Investigación socioantropológica: estrategia dialógica para construir el diagnóstico preliminar de la realidad escolar

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4330

Palabras clave:

Investigación socioantropológica; Investigación temática; Escuela.

Resumen

Este trabajo tiene como objetivo describir las etapas del proceso de construcción y desarrollo de la Investigación Socioantropológica. La investigación socioantropológica se configura como un enfoque cualitativo de carácter investigativo para el conocimiento de la realidad. Fue realizado por miembros del Programa de Becas Institucionales para la Iniciación a la Enseñanza, subproyecto de Ciencias de la Naturaleza en una escuela pública municipal en Uruguaiana, en Rio Grande do Sul. los cuestionarios semiestructurados son los instrumentos para la producción de información. La investigación socioantropológica permitió conocer características específicas de la comunidad escolar investigada, tales como cuestiones relacionadas con aspectos económicos, sociales, culturales y ambientales. Como resultado del proceso de investigación, se preparó un diagnóstico preliminar de la realidad y se entregó a la gerencia de la escuela, con la promesa de considerar la investigación en la revisión del Proyecto Pedagógico Político de la escuela, que puede permitir la construcción de prácticas educativas contextualizadas.

Biografía del autor/a

Ronan Moura Franco, Universidade Federal do Pampa

Professor da rede municipal de Uruguaiana/RS, lecionando Ciências para os anos finais do Ensino Fundamental na escola Moacyr Ramos Martins e professor de Física para o Ensino Médio no Colégio Marista Sant'Ana. É licenciado em Ciências da Natureza, especialista em Neurociência aplicada à Educação, mestre em Ensino de Ciências e, atualmente, cursa doutorado em Educação em Ciências na Universidade Federal do Pampa, campus Uruguaiana, onde participa do Grupo de pesquisa em Inovação Pedagógica na formação acadêmico-profissional de professores/as (GRUPI). 

Murilo Ricardo Sigal Carriço, Universidade Federal do Pampa

Graduado em Licenciatura em Ciências da Natureza (LCN) pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) (2013-2018). Aluno de iniciação à docência pelo Programa Institucional de Bolsas de iniciação à Docência (PIBID) (2013-2018), e aluno de iniciação cientifica no Grupo Interdisciplinar de pesquisa em Práticas de Ensino (GIPPE) (2015-2018). Atualmente aluno de mestrado no Programa de Pós Graduação em Bioquímica da UNIPAMPA e integrante do GIPPE e do Laboratório de Estudos Físico-Químicos e Produtos Naturais. (LEFQPN). Atuante na pesquisa de fitorremediação de recursos hídricos contaminados por compostos orgânicos e no desenvolvimento de materiais e estratégias lúdicas para o ensino de química e bioquímica.

Rita Cristina Gomes Galarça, Secretaria Municipal de Educação de Uruguaiana

Graduada em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FAFIUR) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS (2002) e em Tecnologia em Aquicultura pela Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA (2012). Especialista em Educação Interdisciplinar pela Associação Educacional Frei Nivaldo Liebel e Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas – FACISA (2004), em Educação Inclusiva  pela Universidade Castelo Branco- UCB em 2005,  Orientação Educacional, Supervisão e  Gestão Escolar do Centro Universitário Internacional, UNINTER (2019) e atualmente, cursando especialização em Metodologia do Ensino de Biologia – UNINTER (2019/2020). Atuou como professora da rede Municipal de Ensino (Município de Uruguaiana/RS de 2006 a 2015). Atualmente e desde 2007, atua como Professora da Rede Estadual do Rio Grande do Sul, Ensino Fundamental e Médio no Instituto Estadual Romaguera Corrêa. Foi bolsista pela Capes no período de 2015 a 2017 na função de Supervisora no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na UNIPAMPA/ Campus Uruguaiana.

Fabiane Ferreira da Silva, Universidade Federal do Pampa

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (2012), Mestra em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) e graduada em Química Licenciatura/Habilitação Ciências, pela Universidade Federal do Rio Grande (2003). Professora do Curso de Ciências da Natureza – Licenciatura e do PPG em Educação em Ciências, na Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana. Tem experiência na área de Educação, Educação em Ciências e Química, com ênfase na formação inicial e continuada de professoras(es), nas modalidades presencial e a distância, atuando principalmente com os seguintes temas: currículo, ensino de ciências e química, corpo, gênero, sexualidade, relações étnico-raciais e cultura. Integrante do Grupo de Pesquisa Tuna – Gênero, Educação e Diferença da UNIPAMPA. Integrante do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola da FURG.

Citas

Brandão, CRA. (2003). Pergunta a várias mãos: a experiência da pesquisa no trabalho do educador. São Paulo: Cortez.

Brasil. (1996). Lei no 9. 394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da

Educação Nacional. Ministério de Educação. Brasília.

Brasil. (2013). Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Ministério de Educação. Brasília.

Brasil. (2013). Lei n. 12.796, de 04 de abril de 2013. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Ministério de Educação. Brasília.

Cunha, ALÁ. (2013). Corpo-ambiente-cultura na formação de professores/as. In: Silveira, MICM; Bianchi, P. (Orgs). Núcleo Interdisciplinar de Educação. Articulação de contextos & saberes nos (per)cursos de licenciatura da Unipampa. Florianópolis: Tribo da Ilha:

Duque-Arrazola, LS & Thiollent, MJM. (2014.). João Bosco Guedes Pinto. Metodologia, teoria do conhecimento e pesquisa-ação: textos selecionados e apresentados. Belém: Universidade Federal do Pará.

Fischman, GE & Sales, SR. (2010). Formação de professores e pedagogias críticas. É possível ir além das narrativas redentoras?. Revista Brasileira de Educação, 15(43). doi: https://doi.org/10.1590/s1413-24782010000100002.

Freire, P. (1978). Educação como Prática da Liberdade. 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Freire, P. (1979). Conscientização: teoria e prática da libertação – uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 2.ed. São Paulo: Moraes.

Freire, P. (2001). Política e Educação: ensaio. 6. ed. São Paulo: Cortez.

Freire, P. (2002). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 21. ed. São Paulo: Paz e Terra.

Freire, P. (2011). Pedagogia do Oprimido. 50. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Freitas, DPS, Silva, FF, Lindemann, RH & Mello, EMB. (2013). Dossiê Socioantropológico: reflexões e práticas para o estudo da realidade. In: Silveira, MICM, Bianchi, P. (Orgs). Núcleo Interdisciplinar de Educação: Articulação de contextos & saberes nos (per)cursos de licenciatura da Unipampa. Tribo da Ilha: Florianópolis.

Freitas, DPS, Motta, CS & Mello-Carpes, PB. (2014). As bases neurobiológicas da aprendizagem no contexto da investigação Temática freireana. Revista Trabalho, Educação e Saúde, 13(1). doi: https://doi.org/10.1590/1981-7746-sip00023.

Pernambuco, MMCA. (2002). Significações e realidade: conhecimento. In: Pontuschka, N. N. (Org). Ousadia no Diálogo: interdisciplinaridade na escola pública. 4.ed. São Paulo: Loyola.

Silva, A. C. da & Infante-Malachias, ME. (2012). Reflexões sobre a convergência do pensamento de Paulo Freire e de Edgar Morin: contribuições para a formação docente. Cadernos de Educação, 42(2). doi: http://dx.doi.org/10.15210/caduc.v0i42.2155.

Triviños, A. (1987). Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas.

Veiga, IPA. (1998). Perspectiva para reflexão em torno do Projeto Político-Pedagógico. In: Veiga, IPA & Resende, LMG. de (Orgs). Escola: espaço do projeto politico pedagógico. Coleção Magistério: Formação e trabalho pedagógico. Campinas: Papirus.

Publicado

24/05/2020

Cómo citar

FRANCO, R. M.; CARRIÇO, M. R. S.; GALARÇA, R. C. G.; SILVA, F. F. da. Investigación socioantropológica: estrategia dialógica para construir el diagnóstico preliminar de la realidad escolar. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 7, p. e514974330, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i7.4330. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4330. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Ciencias de la educación