Impacto da sondagem de solo no valor da obra
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v8i12.1367Palavras-chave:
Sondagem de Solo; Calculista Estrutural; Segurança da Estrutura; Custo da Obra.Resumo
A sondagem do solo proporciona informações importantes para que o calculista estrutural possa idealizar uma estrutura que atenda de maneira especifica as exigências de cada tipo de obra, no entanto, o que ocorre em diversos casos (principalmente em obras de pequeno porte) é a negligencia com esse tipo de informação, uma vez que o proprietário alega não ser viável financeiramente que se invista em tal atividade por motivos diversos. Essa negligência força com que o calculista assuma uma postura mais conservadora, levando em conta a segurança da sua estrutura e gerando assim na grande maioria das vezes uma estrutura superdimensionada, o que eleva o custo desta obra. Este artigo faz análise entre duas obras onde uma possui estudo de solo e outra não, utilizando o método de sondagem SPT (standard penetration test). Este trabalho tem como objetivo mostrar os impactos da sondagem SPT na obra e em projeto final.
Referências
Conciani, W., Silva, C., Costa, C., Silva, J. & Silva, M. (2013). Manual do Sondador. Brasília. DF.
Araújo. Cintia; Porto. Marcos; Naresi. Luiz; Silva. Antônio. 2018. Especificações e Procedimentos de Sondagem à Percussão de Simples Reconhecimento – SPT. Belo Horizonte – MG.
Associação Brasileira de Normas Técnicas - NBR 6484/01 – Execução de Sondagens de Simples Reconhecimento de Solos. 2001.
Associação Brasileira de Normas Técnicas - NBR 8036 – Programação de Sondagens de Simples Reconhecimento do Solo Para Construção de Edifícios. 1983.
Pinto. Carlos. 2006. Curso Básico de Mecânica dos Solos. São Paulo – SP.
Maragon. M. 2011. Investigação Geotécnica de Campo. Juiz de Fora – MG.
SCARABEL, Danilo. 2012. Estudo de Aplicação da NBR 6484/01por Construtoras de Campo Mourão e Região. Livro de campo. Campo Mourão – PR
Schnaid, F. (2000). Investigações Geotécnicas e de Campo. Rio Grande do Sul.
Manual de Especificações de Sondagem a Percussão e Procedimentos. 2015 (Autores, qual o local da publicação e falta o ponto final)
Planilha de Preços SETOP com Desoneração. Região do Jequitinhonha. Referência Janeiro de 2018.
Miranda, E. C. N. ; Salomão, P. E. A. ; Costa Junior, h. ; oliveira, a. N. S. (2018). A importância da sondagem SPT no dimensionamento de fundações. Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, v. 1, p. 347-370.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.