Reflexões sobre o acesso de alunos surdos no Ensino Superior: uma trajetória de vitórias e desafios
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i12.12155Palavras-chave:
Acesso; Desafio; Ensino; Surdos.Resumo
O acesso de alunos surdos, no ensino técnico e superior, é sem dúvida, uma grande vitória a ser comemorada. No entanto, existem desafios a serem superados e vencidos pelos alunos, instituições, e profissionais envolvidos nesse processo são a todo o momento. Pensar em inclusão é algo bem mais amplo que o momento inicial que compreende a entrada do aluno surdo, acreditamos que se faz necessário ir mais além, as instruções e profissionais envolvidos precisam a buscar mecanismos facilitadores afim garantir não apenas o acesso, mas a permanência destes alunos para que os mesmos concluam o curso ao qual ingressaram. Desse modo, o presente artigo tem por objetivo, refletir sobre o acesso, permanência e conclusão de alunos com surdez no ensino superior afim de identificar meios favoráveis neste processo para que eles obtenham sucesso. Ao final, pretendemos com este estudo, identificar quais os desafios a serem vencidos pelo sujeito deste trabalho e quais os caminhos possíveis e viáveis para que os surdos obtenham sucesso no seu processo de inclusão educacional no ensino superior.
Referências
Brasil. (2020) Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Diário Oficial da União.
Brasil. (1999) Portaria Ministerial nº. 1.679/99. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/c1_1679.pdf.
Brasil. (2020) Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/cCivil_03/LEIS/2002/L10436.htm.
Brasil. (2020) Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato20042006/2005/Decreto/D5626.htm
Bueno, J. G. S. (1997) A integração social das crianças deficientes: a função da educação especial. In: Mantoan, M.T.E. A integração de pessoas com deficiência: contribuições para reflexão sobre o tema. São Paulo: Memnon: Editora SENAC.
Deus, V. O. (2017) Libras: uma língua estrangeira? Revista Arara Azul, Petrópolis, n. 22. Recuperado de http://editora-arara azul.com.br/site/admin/ckfinder/userfiles/files/3%C2%AA%20Artigo%20Viviane%20Oliveira%20de%20Deus.pdf
Farias, M. D.; Oliveira, F. K. & Ceni, A. Atuação do tradutor intérprete de Libras no ensino superior: implicações na disciplina de educação inclusiva. Research, Society and Development, [S. l.], 9(1), e171911843, 2020. Recuperado de https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/1843.
Gil, A. C. (2008) Como elaborar projetos de pesquisa. (4. ed.). São Paulo: Atlas.
Lima, M. S. (2004). Surdez, bilinguismo e inclusão: entre o dito, o pretendido e o feito. 261 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) - Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.
Lulkin, S.A. (1998) O discurso moderno na educação dos surdos: práticas de controle do corpo e a expressão cultural amordaçada. In: Skliar, C. B. (Org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação.
Morais S, E. A. de, Pedro, D. F. P., Fernandes, B. M., Silva, J. J. R.., Cruz, M. P., Nogueira Neto, L. F.; Oliveira, C. E. M.& Geraldo, V. Curso Popular Preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio: um meio de Inclusão Social em Itabira. Research, Society and Development, [S. l.], 9(5), e60952849, 2020. Recuperado de https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/2849.
Neuman, L. W. (1997) Social research methods: qualitative and quantitative approaches. Boston: Allyn & Bacon.
Menezes, E. T & Santos, T. H. (2006) Libras (Língua Brasileira de Sinais). Dicionário Interativo da Educação Brasileira. Educa Brasil. São Paulo: Midiamix.
Quadros, R. M. de. (2004) O tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais e língua portuguesa. Brasília: MEC/SEESP.
Skliar. C.B. (2001). Educação & Exclusão, Abordagens Sócio-Antropológicas em Educação Especial. In: SKLIAR. C.B. (Org) Uma perspectiva sócio-histórica sobre a psicologia e a educação dos surdos. Porto Alegre: Mediação.
Souza, R. T. de; Miranda, J. C. Inclusão e permanência escolar das pessoas com deficiência: um panorama das escolas da Zona Urbana do Município de Itaperuna-RJ. Research, Society and Development, [S. l.], 9(5). e149953193, 2020. Recuperado de https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3193.
Wrigley, O. (1996) The politics of deafness. Washington: Gallaudet University Press.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Rosenice de Lima Gabriel; Everton de Lima Silva; Adilma Gomes da Silva Machado; Jessica Gomes Lobo; Charlene de Lima Alexandre da Silva; Regina Celi Delfino da Silva; Jôse Pessoa de Lima; Rosilene Félix Mamedes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.