfase em terapia intensiva e agravos crônicos.

Victória D'awylla Ferreira Rocha Delfino, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduada em licenciatura e bacharel no curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); Especialista em UTI geral e gestão da assistência intensiva ao paciente pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI); Residente em Atenção Básica/Saúde da Família e Comunidade pela UERN e Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM).

Edineide Gomes da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduada em Licenciatura e Bacharelado em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pós-Graduanda em Auditória dos Sistemas de Saúde pela Faculdade Venda Nova Imigrante (FAVENE). Experiência na área de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Segurança do Paciente, Gestão de Riscos, Urgência e emergência.

Julyana Rodrigues Maciel , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado de Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Qualificação em Urgência e Emergência pelo Centro de Preparação em Atendimento Pré-Hospitalar (CEPAPH). Egressa do Programa de Educação Tutorial em Enfermagem de Mossoró (PETEM) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Tem experiência na área de Educação Popular em Saúde; Saúde da Mulher e Saúde da Criança. Atuando com ênfase em gravidez, parto e puerpério; infecções congênitas, necessidades especiais e crescimento e desenvolvimento infantil. Pós - graduanda na área de Enfermagem em Pediatria e Neonaologia. Colaboradora no Projeto de Extensão Café Educativo: Papo entre Mulheres, desenvolvido pela Faculdade de Enfermagem da UERN.

References

Barroso, W. K. S. et al. (2021). Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial – 2020. Arquivos brasileiros de cardiologia. 116(3), 516-658. http://hdl.handle.net/11449/207940.

Brasil. (2011). V Diretrizes Brasileiras de Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA) e III Diretrizes Brasileiras de Monitorização Residencial da Pressão Arterial (MRPA). Rev Bras Hipertens. vol.18 (1) :18-25.

Brasil. (1990). Lei 8080 de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre a organização do SUS. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8080.htm

Brasil. (2013) Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Diretrizes para o cuidado das pessoas com doenças crônicas nas redes de atenção à saúde e nas linhas de cuidado prioritárias. Brasília: Ministério da Saúde, 28 p.

Brasil. (2022). Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Nota Técnica nº 11/2022-SAPS/MS. Trata da apresentação do conjunto dos 07 (sete) indicadores que compõem o incentivo financeiro de Pagamento por Desempenho da Atenção Primária à Saúde (APS) revisados para o ano de 2022, no âmbito do Programa Previne Brasil. SEI/MS – 0025123398.

Brasil. (2022). Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Nota Técnica nº 6/2022-SAPS/MS. Proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre. SEI/MS – 0025109683.

Brasil. (2022). Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Nota Técnica nº 7/2022-SAPS/MS. Proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre. SEI/MS – 0025109717.

Brasil. (2017). Portaria n° 2.436 de 21 de setembro de 2017. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Brasília: Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, 2017.

Brasil. (2019). Portaria n° 2.979, de 12 de novembro de 2019. Institui o Programa Previne Brasil, que estabelece novo modelo de financiamento de custeio da Atenção Primária à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde, por meio da alteração da Portaria de Consolidação nº 6/GM/MS, de 28 de setembro de 2017. Brasília: Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil.

Brasil. (2013). Portaria n° 3.390, de 30 de dezembro de 2013. Institui a Política Nacional de Atenção Hospitalar (PNHOSP) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), estabelecendo- se as diretrizes para a organização do componente hospitalar da Rede de Atenção à Saúde (RAS). Brasília: Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil.

Brasil. (2012). Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Dispõe sobre diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília/DF.

Gil, A. C. (2010). Como Elaborar Projetos de Pesquisa. (5a ed.): Atlas.

Harzheim, E. et al. (2022). Atenção primária à saúde para o século XXI: primeiros resultados do novo modelo de financiamento. Ciência & Saúde Coletiva, 27 (2), 609-617.

OPAS. (2021). Organização Pam-Americana de Saúde. Doenças Transmissíveis e não Transmissíveis. Conceito.

Reis, L. O., Silva, A. K dos S., & Brito, M. dos R. M de. (2022). Avaliação da qualidade de vida em pacientes com Diabetes Mellitus e suas complicações. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, 11 (9), e15311931800. https://doi.org/10.33448/rsd-v11i9.31800

Rodrigues, C., Côrrea, N. I. S., Wendt, L. de B., & López, L. C. (2022). A política do cuidado (não) masculino: aplicações teóricas e práticas para a saúde em contexto comunitário. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, 11 (9), e53611932207. https://doi.org/10.33448/rsd-v11i9.32207.

Santos, W. T. dos. (2022). Relação entre comportamentos de risco entre adultos no Brasil. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, 11 (10), e341111032913. https://doi.org/10.33448/rsd-v11i10.32913.

Silva, K. H. D., & Taveira, L. de M. (2022). Elderly health care in Primary Care: a literature review. Research, Society and Development, 11(8), e23811830589. https://doi.org/10.33448/rsd-v11i8.30589.

Soghikian, K. et al. (1992). Home blood pressure monitoring: effect on use of medical services and medical care costs. Med Care. 30, 855-65.

Mcmanus, R. J. et al. (2005). Targets and self monitoring in hypertension: randomised controlled trial and cost effectiveness analysis. BMJ. 331 (7515):493. 10.1136/bmj.38558.393669.E0.

Published

01/09/2022

How to Cite

SILVA, F. G. da .; CARVALHO, F. P. B. de .; SILVA, S. G. da .; SILVA, L. M. e .; BEZERRA, R. K. C. .; DELFINO, V. D. F. R. .; SILVA, E. G. da .; MACIEL , J. R. . Qualifica Hiperdia: a strategy for achieving health indicators. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 11, p. e532111133872, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i11.33872. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/33872. Acesso em: 28 apr. 2024.

Issue

Section

Health Sciences