Remote monitoring to address obesity: experiences in nursing

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v10i1.12219

Keywords:

Telenursing; Telemonitoring; Biomedical technology; Obesity; Nursing.

Abstract

Introduction: Obesity is a complex chronic disease that threatens public health in many countries, being considered as a global epidemic of the 21st century by the World Health Organization (WHO), conditioned mainly by the food and physical activity profile.Objective: To investigate which are the main tools used for the remote monitoring of individuals with obesity by the nursing team and analyze them. Method: Integrative review carried out in 2020. The search strategy was for studies in English and Portuguese, published between April 2014 and April 2020, structured with the descriptors: Telenursing; Telemonitoring; Biomedical Technology; Obesity and nursing. Results: Six studies were selected for analysis. The tools used by the studies to perform remote monitoring of obese individuals were telephone contacts, a mobile application, sending e-mails, and sending push notifications. Conclusion: Web-based digital interventions are effective in terms of weight loss, body fat, waist circumference and BMI, in studies ranging from six months to 12 months. In addition to intervening in the lifestyle of the population and establishing a better quality of life.

Author Biographies

Heloá Costa Borim Christinelli, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Tecnologia em Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR (2016). Possui graduação em Enfermagem pela Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (2010), especialização em Assistência na Urgência e Emergência pela Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (2013) e em Enfermagem do Trabalho pela Faculdade Itecne de Cascavel (2014). Docente do Colegiado de Enfermagem da UNESPAR - Campus de Paranavaí. Atuou como Docente no Departamento de Enfermagem na Universidade Estadual de Maringá e no curso de Medicina da UNICESUMAR. Possui experiência como Enfermeira na Estratégia Saúde da Família e na Assistência de Enfermagem Hospitalar. 

João Pedro Roéfero Silva, Universidade Estadual do Paraná

Discente do segundo ano do curso de Enfermagem na Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR. Em 2019 participou e auxiliou na realização de palestras do Projeto Crescer Saudável nas escolas e CMEIs de Paranavaí- PR. Participou do programa Institucional de bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - PIBIT 2019-2020 Atualmente participa do programa Institucional de bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - PIBIT 2020- 2021

Greice Westphal, Universidade Estadual de Maringá

Aluna regular de Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL. Bolsista ATP-A/CNPQ Projeto: 443353/2016-6 Ensaio de Eficácia de um Programa de Orientação para Mudança de Hábitos alimentares e de Atividade Física em Adultos com Sobrepeso e Obesidade Abdominal de Três Países da América do Sul: Estudo BRAASUL, vinculado a Universidade Estadual de Maringá, pelo Núcleo de Estudos Multiprofissional da Obesidade-NEMO/HUM/UEM. Mestre pelo Curso de Ciências do Movimento Humano da Faculdade de Ciências de Saúde, pela Universidade Metodista de Piracicaba (2017) - Linha de pesquisa Avaliação e Reabilitação Funcional - Foi bolsista da(o): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Especialista em Educação Física Escolar, Recreação, Fisiologia do Exercício e Saúde pela Associação Catarinense de Ensino Faculdade Guilherme Guimbala (2011). Graduada em Educação Física pela Universidade do Vale do Itajaí (2010). Atualmente participa do Núcleo de Estudos Multiprofissional da Obesidade (NEMO) na Universidade Estadual de Maringá (UEM) como membro do grupo de pesquisa. É integrante da Canadian Obesity Network (CON). É Coordenadora de Engajamento no programa ?Otimizando o Tratamento e Gerenciamento da Obesidade (OPTiMO)? em parceria com o MDBriefCase, em Toronto - Canadá. Bolsista técnica do laboratório NEMO pelo projeto: Ensaio de eficácia de um programa de orientação para a mudança de hábitos alimentares e de atividade física em adultos com sobrepeso e obesidade abdominal de três países da América do Sul: Estudo BRAASUL (Colômbia, Brasil e Chile). Atua principalmente nos seguintes temas: Obesidade, Fisiologia do Exercício, Avaliação e Reabilitação Funcional e Atividade Física. 

Raquel Tomiazzi Utrila, Universidade Estadual de Maringá

Mestranda em enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá. Enfermeira graduada em 2008 pela Universidade Paranaense. Especialista em Saúde Pública e Saúde da Família, pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí, 2010. Membro de Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente de Paranavaí. Membro do Comitê Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Paranavaí. Membro da Coordenação Municipal Intersetorial do Programa Bolsa Família de Paranavaí. Atualmente Enfermeira Coordenadora de Vigilância Alimentar e Nutricional de Paranavaí.

Maria Luiza Costa Borim, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Educação Física Licenciatura pela Universidade Estadual de Maringá (2020), Graduanda em Educação Física Bacharelado pelo Centro universitário Leonardo da Vinci (2020). Vinculado a Universidade Estadual de Maringá, pelo Núcleo de Estudos Multiprofissional da Obesidade-NEMO/HUM/UEM. Aluna Não-Regular do Mestrado em Educação Física UEM, Na Disciplina de Metodologia do Ensino Superior (2020). Atualmente participa do Núcleo de Estudos Multiprofissional da Obesidade (NEMO) na Universidade Estadual de Maringá (UEM) como membro do grupo de pesquisa. Vinculo empregatício com o Studio One More- acessória em musculação, como estagiaria, com carga horaria diária de 6 horas, 5 vezes na semana, desde 2019. Atua principalmente nos seguintes temas: Obesidade, Exercício Físico e Atividade Física.

Suelen Cristina Zandonadi Bernal, Universidade Estadual de Maringá

Chefe da Divisão de Internamento do Hospital Universitário de Maringá - HU/UEM. Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2006). Especialização em Enfermagem nas Emergências pela PUC-PR (2008). Mestrado em Enfermagem pela UEM (2018). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem na urgência e emergência.

Igor Alisson Spagnol Pereira, Universidade Estadual de Maringá

Aluno regular de Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL. Graduado em Educação Física (Licenciatura) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Bolsista de Iniciação Científica pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2017 - 2018). Bolsista de Iniciação Cientifica pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq (2018 - 2019). Integrante do Núcleo de Estudos Multiprofissional da Obesidade (NEMO-UEM-HUM) vinculado ao Departamento de Educação Física UEM.

Fernando Malentaqui Martins, Universidade Estadual de Maringá

Aluno regular de Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL Graduado em Educação Física pela Universidade Paranaense (2007). Especialização em Educação Especial. Atualmente participa do Núcleo de Estudos Multiprofissional da Obesidade (NEMO) na Universidade Estadual de Maringá (UEM) como membro do grupo de pesquisa no projeto 443353/2016-6 Ensaio de Eficácia de um Programa de Orientação para Mudança de Hábitos alimentares e de Atividade Física em Adultos com Sobrepeso e Obesidade Abdominal de Três Países da América do Sul: Estudo BRAASUL, vinculado a Universidade Estadual de Maringá, pelo Núcleo de Estudos Multiprofissional da Obesidade-NEMO/HUM/UEM Coordenado pelo Prof° Dr.° Nelson Nardo Júnior. 

Mario Moreira Castilho, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá- PR - (1992), Mestrado em Promoção da Saúde - Envelhecimento Ativo com o tema: Influência do Envelhecimento Sobre o Condicionamento Físico de Bombeiros Militares de Maringá - PR.- (2013). Orientador Professor Dr. Joaquim Martins Júnior. Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UEM com o tema: Efeitos de um Programa Multiprofissional de Tratamento da Obesidade de Longa Duração Sobre Parâmetros Bioquímicos e de Aptidão Física em Adultos com Obesidade Severa. Orientador Professor Dr. Nelson Nardo Júnior. Participante do NEMO (Núcleo de Estudos Multiprofissional da Obesidade). Atualmente é Sargento - Polícia Militar do Estado do Paraná. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos projetos de: Obesidade, Maratona de Revezamento, Bombeiros por 24 horas, Prova Rústica Tiradentes, Dia Desafio e DUATLHON.

Geison Schmidt Soares, Universidade Estadual de Maringá

Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), iniciou suas experiências profissionais com atuação nas áreas de Natação, Musculação, Treinamento Funcional, Personal Trainer e Avaliação Física. Pós-graduado na especialização Lato Sensu em Educação Especial: Atendimento às Necessidades Especiais, pelo Instituto de Estudos Avançados e Pós-graduado na especialização Lato Sensu em Saúde Mental na Atenção Primária à Saúde, pela Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP). Atualmente participa do Núcleo de Estudos Multiprofissional da Obesidade (NEMO) na Universidade Estadual de Maringá (UEM) como membro do grupo de pesquisa. Atua também como Profissional de Educação Física da Saúde no Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF - AB), pela Secretaria Municipal de Saúde de Maringá/PR. Em 2018, foi vice-presidente da CIPA - PSF/NASF. Atualmente, permanece atuando como Personal Trainer e também integra a Diretoria de Assistência e Promoção à Saúde como Gerente de Promoção e Prevenção em Saúde e Coordenação de NASF-AB no município de Maringá, bem como, coordena, integra e/ou intermedia a Rede de Assistência à Violência (RAV) de Maringá; Comitê de Prevenção e Pósvenção ao Suicídio; Comitê de Aleitamento Materno; Conselho Municipal de Esporte e Lazer (CMEL); Projeto Vida no Trânsito (PVT) no município de Maringá/PR e Projeto NEMO/HUM/UEM com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maringá/PR. Atua principalmente nos seguintes temas: Promoção e Prevenção em Saúde, Obesidade, Fisiologia do Exercício, Avaliação e Reabilitação Funcional e Atividade Física.

Michele Fernandes do Amaral, Universidade Estadual de Maringá

Aluna regular de Mestrado pelo programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde associado na Universidade Estadual de Maringá (UEM) previsão término em Março de (2022), linha de pesquisa ciências humanas. Especialista Lato sensu em Gestão de Pessoas pelo Instituto Paranaense de Maringá - Paraná (2015), e especialista em Terapia Cognitivo Comportamental (2018) e Pós-Graduanda em Neuropsicologia (2021) pela CAPACITAR - RS. Graduada em Psicologia pela Faculdade Metropolitana de Maringá ? Paraná (Centro Universitário UNIFAMMA) Possui experiência em gestão de empresas em recursos humanos, liderança, treinamento e desenvolvimento de pessoas. Atualmente é Sócia-proprietária na empresa Clínica Ingenium ? Psicologia e Desenvolvimento de pessoas desde Maio de 2015. Docente no Centro Universitário ? UNIFAMMA (2018). Atua como Psicóloga clínica e Organizacional (2015). Idealizadora do projeto privado Emagrecimente ? Treinamento cognitivo e comportamental para adultos com obesidade (2020). Participa do Núcleo de Estudos Multiprofissional da Obesidade (NEMO) na Universidade Estadual de Maringá (UEM) como membro voluntário do grupo de pesquisa (2018).

Maria Antonia Ramos Costa, Universidade Estadual do Paraná

Doutora em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá-UEM.Mestrado pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (2002)-Geografia-Planejamento Ambiental/saúde. Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí, hoje Universidade Estadual do Parana e graduação em Licenciatura em Ciências, especialização em Saúde Publica pela Universidade São Camilo(1991) .É Docente Adjunto do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Paraná-UNESPAR- Campus Paranavaí-Pr. Atualmente é Coordenadora do Comite de Ética me Pesquisa com Seres Humanos da UNESPAR. . Coordenou o Projeto da Universidade Sem Fronteiras: NÚCLEO MULTIPROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE (NUMEPS)- 2018-2019. Coordenadora do Programa Saúde do Trabalhador da UNESPAR desde 2015.Tem experiência na área de Educação na Enfermagem, atuando especialmente nas áreas de graduação e pós-graduação, educação permanente de profissionais de saúde, atenção a saúde e gestão do cuidado. Vice-líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas Multidisciplinares em Políticas, Avaliação e Atenção em Saúde -NEPEMAAS-UNESPAR/CNPq e membro do Grupo de pesquisa: Núcleo de Pesquisa, Prática e ensino em gestão em saúde - NUPPEGES - UEM/CNPq.

Nelson Nardo Junior, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - FCT - Pres. Prudente-SP (1994), mestrado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - IB - Rio Claro-SP (1998) e doutorado em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo (2005). Realizou, no período de 2011-2012, estágio de pós-doutorado na University of Ottawa-Canada na Behavioral and Metabolic Research Unit e no ano de 2015 no Research Institute do Children's Hospital of Eastern Ontario. Professor associado da Universidade Estadual de Maringá, Coordenador do Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UEM/UEL no período 2012-2014, Coordenador do Núcleo de Estudos Multiprofissional da Obesidade (NEMO) e integrante da Canadian Obesity Network (CON). Diretor adjunto do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Maringá (2016-2020). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase na área da Atividade Física relacionada à Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Promoção da Saúde, prevenção e tratamento de doenças cronicas não transmissíveis, tratamento multiprofissional da obesidade e doenças associadas, atividade física, aptidão física, composição corporal e controle metabólico. 

Carlos Alexandre Molena Fernandes, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (2003), Especialização em Promoção à Saúde do Homem (2004), Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Maringá (2006) e Doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual de Maringá (2010). Docente Adjunto C da UNESPAR (Universidade Estadual do Paraná - Campus de Paranavaí). Atualmente é professor permanente no programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado em Enfermagem) da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Ministra as Disciplinas de Fisiologia do Exercício; Nutrição Esportiva; Epidemiologia, Bioestatística e Prevenção e Tratamento não Farmacológico das Doenças Crônicas. Líder do Grupo de Pesquisa NEPEMAAS (Núcleo de Estudos e Pesquisas Multidisciplinares em Políticas, Avaliação e Atenção em Saúde). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Promoção à Saúde do Homem, atuando principalmente nos seguintes temas: Epidemiologia, Produtos Naturais, Doenças Crônicas (Diabetes, Hipertensão, Obesidade e Síndrome Metabólica), Atividade física e Saúde e Fisiologia do Exercício.

References

Abeso. (2016). Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica. In Diretrizes brasileiras de obesidade (Número 4 ED.).

Afshin, A., Forouzanfar, M. H., Reitsma, M. B., Sur, P., Estep, K., Lee, A., Marczak, L., Mokdad, A. H., Moradi-Lakeh, M., Naghavi, M., Salama, J. S., Vos, T., Abate, K. H., Abbafati, C., Ahmed, M. B., Al-Aly, Z., Alkerwi, A., Al-Raddadi, R., Amare, A. T., … Murray, C. J. L. (2017). Health effects of overweight and obesity in 195 countries over 25 years. New England Journal of Medicine, 377(1), 13–27. https://doi.org/10.1056/NEJMoa1614362

Assis, C., Navarro, F., & Bessa, F. (2012). Fatores associados à adesão e a não adesão do tratamento não farmacológico em usuários com obesidade assistidos pelo Programa Saúde da Família, Complexo do Alemão – RJ. RBONE - Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento, 6(31), 6.

Barbosa, I. de A., Silva, K. C. da C. D. da, Silva, V. A. da, & Silva, M. J. P. da. (2016). The communication process in Telenursing: integrative review. Revista brasileira de enfermagem, 69(4), 765–772. https://doi.org/10.1590/0034-7167.2016690421i

Braga, V. A. S., Jesus, M. C. P. de, Conz, C. A., Tavares, R. E., Silva, M. H. da, & Merighi, M. A. B. (2017). Intervenções do enfermeiro às pessoas com obesidade na Atenção Primária à Saúde: revisão integrativa. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 1–11. https://doi.org/10.1590/S1980-220X2017019203293

Bray, G. A., Frühbeck, G., Ryan, D. H., & Wilding, J. P. H. (2016). Management of obesity. The Lancet, 387(10031), 1947–1956. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(16)00271-3

Bueno, J. M., Leal, F. S., Saquy, L. P. L., dos Santos, C. B., & Ribeiro, R. P. P. (2011). Food education for the obese: Adherence and anthropometric results. Revista de Nutricao, 24(4), 575–584. https://doi.org/10.1590/s1415-52732011000400006

Burgess, E., Hassmén, P., Welvaert, M., & Pumpa, K. L. (2017). Behavioural treatment strategies improve adherence to lifestyle intervention programmes in adults with obesity: a systematic review and meta-analysis. Clinical Obesity, 7(2), 105–114. https://doi.org/10.1111/cob.12180

Castilho, M. M., Westphal, G., Pereira, I. A. S., Martins, F. M., Bim, R. H., Thon, R. A., Moreira, V. F. R., Bevilaqua, C. A., Meireles, K. B., Okawa, R. T. P., & Júnior, N. N. (2021). Teste de caminhada de 6 minutos (tc6m) na obesidade severa: considerações. Revista Valore, 5(e-555).

Castilho, M. M., Westphal, G., Pereira, I. A. S., Martins, F. M., Meireles, K. B., & Nardo Junior, N. (2021). Efeitos de um programa multiprofissional de tratamento da obesidade no ambiente aquático em adolescentes acompanhados ou não de suas mães. Research, Society and Development, 10(1), e34010111929. https://doi.org/10.33448/rsd-v10i1.11929

Castilho, M. M., Westphal, G., Thon, R. A., Pereira, I. A. S., Martins, F. M., Amaral, M. F. do, Okawa, R. T. P., & Nardo Junior, N. (2021). Efeitos de um programa multiprofissional de tratamento da obesidade no ambiente aquático em adultos com obesidade severa. Research, Society and Development, 10(1), e12910111636. https://doi.org/10.33448/rsd-v10i1.11636

Christinelli, H. C. B., Souza, J. M. S. de, Costa, M. A. R., Teston, É. F., Borim, M. L. C., & Fernandes, C. A. M. (2020). Effectiveness of a dietary re-education and physical activity program on obesity. Revista gaucha de enfermagem, 41, e20190213. https://doi.org/10.1590/1983-1447.2020.20190213

Christinelli, H. C. B., Westphal, G., Nardo Junior, N., Borim, M. L. C., Costa, M. A. R., & Fernandes, C. A. M. (2021). Nutritional status and body composition in individuals with overweight or obesity using usual and unusual indicators. Research, Society and Development, 10(1), e4910111339. https://doi.org/10.33448/rsd-v10i1.11339

Dávalos, M. E., French, M. T., Burdick, A. E., & Simmons, S. C. (2009). Economic evaluation of telemedicine: Review of the literature and research guidelines for benefit-cost analysis. Telemedicine and e-Health, 15(10), 933–948. https://doi.org/10.1089/tmj.2009.0067

Dietz, W. H., Baur, L. A., Hall, K., Puhl, R. M., Taveras, E. M., Uauy, R., & Kopelman, P. (2015). Management of obesity: Improvement of health-care training and systems for prevention and care. The Lancet, 385(9986), 2521–2533. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(14)61748-7

Douketis, J. D., Macie, C., Thabane, L., & Williamson, D. F. (2005). Systematic review of long-term weight loss studies in obese adults: Clinical significance and applicability to clinical practice. International Journal of Obesity, 29(10), 1153–1167. https://doi.org/10.1038/sj.ijo.0802982

Eisenhauer, C. M., Hageman, P. A., Rowland, S., Becker, B. J., Barnason, S. A., & Pullen, C. H. (2017). Acceptability of mHealth Technology for Self-Monitoring Eating and Activity among Rural Men. Public Health Nursing, 34(2), 138–146. https://doi.org/10.1111/phn.12297

Ghroubi, S., Kossemtini, W., Mahersi, S., Elleuch, W., Chaabene, M., & Elleuch, M. H. (2016). Contribution of isokinetic muscle strengthening in the rehabilitation of obese subjects. Annals of Physical and Rehabilitation Medicine, 59(2), 87–93. https://doi.org/10.1016/j.rehab.2016.01.005

Gomez-Marcos, M. A., Patino-Alonso, M. C., Recio-Rodriguez, J. I., Agudo-Conde, C., Romaguera-Bosch, M., Magdalena-Gonzalez, O., Gomez-Arranz, A., Mendizabal-Gallastegui, N., Angel Fernandez-Diez, J., Gomez-Sanchez, L., Maderuelo-Fernandez, J. A., Rodriguez-Sanchez, E., & Garcia-Ortiz, L. (2018). Short- and long-term effectiveness of a smartphone application for improving measures of adiposity: A randomised clinical trial – EVIDENT II study. European Journal of Cardiovascular Nursing, 17(6), 552–562. https://doi.org/10.1177/1474515118761870

Hernández-Reyes., F., C.-M., G., M. R., R., M.-L., M., R.-S., & R., M. R. (2020). Push Notifications From a Mobile App to Improve the Body Composition of Overweight or Obese Women: Randomized Controlled Trial. JMIR mHealth and uHealth, 8(2), e13747. http://www.embase.com/search/results?subaction=viewrecord&from=export&id=L630928257%0Ahttp://dx.doi.org/10.2196/13747

IBGE. (2018). PNAD Contínua TIC 2017: Internet chega a três em cada quatro domicílios do país. Agência IBGE notícias. https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/23445-pnad-continua-tic-2017-internet-chega-a-tres-em-cada-quatro-domicilios-do-pais

Levorato, C. D., de Mello, L. M., da Silva, A. S., & Nunes, A. A. (2014). Fatores associados à procura por serviços de saúde numa perspectiva relacional de gênero. Ciencia e Saude Coletiva, 19(4), 1263–1274. https://doi.org/10.1590/1413-81232014194.01242013

Little, P., Stuart, B., Hobbs, F. R., Kelly, J., Smith, E. R., Bradbury, K. J., Hughes, S., Smith, P. W. F., Moore, M. V, Lean, M. E. J., Margetts, B. M., Byrne, C. D., Griffin, S., Davoudianfar, M., Hooper, J., Yao, G., Zhu, S., Raftery, J., & Yardley, L. (2016). An internet-based intervention with brief nurse support to manage obesity in primary care (POWeR+): a pragmatic, parallel-group, randomised controlled trial. The Lancet Diabetes & Endocrinology, 4(10), 821–828. https://doi.org/10.1016/S2213-8587(16)30099-7

Luley, C., Blaik, A., Götz, A., Kicherer, F., Kropf, S., Isermann, B., Stumm, G., & Westphal, S. (2014). Weight Loss by Telemonitoring of Nutrition and Physical Activity in Patients with Metabolic Syndrome for 1 Year. Journal of the American College of Nutrition, 33(5), 363–374. https://doi.org/10.1080/07315724.2013.875437

Medeiros;, L. J., Vitoretti;, L. L. C., Almeida;, P. M. de, Freitas;, L. L. de, Cavalheiro;, L. K., Ribeiro;, E. M. A., Aguiar;, A. S. de, & Luquetti;, S. C. P. D. (2015). Estágios motivacionais para mudança de comportamento em indivíduos que iniciam tratamento para perda de peso. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, 64(2), 107–114.

Palmeira, C. S., Mussi, F. C., Santos, C. A. S. de T., Lima, M. L., Ladeia, A. M. T., & Silva, L. C. de J. (2019). Efeito do monitoramento remoto de enfermagem sobre o excesso de peso de mulheres: ensaio clínico. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 27.

Pereira, I. A. S., Martins, F. M., Westphal, G., Castilho, M. M., & Nardo Junior, N. (2021). Programas multiprofissionais de tratamento da obesidade com metas de perda de peso definidas: uma revisão sistemática da literatura. Research, Society and Development, 10(1), e24710111779. https://doi.org/10.33448/rsd-v10i1.11779

Soares, C. B., Hoga, L. A., Peduzzi, M., Sangaleti, C., Yonekura, T., Silva, D. R. A. D., Dutra, V. F. D., Oliveira, R. M. P., Zoltowski, A. P. C., Costa, A. B., Teixeira, M. A. P., Koller, S. H. S. H., Grau, D. E. F. E., Evidência, D. E. R. D. E., Souza, M. T. De, Dias, M., Carvalho, R. De, Ercole, F. F., Melo, L. S. de, … Trevizan, M. A. (2010). Revisão Integrativa versus Revisão Sistemática. Reme: Revista Mineira de Enfermagem, 8(1), 102–106. https://doi.org/10.1590/S1679-45082010RW1134

Stumm, A., B., S., K., S., W., T.K., H., C., L., Stumm, G., Blaik, A., Kropf, S., Westphal, S., Hantke, T. K., & Luley, C. (2016). Long-term follow-up of the telemonitoring weight-reduction program “active body control”. Journal of Diabetes Research, 2016, 3798729. http://www.embase.com/search/results?subaction=viewrecord&from=export&id=L609991660%0Ahttp://dx.doi.org/10.1155/2016/3798729

Suely Palmeira, C., Monteiro Garrido, L. M., & Santana, P. (2016). Fatores intervenientes na adesão ao tratamento da obesidade. Ciencia y Enfermeria, 22(1), 11–22. https://doi.org/10.4067/S0717-95532016000100002

Telles, T. C. B., Araruna, L. C., Almeida, M. S., & Melo, A. K. (2016). ADESÃO E ADERÊNCIA AO EXERCÍCIO: Um Estudo Bibliográfico. Revista Brasileira de Psicologia do Esporte, 6(1). https://doi.org/10.31501/rbpe.v6i1.6725

Wadden, T. A., Butryn, M. L., Hong, P. S., & Tsai, A. G. (2014). Behavioral treatment of obesity in patients encountered in primary care settings: A systematic review. JAMA - Journal of the American Medical Association, 312(17), 1779–1791. https://doi.org/10.1001/jama.2014.14173

Westphal, G., Baruki, S. B. S., Mori, T. A. de, Montebello, M. I. de L., & Pazzianotto-Forti, E. M. (2020). Effects of Individualized Functional Training on the Physical Fitness of Women with Obesity. Lecturas: Educación Física y Deportes, 25(268), 61–75. https://doi.org/10.46642/efd.v25i268.2084

Westphal, G., Soares, G. S., Vespasiano, B. de S., Christinelli, H. C. B., Pereira, I. A. S., Castilho, M. M., Martins, F. M., & Nardo Junior, N. (2021). Taxa metabólica basal de adolescentes com sobrepeso ou obesidade. Research, Society and Development, 10(1), e35010111964. https://doi.org/10.33448/rsd-v10i1.11964

WHO. (2017). 10 Facts on Obesity. In WORLD HEALTH ORGANIZATION. https://www.who.int/features/factfiles/obesity/en/

Published

24/01/2021

How to Cite

CHRISTINELLI, H. C. B. .; SILVA, J. P. R. .; WESTPHAL, G.; UTRILA, R. T. .; BORIM, M. L. C. .; BERNAL, S. C. Z. .; PEREIRA, I. A. S. .; MARTINS, F. M. .; CASTILHO, M. M. .; SOARES, G. S. .; AMARAL, M. F. do .; COSTA, M. A. R. .; NARDO JUNIOR, N. .; FERNANDES, C. A. M. . Remote monitoring to address obesity: experiences in nursing. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e49310112219, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i1.12219. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/12219. Acesso em: 25 apr. 2024.

Issue

Section

Review Article