Análise do Desempenho Orçamentário e Financeiro do Município de Rio Acima-MG
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v10i4.14384Palavras-chave:
Orçamento público; Finanças públicas; Administração pública.Resumo
Através do orçamento público, os gestores são capazes de controlar as contas públicas destinando de forma eficaz e eficiente os recursos disponíveis para o município realizar suas atividades e obter o desejável desenvolvimento. Este artigo tem como objetivo analisar o desempenho orçamentário e financeiro do município de Rio Acima - MG. O período de análise compreende os anos de 2015 a 2018 e utilizou-se técnicas de análise vertical e horizontal. Os dados foram buscados junto ao Tesouro Nacional e na Fundação João Pinheiro. Com relação à análise vertical das receitas correntes, ocorreu uma oscilação leve no período analisado. A análise horizontal das transferências correntes demonstra que essa categoria sofreu leve queda. Na análise dos dados do município, foi possível perceber que assim como os outros municípios pequenos brasileiros, Rio Acima/MG sobrevive prioritariamente de recursos provenientes da União e do Estado. Também é possível perceber que existem variações negativas no ano de 2017, o que pode ser explicado pela crise política e econômica vivida no país nesse período. A presente análise possibilita uma melhoria na tomada de decisão dos gestores municipais que poderão destinar os recursos disponíveis de forma consciente e exata.
Referências
Aguiar, J.S & Souza, A. (2015) Análise do equilíbrio entre as receitas e as despesas do município de Canoas no período de 2012 a 2014. Trabalho de Conclusão de Curso de Ciências Contábeis/UFRGS. Porto Alegre.
Andrade, N. A. (2016). Contabilidade Pública da Gestão Municipal. (6.ed.). Ed Atlas,
Azevedo, R. R. & De Aquino, A. C. B. (2016) O planejamento em municípios de pequeno porte em São Paulo. Revista de Contabilidade e Organizações, 10(26), 26, p. 63-76.
Brasil. (1964) Lei Federal nº 4.320, de 17 de março de 1964. Estatui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal.
Dal Vesco, D. G. et al (2014) Análise dos indicadores de desempenho em municípios na região Sul do Brasil com até 100 mil habitantes. Enfoque: Reflexão Contábil – UEM. Maringá (PR), 33(2), 19-34, maio/ago.
Faustino, L.G. Planejamento e orçamento público: evolução dos instrumentos de planejamento orçamentário de um município localizado no sul de Minas Gerais. Trabalho de Conclusão de Curso de Administração Pública/UFLA. Lavras.
Fundação João Pinheiro. Lei Robin Hood. Recuperado de: http://www.fjp.mg.gov.br/robin-hood/index.php/leirobinhood.
Gil, A. C. (2008). Como elaborar projetos de pesquisa. (4. ed.). Atlas.
Grzybowski, M; et al. (2016) Orçamento por desempenho: uma análise sobre a relação entre o desempenho da Secretaria de Atenção da Saúde e os recursos orçamentários alocados em suas ações. Revista Gestão & Políticas Públicas, 6(2), 213-233.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2018). IBGE Cidades. O Brasil em Síntese. Recuperado de: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/rio-acima.
Kohama, H. (2014). Contabilidade Pública: Teoria e Prática, (14ª. Ed.), Atlas.
Lima, S.C & Diniz, J. A. (2016). Contabilidade pública: análise financeira governamental. Atlas.
Linhares, C. L. et al. (2012) A Dinâmica do Equilíbrio Financeiro Municipal e a Lei de Responsabilidade Fiscal. Revista Economia, Brasília, 13(3b),.735-758, set/dez.
Moreira, M. M. (2013). O controle interno como paradigma da Administração Pública gerencial. Jus Navigandi, Teresina, Ano, v. 10.
Peters, B. G (2013). O que é Governança? Revista do TCU, (127), 28-33.
Santos, R. C. L. F. (2012). Orçamento Público.
Santos, L. A. & Camacho, E. U. (2014) Orçamento público municipal: uma análise no município de Cosmópolis/SP com enfoque no equilíbrio das receitas x despesas no período de 2007 a 2012. Revista Evidenciação Contábil & Finanças, 2(2), 82-94.
Silva, G. C. et al. (2017) Avaliação de desempenho na gestão pública: análise das oportunidades e potencialidades da literatura internacional. In: I CIDESP– Congresso Internacional De Desempenho Do Setor Público.
Siconfi – Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro. Consulta de Declarações. Recuperado de: https://siconfi.tesouro.gov.br/siconfi/index.jsf.
Teixeira, F. M. (2019). Análise do Desempenho Econômico-Financeiro do Município de Sapucaia do Sul no Período de 2015-2018. Trabalho de Conclusão de Curso de Pós-graduação em Administração/UFRGS. Porto Alegre.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Leny Pereira Neves; Carlos Alberto Mirez Tarrillo; Nathalia Stockler Fialho Soares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.