Segurança Marítima: Estudo de Caso sobre o Cumprimento de Equipamentos de Segurança para Segurança de Navios
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v8i10.1338Palavras-chave:
equipamento de segurança; segurança do navio; porto indonésio; navio indonésioResumo
Este estudo teve como objetivo identificar o cumprimento de equipamentos de segurança e seus efeitos para a segurança do navio. O estudo foi realizado em alguns portos da Indonésia, como Soekarno Hatta Harbour em Makassar, Tanjung Perak Harbour em Surabaya e Tanjung Priok porto em Jacarta. A técnica de amostragem foi amostragem intencional. Os dados foram coletados e tabulados utilizando-se a escala do modelo Likert. Os dados obtidos foram então analisados por estatística descritiva e estatística inferencial composta por análise de regressão e correlação. O resultado mostrou que houve efeitos positivos e significativos entre o cumprimento dos equipamentos de segurança e a segurança dos navios de marinheiro. A equação de regressão foi Y'= 2.421 + 0.753X. Além disso, o cumprimento dos equipamentos de segurança teve fortes efeitos em relação à segurança dos navios de marinheiro, com 0.753 correlação de coeficiente de 55.3% de contribuição. Além disso, os outros 44.7% foram influenciados por outras variáveis.
Referências
Jinca, M.Y. (2011). Transportasi Laut Indonesia Analisis Sistem dan Studi Kasus. Brilyan Internasional, Surabaya.
SOLAS Consolidated Edition. (2014). IMO Publishing, London.
Thahir, T. (2015). Alat Keselamatan Minim jadi Faktor banyaknya Korban Kecelakaan di Laut [Internet]. Tribun Makassar, cited 19 June 2018. Available from: http://makassar.tribunnews.com/2015/12/23/alat-keselamatan-minim-jadi-faktor-banyaknya-korban-kecelakaan-di-laut
Sugiyono. (2013). Metode Penelitian Pendidikan Pendekatan Kuantitatif, Kualitatif, dan R&D. Alfabeta, Bandung..
Riduwan. (2009). Metode dan Teknik Menyusun Proposal Penelitian. Alfabeta, Bandung
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.