Hortifrutigranjeiros e o debate do Novo Código Florestal: Impacto da geração de renda e qualidade de vida da comunidade do Cinturão Verde no Estado do Maranhão
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v10i4.14420Palavras-chave:
Sustentabilidade; Produção; Ecologia; Legislação.Resumo
A presente pesquisa teve como objetivo avaliar a geração de renda e qualidade de vida dos hortifrutigranjeiros da microrregião aglomeração urbana de São Luís-MA. Para responder a nossa hipótese de trabalho, procurou-se entender quais as barreiras enfrentadas, se recebem assistência técnica, apoio fiscal e uso de novas tecnologias. A elaboração do trabalho se deu com base em revisões bibliográficas e caracterização ambiental do Cinturão verde, foi realizada mediante visitas e aplicação de questionários referente ao novo código florestal. O público alvo foi os hortifrutigranjeiros que atuam na área, os quais representam um papel de grande importância para a sua cidade pois boa parte das hortaliças, frutíferas e aves produzidas são consumidas e vendidas em feiras da região. Com resultado, foi possível concluir que, a comunidade enfrenta um sério problema com a falta da água, uma vez que este recurso é essencial para o trabalho agrícola. A agricultura familiar no Cinturão Verde mostra-se em uma situação vulnerável, em busca de apoio, e investimentos do governo. Tivemos a oportunidade de conhecer a realidade desses agricultores, que ainda lhe faltam conhecimento sobre o novo código florestal que visa na melhoria dos agricultores. Com base nas dificuldades expostas na pesquisa, recomenda-se que o estado e governo se sensibilizem e ajudam esses produtores a continuarem com seus trabalhos, disponibilizando apoio, assistência técnica, e investimentos em novos programas que os auxiliam e façam crescer para melhorar os seus produtos, a sua fonte de renda, dando aos mesmos uma vida digna e saudável.
Referências
Araújo, T. C. A., Godrim, M. D., & Souza, V. S. A organização social da agricultura familiar do projeto Jaíba-MG como desafio para o desenvolvimento local sustentável. In: XLV Congresso da Sober, 2007, Londrina, PR. XLV Congresso da Sober. < http://www.sober.org.br/palestra/6/333.pdf>.
Azevedo, M. B. A. de. Análise sistêmica da comercialização de hortifrutigranjeiros em feiras de agricultura familiar dos territórios sertão do Apodi e Açu-Mossoró (RN). 2015.
Braga, C. L. Os impactos do programa de aquisição de alimentos para a agricultura familiar periurbana: o caso da comunidade do Cinturão Verde, São Luís/MA. Universidade Federal do Maranhão.
Dalfovo, M. S. et al. Métodos quan¬titativos e qualitativos: um resgate teórico. <http://www.ca.unisc.br/ portal/upload/com_arquivo/metodos_quantita¬tivos_e_qualitativos_um_resgate_teorico.pdf>.
Delgado, G. C., & Bergamasco, S. M. P. P. (orgs.) Agricultura familiar brasileira: desafios e perspectivas de futuro. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário. < http://www.sober.org.br/palestra/6/333.pdf>.
Goellner, C. O uso da água e a agricultura. s.l. Comitê de gerenciamento da bacia hidrográfica do Alto Jacuí <http://www.upf.br/coaju/index.php/informacoes/downloads/artigos?download=739: Artigo>
Ireneu, J. R., L. T. S., & Conceição, S. P. Análise do processo de produção e comercialização agrícola na comunidade Cinturão Verde – zona rural de São Luís. São Luís: Faculdade São Luís, 2005.
Lima, A., Silva, E., & Iwata, B. (2019). Agriculturas e agricultura familiar no Brasil: uma revisão de literatura. Retratos de Assentamentos. 22. 50. 10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/ 2019.v22i1.332. Faculdade São Luís.
Metzger, J. P., Lewinsohn, T. M., Joly, C. A., Casatti, L., Rodrigues, R. R., & Martinelli, L. A. Impactos potenciais das alterações propostas para o Código Florestal Brasileiro na biodiversidade e nos serviços ecossistêmicos. Documento-síntese produzido por Pesquisadores do Programa Biota-Fapesp e pela ABECO (Associação Brasileira de Ciência Ecológica e Conservação), Biota Neotropica, 10(4).
Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). http://www.agerp.ma.gov.br/pgpaf-desconto-para-oito-produtos/.
Noronha, E. O., & Hespanhol, R. A. M. O pequeno produtor rural e as estratégias de comercialização dos produtos hortícolas no Município de Presidente Prudente/SP. <http://www2.prudente.unesp.br/pos/geo/Gedra_2005/textouel.htm.>
Pereira, R. S., Muniz, M. F. B., & Nascimento, W. M. Aspectos relacionados à qualidade de sementes de coentro. Horticultura Brasileira, 23(3), 703-706.
Rebelo, A. Parecer do relator deputado federal Aldo Rebelo (PCdoBSP) ao Projeto de Lei nº 1876/99 e apensados.
Sos Florestas. Código Florestal: entenda o que está em jogo com a reforma da nossa legislação ambiental. < http://d3nehc6yl9qzo4.cloudfront.net/downloads/cartilha_codigoflorestal_2 0012011.pdf>.
Stockler, C. O. Environmental impact of irrigation: a review. Pullman:
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Beatriz de Aguiar do Nascimento; Luciana Sousa da Silva; Rayssa Kellen dos Santos Costa; Camila Alexandre Cavalcante de Almeida; Denise Maria Santos; Alexsandro Gonçalves Pacheco; Maria José de Holanda Leite
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.