O rastro da COVID-19 no mundo: Reflexão teórica sobre a repercussão da pandemia e seus desdobramentos na saúde dos profissionais de enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v10i3.12903

Palavras-chave:

COVID-19; Profissionais de saúde; Pandemia; Enfermagem; Coronavírus.

Resumo

Objetivo: Refletir o impacto da pandemia da COVID-19 nos profissionais que atuam diretamente nos serviços de saúde junto aos pacientes acometidos pela doença. Método: Ensaio teórico-reflexivo, descritivo, qualitativo produzido a partir da análise crítica de diferentes bases de dados, manuais, sites institucionais e jornalísticos nacionais e internacionais em busca de dados atualizados para a contextualização da temática. Resultados e Discussão: Ressalta-se que, seja no serviço administrativo ao assistencial, todas as organizações de saúde, nacionais e internacionais, estão empenhadas em não medir esforços na implementação de protocolos e medidas de proteção e prevenção da doença, bem como, proteger os profissionais de saúde que estão trabalhando diretamente no enfrentamento da COVID-19. Nesta perspectiva, as autoras buscam contribuir com os serviços de saúde, no sentido de despertar para ações que visam a segurança do paciente e dos profissionais envolvidos no cuidado. Conclusão: a reflexão do estudo remete para o grande desafio da humanidade na busca por uma solução que garanta uma assistência digna e segura para enfrentar os desdobramentos da pandemia. É evidente que o desafio vai além do controle da doença, tornando visível a precariedade dos cenários e dos sistemas de saúde ao redor do mundo com desigualdade social, dificuldade de acesso aos serviços públicos, déficit de profissionais, processos de gestão em saúde inoperantes, falta de recursos humanos e materiais que vão desde o fornecimento de EPI até qualificação em serviço. Esses fatores influenciam no aumento do número de óbitos e corroboram para maior vulnerabilidade dos profissionais de saúde.

Biografia do Autor

Maria Lucia Costa de Moura, Universidade Paulista

Graduação em Enfermagem Faculdade de Enfermagem Luiza de Marillac/São Camilo; Especialização em Docência do Ensino Superior; Especialização em Gestão na Saúde da Família; Atualização em Doenças Sexualmente Transmissíveis HIV/AIDS; Mestre em Ciências da Saúde e do Ambiente; Especialização em Enfermagem do Trabalho; Participante do Grupo de Pesquisa Clininfec - Clínica e Doenças Infecciosas - CNPq; Doutora em Patologia Ambiental e Experimental. Professor Avaliador do INEP. Membro do Conselho Editorial da Revista Global Academic Nursing Docente disciplinas da área de saúde. Graduação em Pós Graduação

Suely Lopes de Azevedo, Universidade Federal Fluminense

Professora Associada do Departamento de Fundamentos e Administração em Enfermagem da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa/Universidade Federal Fluminense. Doutora pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEAN/UFRJ) no Núcleo de Pesquisa em Enfermagem Hospitalar (NEPENH). Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro ( EEAN/UFRJ), Especialista em Enfermagem do Trabalho pela Faculdade de Enfermagem Luiza de Marillac - FELM. Especialista em Controle de Infecção em Assistência em Saúde pela Universidade Federal Fluminense. Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UNIRIO em 1986.

Aline Silva da Fonte Santa Rosa de Oliveira, Faculdade Bezerra de Araújo

Enfermeira formada pela Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN/UFRJ), Doutora em Enfermagem pela EEAN/UFRJ. Mestre em Enfermagem pela EEAN/UFRJ. Especialista em Enfermagem Pediátrica pela EEAN/UFRJ. Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes. Trabalha no CTI Pediátrico e Neonatal do Hospital Geral de Bonsucesso e possui experiência na docência tendo sido Professora Substituta do Departamento Materno Infantil da EEAN/UFRJ (2010-2011), participando no campo prático e teórico da na área do conhecimento pediátrico, assim como orienta trabalhos de conclusão de curso. Participa como membro do Comitê de Ética e Pesquisa da mesma instituição.

Referências

Associação Brasileira de Saúde Coletiva. (2020). Em defesa da vida: solidariedade aos profissionais de saúde mortos por COVID-19. ABRASCO. https://www.abrasco.org.br/site/noticias/posicionamentos-oficiais-abrasco/em-defesa-da-vida-solidariedade-aos-profissionais-de-saude-mortos-por-COVID-19/49520/.

Akpan, N., & Jagguard, V. (2020). Anthony Fauci: Não existem Provas Científicas de que o Coronavírus Foi Criado num Laboratório Chinês. NatGeo. https://www.natgeo.pt/ciencia/2020/05/anthony-fauci-nao-existem-provas-cientificas-de-que-o-coronavirus-foi-criado-num.

Alessi, G. (2020). Brasil já perdeu mais profissionais de enfermagem para o coronavírus do que Itália e Espanha juntas. EL PAÍS. https://brasil.elpais.com/brasil/2020-05-06/brasil-ja-perdeu-mais-profissionais-de-enfermagem-para-o-coronavirus-do-que-italia-e-espanha-juntas.html.

Alessi, G. (2021). Brasil responde por um terço das mortes globais entre profissionais de enfermagem por COVID-19. EL PAÍS. https://brasil.elpais.com/brasil/2021-01-08/brasil-responde-por-um-terco-das-mortes-globais-entre-profissionais-de-enfermagem-por-COVID-19.html.

Astor, M., Barnes, B., Barrow, K., Blinder, A., Cochrane, E., Cook, L. R., Cooper, M., Cowan, J., Das, A., Fandos, N., Freytas-Tamura, K., Furber, M., Gold, M., Green, E. L., Gross, J., Hamby, C., Haberman, M., Hadi,M., Harmon, A., Hartocollis, A., Hu, W., Jacobs,J., Levenson, M., Mervosh, S., Miller, C. C., Phillips, M., Rabin, R. C., Schmidt, M. S., Smith, M., Soto, K., Steinhauer, J., Stevens, M., Sullivan, E., Vigdor, N., Waldstein, D., Witz, B., & Zimmer, C. (2020). Quatro meses após o primeiro caso, número de mortos nos EUA ultrapassa 100.000. The new York times. https://www.nytimes.com/2020/05/27/us/coronavirus-live-news-updates.html#link-30ec6ebb.

Branco, L. (2020). BRASIL FECHA ACORDO COM UNIVERSIDADE DE OXFORD PARA TESTAR VACINA CONTRA COVID-19. Revista Época - Globo. https://epoca.globo.com/brasil-fecha-acordo-com-universidade-de-oxford-para-testar-vacina-contra-COVID-19-24503480.

Brasil (2020). Ministério da Saúde. COVID-19 NO BRASIL. https://susanalitico.saude.gov.br/extensions/COVID-19_html/COVID-19_html.html.

.Brasil (2021a). Ministério da Saúde. Informe Técnico: Campanha Nacional de Vacinação contra a COVID-19.

Brasil (2021b). Ministério da Saúde. Plano nacional de operacionalização da vacinação contra a COVID-19.

Brasil (2021c). Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações. Plano nacional de operacionalização da vacinação contra a covid-19. 2ª edição | Brasília/DF 22/01/2021. 90 p.

Brasil (2021d). Ministério da Saúde. Portaria nº 454 Dispõe sobre a declaração, em todo o território nacional, o estado de transmissão comunitária do coronavírus (COVID-19). Diário Eletrônico, Órgão: Ministério da Saúde/Gabinete do Ministro Edição: 55-F | Seção: 1 - Extra | Página: 1. https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-454-de-20-de-marco-de-2020-249091587.

Brasil. Ministério da Saúde. (2020e). Entenda a diferença entre Coronavírus, COVID-19 e Novo Coronavírus. https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-e-vigilancia-sanitaria/2020/03/entenda-a-diferenca-entre-coronavirus-covid- -19-e-novo-coronavirus.

Brasil. Ministério da Saúde. (2021f). Relatórios de Monitoramento (SCTIE). https://www.gov.br/saude/pt-br/Coronavirus/vacinas/relatorios-de-monitoramento-sctie.

Conselho Nacional de Secretários de Saúde. (2021). PAINEL CONASS COVID- 19. CONASS. https://www.conass.org.br/painelconasscovid19/.

Chen, K. Y., Yang, C. M., Lien, C. H., Chiou, H. Y., Lin, M. R., Chang, H. R., & Chiu, W. T. (2013). Burnout, job satisfaction, and medical malpractice among physicians. International journal of medical sciences, 10(11), 1471–1478. https://doi.org/10.7150/ijms.6743.

Conselho Federal de Enfermagem. (2021a). Brasil representa um terço das mortes de profissionais de Enfermagem por covid-19. COFEN. http://www.cofen.gov.br/brasil-responde-por-um-terco-das-mortes-de-profissionais-de-enfermagem-por-covid-19_84357.html.

Conselho Federal de Enfermagem. (2021b). Observatório de Enfermagem. Profissionais infectados com COVID-19 informado pelos enfermeiros responsáveis técnicos/coordenadores. COFEN. http://observatoriodaenfermagem.cofen.gov.br/.

Conselho Regional de Enfermagem. (2020). Brasil responde por 30% das mortes de profissionais de Enfermagem por COVID-19. COFEN. http://ba.corens.portalcofen.gov.br/brasil-responde-por-30-das-mortes-de-profissionais-de-enfermagem-por-COVID-19_56592.html.

Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde. (2021). Notícias: coronavírus brasil responde por um terço das mortes globais entre profissionais da enfermagem por covid-19. CNTS. https://cnts.org.br/noticias/brasil-responde-por-um-terco-das-mortes-globais-entre-profissionais-da-enfermagem-por-covid-19.

Cruz, P. R. (2020). COVID-19 JÁ MATOU 208 PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM NO BRASIL, DIZ COFEN. R7 Brasil. https://noticias.r7.com/saude/COVID-19-ja-matou-208-profissionais-de-enfermagem-no-brasil-diz-cofen-07072020.

Fagundes, M. (2020). Com 40% dos casos, Brasil lidera mortes de enfermeiros por COVID-19. Exame. Brasil. https://exame.com/brasil/com-40-dos-casos-brasil-lidera-mortes-de-enfermeiros-por-COVID-19/.

Fagundes, M. (2020). COVID-19 está matando enfermeiras no Brasil mais do que em qualquer outro lugar. BoombergQuint. https://www.bloombergquint.com/amp/onweb/COVID-19-is-killing-nurses-in-brazil-more-than-anywhere-else.

Federazione Nazionale degli Ordini dei Medici Chirurghi e degli Odontoiatri. (2020). A Firenze un luogo della memoria per medici e infermieri morti per Covid. FNOMCeO. https://portale.fnomceo.it/a-firenze-un-luogo-della-memoria-per-medici-e-infermieri-morti-per-covid/.

Fundação Oswaldo Cruz. (2020). Por que a doença causada pelo novo vírus recebeu o nome de COVID-19?. Portal FIOCRUZ. https://portal.fiocruz.br/pergunta/por-que-doenca-causada-pelo-novo-virus-recebeu-o-nome-de-COVID-19.

Gaglioni, C. (2021). O estágio da vacinação contra a COVID-19 pelo mundo. NEXO Jornal. https://www.nexojornal.com.br/expresso/2021/01/16/O-est%C3%A1gio-da-vacina%C3%A7%C3%A3o-contra-a-covid-19-pelo-mundo.

Greshko, Michael (2021). A COVID-19 provavelmente ficará conosco para sempre. eis como iremos conviver com a doença. NatGeo. https://www.natgeo.pt/ciencia/2021/01/a-COVID-19-provavelmente-ficara-connosco-para-sempre.

Jewett, C., Bailey, M., & Renwich, D. (2020). Nearly 600 US health care workers have died of COVID-19. ABC NEWS. https://abcnews.go.com/amp/Health/600-us-health-care-workers-died-COVID-19/story?id=71132667%204/7.

Jewett, C., & Szabo, L. (2020). O CORONAVÍRUS ESTÁ MATANDO MUITO MAIS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DOS EUA DO QUE DADOS OFICIAIS SUGEREM. The guardian. https://amp.theguardian.com/us-news/2020/apr/15/coronavirus-us-health-care-worker-death-toll-higher-official-data-suggests.

Johns Hopkins University &Medicine. Coronavirus Resource center (2021). COVID-19 Dashboard by the Center for Systems Science and Engineering (CSSE) at Johns Hopkins University (JHU). Johns Hopkins University & Medicine. https://coronavirus.jhu.edu/map.html.

Kahn, J., & Technologies, J.H.P.E.G.D.C.T. (2020). Digital Contact Tracing for Pandemic Response: Ethics and Governance Guidance. Baltimore: Johns Hopkins University Press., doi:10.1353/book.75831.

Kelly, B. (2020). Brasil, el país con más muertes de enfermeros por COVID-19. Diario las Américas. https://www.diariolasamericas.com/america-latina/brasil-el-pais-mas-muertes-enfermeros-COVID-19-n4200107/amp.

Lai J, Ma S, Wang Y, Cai Z, Hu J, Wei N, Wu J, Du H, Chen T, Li R, Tan H, Kang L, Yao L, Huang M, Wang H, Wang G, Liu Z, Hu S. Factors Associated With Mental Health Outcomes Among Health Care Workers Exposed to Coronavirus Disease 2019. JAMA Netw Open. 2020 Mar 2;3(3):e203976. doi: 10.1001/jamanetworkopen.2020.3976.

Lima, C. M. A. de O. (2020). Informações sobre o novo coronavírus (COVID-19). Radiologia Brasileira, 53(2), V-VI. Epub April 17, 2020.https://doi.org/10.1590/0100-3984.2020.53.2e1.

Costa de Moura, M. L. . (2020). Coronavírus e COVID-19. Saúde Coletiva (Barueri), 10(53), 2370-2375. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i53p2370-2375

Nascimento, L. (2021). ImunizaSUS capacitará profissionais de saúde para vacinação. Agência Brasil. https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2021-01/imunizasus-capacitara-profissionais.

Oliveira, A. C de., Lucas, T. C., & Iquiapaza, R. A. (2020). O QUE A PANDEMIA DA COVID-19 TEM NOS ENSINADO SOBRE ADOÇÃO DE MEDIDAS DE PRECAUÇÃO?. Texto & Contexto - Enfermagem, 29, e20200106. Epub May 08, 2020. https://doi.org/10.1590/1980-265x-tce-2020-0106.

Organização Pan-Americana de Saúde (2020a). Brasil, confirma o primeiro caso de infecção pelo novo coronavírus. https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6113:brasil-confirma-primeiro-caso-de-infeccao-pelo-novo-coronavirus&Itemid=812.

Organização Panamericana de Saúde. Folha informativa COVID-19. (2021a). Escritório da OPAS e da OMS no Brasil. https://www.paho.org/pt/covid19

Organização Pan-Americana de Saúde. (2021b). Doença por coronavírus (COVID-19): Vacinas. https://www.who.int/news-room/q-a-detail/coronavirus-disease-(COVID-19)-vaccines?adgroupsurvey={adgroupsurvey}&gclid=Cj0KCQiAjKqABhDLARIsABbJrGnfWCPxxBGOIW-sOOJJcpFPI9wG9635nZr_XDItIvWuqP5vJfksdhEaAjEeEALw_wcB.

Pereira, AS, Shitsuka, DM, Parreira, FJ & Shitsuka, R. (2018). Metodologia da pesquisa científica. [e-book]. Santa Maria.Ed. UAB/NTE/UFSM..

https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/15824/Lic_Computacao_Metodologia-Pesquisa-Cientifica.pdf?sequence=1.

Pimentel, R. M. M., Daboin, B. E. G., Oliveira, A. G de., & Macedo Jr, H. (2020). A disseminação da covid-19: um papel expectante e preventivo na saúde global. Journal of Human Growth and Development, 30(1), 135-140. https://dx.doi.org/10.7322/jhgd.v30.9976.

Sanchez, M. C. O., de Moraes, Érica B., Valente, G. S. C., Braga, A. L. de S., Nassar, P. R. B., & Xavier, M. L. (2020). Coronavirus pandemic and Primary Care: reflections on the challenges of managers. Research, Society and Development, 9(7), e310974154. https://doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4154.

Shanafelt, T., Ripp, J., Trockel, M. Understanding and Addressing Sources of Anxiety Among Health Care Professionals During the COVID-19 Pandemic. JAMA. 2020;323(21):2133–2134. doi:10.1001/jama.2020.5893.

Seixas, C. Terenzi., Merhy, E. E., Feuerwerker, L C. Macruz., Santo, T. B. do E., Slomp Junior, H., & Cruz, K. T da. (2021). A crise como potência: os cuidados de proximidade e a epidemia pela COVID-19. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, 25(Suppl. 1), e200379. Epub November 20, 2020.https://doi.org/10.1590/interface.200379.

Severino, A. J. (2017). Metodologia do trabalho científico. 24ª ed. São Paulo: Cortez.

Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. (2020). Cientistas trabalham até de graça na pesquisa sobre COVID-19. SBPC. http://portal.sbpcnet.org.br/noticias/cientistas-trabalham-ate-de-graca-na-pesquisa-sobre-covid/.

Kawa, H. ., Correia, D. M. da S. ., Kazniakowski , A. W. ., Andrade , B. N. D. de ., Arêas , C. M. ., Silva , J. M. L. da ., Freitas , J. V. de ., Dall’Orto, L. T. C. ., Marinho, L. dos S. S. ., Silva, M. S. de A. e ., Gardengui , M. C. L. ., Lessa , M. P. ., Costa , S. M. da ., Costa , S. P. O., & Rosa, M. L. G. . (2021). Performance of cities in the metropolitan region of Rio de Janeiro in hospitalizations for Covid-19. SIVEP-Gripe based study. Research, Society and Development, 10(1), e25710111611. https://doi.org/10.33448/rsd-v10i1.11611.

Werneck, G. L., & Carvalho, M. S. (2020). Editorial. A pandemia de COVID-19 no Brasil: crônica de uma crise sanitária anunciada. Cadernos de Saúde Pública, 36(5), e00068820. Epub May 08, 2020.https://doi.org/10.1590/0102-311x00068820

Worldometers (2021). Pandemia de coronavírus COVID-19. Worldmeters. https://www.worldometers.info/coronavirus/.

World Health Organization. (2020a). Pneumonia of unknown cause – China. http://www.who.int/csr/don/05-january-2020-pneumonia-of-unkown-cause-china/en/.

World Health Organization. (2020b). OMS declara emergência de saúde pública de importância internacional por surto de novo coronavírus. https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6100:oms-declara-emergencia-de-saude-publica-de-importancia-internacional-em-relacao-a-novo-coronavirus&Itemid=812.

World Health Organization. (2021a). WHO Coronavirus Disease (COVID-19) Dashboard. https://covid19.who.int/.

World Health Organization. (2021b). Coronavirus disease (COVID-19): Vaccines

https://www.who.int/news-room/q-a-detail/coronavirus-disease-(covid-19)-vaccines?adgroupsurvey={adgroupsurvey}&gclid=Cj0KCQiA0-6ABhDMARIsAFVdQv_3iFN8oJGQSguzeE3njUMY9J8svNDMtvvnUuoFWt76CXIdS36n8KsaAgSBEALw_wcB.

World Health Organization. (2021c). COVID-19 Vaccines. https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/covid-19-vaccines.

Velavan, TP e Meyer, CG (2020). A epidemia de COVID-19. Medicina tropical e saúde internacional: TM & IH , 25 (3), 278–280. https://doi.org/10.1111/tmi.13383

Downloads

Publicado

03/03/2021

Como Citar

MOURA, M. L. C. de .; AZEVEDO, S. L. de .; PARENTE, J. da S. .; OLIVEIRA, A. S. da F. S. R. de; BRANDÃO, F. C. B. O rastro da COVID-19 no mundo: Reflexão teórica sobre a repercussão da pandemia e seus desdobramentos na saúde dos profissionais de enfermagem . Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 3, p. e3410312903, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i3.12903. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/12903. Acesso em: 30 jul. 2024.

Edição

Seção

Ciências da Saúde