Ensino-aprendizagem de Matemática: Análise dos aspectos Social, Metodológicos e Avaliativo dos Discentes do 3º ano do Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v9i11.10076

Palavras-chave:

Matemática; Ensino; Aprendizagem.

Resumo

Esse artigo aborda a discussão acerca da instrução e aprendizagem de Matemática no contexto educacional brasileiro, referente ao aprendizado dos alunos do 3° ano do Ensino Médio. A questão de pesquisa foi como se designa o ensino e aprendizagem de Matemática no ensino médio? Com base nessa questão, justificou-se diagnosticar a aprendizagem dos educandos a respeito do tema. Objetivo foi realizar um diagnóstico do processo de ensino-aprendizagem da Matemática em discentes oriundos do 2ª ano do Ensino Médio, especificamente alunos matriculados no 3º ano do Ensino Médio. Para verificar a aprendizagem dos estudantes utilizamos 1 instrumentos de pesquisa que foi um questionário. A pesquisa foi realizada com 100 alunos do ensino médio e as informações coletadas foram analisadas a partir de 3 categorias, sendo elas: o perfil social; impressões metodológicas do ensino e a avaliação da aprendizagem, as quais possibilitaram o entendimento sobre o assunto em questão sob o direcionamento que essa pesquisa seguiu. Diante dos resultados obtidos, podemos conhecer mais das características sociais dos estudantes e a metodologia de ensino usada pelos professores, que de alguma forma pode influenciar no metodologia de aprendizagem e nos resultados avaliativos dos estudantes.

Biografia do Autor

Gilberto Emanoel Reis Vogado, Universidade do Estado do Pará

Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade da Amazônia (1991), mestrado em Geofísica pela Universidade Federal do Pará (2005) e doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2014). Atualmente é professor assistente IV da Universidade do Estado do Pará, coordenador do curso de Especialização de Fundamentos de Matemática Elementar e professor - Primeiro Comando Aéreo Regional. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: matemática, ensino de matemática, banca de correção e modelagem matemática. 

Fabricio da Silva Lobato, Universidade do Estado do Pará

Possui graduação em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2014). Atualmente é professor de Matemática em Pré vestibular. Mestrando pelo Programa de Pós graduação em Ensino de Matemática pela Universidade do Estado do Pará(2019).Especialização em andamento pela Estácio em ENEM: COMPETÊNCIAS E HABILIDADES EM MATEMÁTICA E CIÊNCIAS DA NATUREZA. Especialização em andamento pela Estácio em Metodologia do Ensino de Matemática. Pesquisando e publicando em Alto nível nas áreas de Didática da Matemática ,Educação á Distancia( EAD) e em Competências e Habilidades em Matemática.

Gustavo Nogueira Dias, Escola Tenente Rêgo Barros

 

Doutor em Educação pela Universidade Nacional de Rosário, Argentina (2017); mestre em Geofísica pela Universidade Federal do Pará, Belém (2011); especialista em Gestão escolar pelo Centro Universitário do Pará (2008); Licenciado Pleno em Matemática pela Universidade Federal do Pará (2001). Atualmente é professor do ensino básico federal do Colégio Ten. Rêgo Barros, atuando também como pesquisador nas áreas: Educação Matemática, Ambiental, Administração, Contabilidade e Estatística.

Vanessa Mayara Souza Pamplona , Universidade Federal Rural da Amazônia

Ingressou no Curso de Bacharelado em Estatística no ano de 2004, concluindo o curso em 2008, pela Universidade Federal do Pará - UFPA. No mesmo ano foi aprovada em Concurso Público pela UFPA, para exercer o Cargo de Estatístico, Classe E, com lotação no Campus Universitário Belém e nomeada no mesmo ano. Em 2010 ingressou no Curso de Pós Graduação em Matemática e Estatística da UFPA, em Nível de Mestrado, em 2011 obteve o título de mestre. No ano de 2012 ingressou no Curso de Pós-graduação em Agronomia (Entomologia Agrícola), em Nível de Doutorado na Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista - Campus de Jaboticabal - SP, em 2016 obteve o título de doutora. No ano de 2013 foi aprovada em Concurso Público de Provas e Títulos, para provimento de cargo efetivo de Professor da Carreira do Magistério Superior em Regime de Dedicação Exclusiva (DE) na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) - Campus de Paragominas - PA. Atualmente é professora efetiva do Magistério Superior e ministra aula nos cursos de graduação em Agronomia, Engenharia Florestal e Zootecnia, nas disciplinas de Estatística, Bioestatística, Estatística Experimental e Biometria.

Alessandra Epifanio Rodrigues , Universidade Federal Rural da Amazônia

Engenheira Agrônoma, formada pela Universidade Federal Rural da Amazônia-UFRA (2004), Mestre em Ciência Animal, pela Universidade Federal do Pará-UFPA (2007), área de concentração Produção Animal, linha de pesquisa Reprodução, Melhoramento e Conservação Animal. Doutoranda em Ciência Animal, área de concentração Produção Animal, linha de pesquisa Sanidade Animal. Professora Substituta da disciplina da genética na Universidade Federal Rural da Amazônia-UFRA (2006-2007). Professora Contratada da Universidade do Vale do Acaraú-UVA (2007). Engenheira Agrônoma da Secretaria de Agricultura do Município de Curralinho/PA (2008-2010). Atualmente é Professora do quadro efetivo da Universidade Federal Rural da Amazônia-UFRA, ministrando aula nas disciplinas de Genética, Métodos de Melhoramento Animal, Teoria do Melhoramento e Bovinocultura de Leite.

Herson Oliveira da Rocha, Universidade Federal Rural da Amazônia

Herson Rocha possui graduação em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (UEPA, 2005), mestrado em Geofísica pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal do Pará (IG/UFPA, 2012), e doutorado em Engenharia de Reservatório e de Exploração pelo Laboratório de Engenharia e Exploração de Petróleo da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (LENEP/CCT/UENF, 2020). Também é membro da Sociedade Brasileira de Geofísica (SBGf) e da European Association of Geoscientists & Engineers (EAGE). Atualmente ocupa o cargo de professor adjunto na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).

José Carlos Barros de Souza Júnior, Escola Tenente Rêgo Barros

Graduado em Licenciatura Plena em Matemática - Universidade do Estado do Pará (UEPA). Especialista em Matemática no Ensino Básico. Atualmente é professor de matemática - Colégio Tenente Rêgo Barros

Wagner Davy Lucas Barreto , Escola Tenente Rêgo Barros

Possui graduação em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal do Pará (2009) , e em ciências pela Universidade Estadual do Maranhão (2008). Especialista em Didática da Matemática pela UFPA, Mestrado em Matemática em Rede Nacional Pela Universidade Federal do Pará (2020). Mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade de Taubaté (2012) . Atualmente é professor instrutor do Comando da Aeronáutica no Colégio Tenente Regô Barros CTRB e professor adjunto da Faculdade Pan Amazônica FAPAN . Tem experiência Em preparação para Olimpíadas de Matemática, tem experiência no ensino fundamental, médio e superior nas modalidades presencial e a distância.

Pedro Roberto Sousa da Silva, Universidade Federal do Pará

Possui mestrado em educação pela UEPA na linha formação de professores, especialização em educação matemática pela UFPA e licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará (2004). Atualmente é professor da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EA-UFPA), e tem experiência na área de Matemática e Educação Matemática.

Washington Luiz da Silva Junior, Escola Tenente Rêgo Barros

Professor licenciado em Matemática pela Universidade do Estado do Pará- UEPA. Especialista em Fundamentos da Matemática Elementar, Gestão Educacional e Docência do Ensino Básico e Superior, Matemática Financeira, Estatística e Educação do Campo e Antropologia Brasileira (em curso). Professor do Colégio Federal Tenente Rêgo Barros- CTRB.

 

Referências

Amaral, W. A., & do. Costa, R. R. da. (2017). Avaliação da aprendizagem no ensino da matemática: tendências e perspectivas. In: XIII Congresso Nacional de Educação. Anais. EDUCERE.

Brasil (1986). Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: 20 de dezembro de 1996.

Brasil (1998). Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF,. p.148.

Brasil (2016). Estatuto da criança e do adolescente: Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990, e legislação correlata. – 14. ed. – Brasília : Câmara dos Deputados, Edições Câmara.

Cabral, N. F. (2017). Sequências Didáticas: estrutura e elaboração/ Natanael Freitas Cabral. Belém: SBEM / SBEM-PA.

CEE (2010). Resolução N° 001 de 05 de Janeiro de 2010. Recuperado de <http://www.cee.pa.gov.br/sites/default/files/RESOLUCAO_001_2010_REGULAMENTACAO_EDUC_BAS-1.pdf> .

Fevorini, L. B. O (2009). Envolvimento dos Pais na Educação Escolar dos Filhos: um estudo exploratório. 179 p. Tese (Doutorado em Psicologia). Instituto de Psicologia - Universidade de São Paulo. São Paulo -SP.

Fonseca, T. M. M. (2008). Ensinar x Aprender: Pensando a prática pedagógica. Material didático – Projeto de intervenção no Colégio Major Vespasiano Carneiro de Mello, Secretaria de Estado da Educação, PDE, Ponta Grossa – PR,

Gil, A. C.(2010). Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª ed. São Paulo: Atlas.

IBGE (2017). Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Trabalho e Rendimento. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua.

MEC (1998) Parâmetros curriculares nacionais (ensino médio)–Parte III: Ciencias da Natureza Matemática e suas tecnologias. Brasil.

Pereira, A. S., et al (2018). Metodologia da pesquisa científica. [e-book]. Santa Maria. Ed. UAB/NTE/UFSM.

Souza, J. A. G. (2005). Práticas Avaliativas: reflexões. III Simpósio de Formação de Professores de Juiz de Fora, Juis de Fora – MG,16 p.

Sarmento, C. V. S.; et al. (2017). Progressão Parcial da Matemática e Suas Dificuldades: Estudo De Caso No Município De Águas Belas. Revista Científica Semana Acadêmica. Fortaleza, Nº. 000118, 29/12/2017.

Santos, J. A.; França, K. V.; Santos, L. S. B. (2007). Dificuldade na aprendizagem de Matemática. 41 p. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso – Licenciatura em Matemática) – Centro Universitário Adventista de São, São Paulo – SP.

Souza, J. A. G. (2005). Práticas Avaliativas: reflexões. III Simpósio de Formação de Professores de Juiz de Fora, Juis de Fora – MG,16 p., 2005.

Zabala, A. (2010). Como aprender e ensinar competências. Artmed: Porto Alegre, 2010.

Downloads

Publicado

24/11/2020

Como Citar

VOGADO, G. E. R. .; LOBATO, F. da S. .; DIAS, G. N. .; PAMPLONA , V. M. S. .; RODRIGUES , A. E.; ROCHA, H. O. da .; SOUZA JÚNIOR, J. C. B. de .; BARRETO , W. D. L. .; SILVA, P. R. S. da .; SILVA JUNIOR, W. L. da . Ensino-aprendizagem de Matemática: Análise dos aspectos Social, Metodológicos e Avaliativo dos Discentes do 3º ano do Ensino Médio. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 11, p. e50691110076, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i11.10076. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/10076. Acesso em: 6 jan. 2025.

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra