O Serviço Social no âmbito hospitalar em tempos de pandemia da COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i12.11080Palavras-chave:
Saúde; Serviço Social; COVID-19; Prática Profissional.Resumo
O presente artigo tem como objetivo de analisar a atuação do assistente social no âmbito hospitalar no período da pandemia da COVID-19. O método utilizado foi a revisão da literatura. A procura na literatura foi realizada nas seguintes bases de dados: ScientificElectronic Library Online (SciELO) Web of Science e National Library of Medicine (PubMed/Medline), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Google Acadêmico. Para a escolha dos artigos foram considerados os seguintes descritores em saúde (decs.bvs.br) combinados com operadores booleanos: COVID-19 AND Primary Health Care OR Health Education OR Prevention&Control OR Comprehensive Health Care. Após a busca, 27 artigos foram contados e 17 foram excluídos. Os resultados encontrados foram que o espaço do hospital é um dos âmbitos prioritário para a atuação e fazer profissional do assistente social. Por ser a porta de entrada do sistema de saúde e pela proposta do SUS, está de acordo com a ética política do serviço social e se baseia na refração das questões sociais, neste caso a refração é o processo de saúde. As conclusões apontam que o trabalho do assistente social seja pouco reconhecido nos hospitais, é um trabalho que exige responsabilidade e é insubstituível, sendo dever do estado garantir o mínimo dos direitos e reconhecimento à profissão.
Referências
Brevidelli M. M. (2008). Trabalho de conclusão de curso: guia prático para docentes e alunos da área da saúde. 2a ed. São Paulo: Iátria.
Carvalho, T. (2018). Serviço Social e Atenção Primária: uma revisão integrativa.
Floriano, S. (2020). Saúde Mental e COVID-19 no contexto universitário.
Guimaraes, G. (2020). Atuação da equipe multiprofissional em saúde, no cenário da pandemia por Covid19.
Kruger, B. (2010). Serviço social e saúde: espaços de atuação a partir do sus, UFPE, 2010.
Kruger, B. (2010). Serviço social e saúde: espaços de atuação a partir do SUS.
Matos, A. (2020). A pandemia do coronavírus (COVID-19) e o trabalho de assistentes sociais na saúde. Secretaria Municipal de Saúde de Duque de Caxias.
Mendes, Karina Dal Sasso; Silveira, Renata Cristina de Campos Pereira & Galvao, Cristina Maria. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto contexto - enferm. [online]. 2008, vol.17, n.4, pp.758-764. ISSN 1980 265X. https://doi.org/10.1590/S0104-07072008000400018.
Pereira, E. (2020). A pandemia de COVID-19, o isolamento social, consequências na saúde mental e estratégias de enfrentamento: uma revisão integrativa, ResearchSocietyandDevelopment.
Pereira A.S. et al. (2018). Metodologia da pesquisa científica. [e-book]. Santa Maria. Ed. UAB/NTE/UFSM. Recuperado de https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/15824/Lic_Computacao_Metodologia-Pesquisa-Cientifica.pdf?sequence=1.
Reis, U. (2020). Serviço Social e COVID-19: evidências de desvalorização e um novo olhar da sociedade.
Silva, D. (2020). Alocação de recursos para assistência à saúde em tempos da pandemia de COVID-19: revisão integrativa, Revista Brasileira de Serviço Social.
Sousa, C. (2020). Atenção primária a saúde e COVID-19 – uma revisão integrativa. 2020
Sousa, C. (2020). Atenção primária à saúde e COVID-19: uma revisão integrativa, cadernos esp. Ceará, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Bruno Santos Silva; Josineide da Costa Sousa; Alanda Layane Nascimento Leal Araújo; Kellyne de Moura Feitosa; Meiryslane do Nascimento Fernandes; Laelson Rochelle Milanês Sousa; Ana Luiza Barbosa Negreiros
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.