O jogo do método: jogos de tabuleiro como suporte ao ensino da disciplina Metodologia Científica

Autores

  • Felipe Drude Almeida Universidade Anhembi Morumbi
  • João Wagner Ribeiro Amaral Universidade Anhembi Morumbi
  • Monique Sita de Pieri Universidade Anhembi Morumbi
  • João Mattar Centro Universitário Uninter

DOI:

https://doi.org/10.17648/rsd-v6i2.154

Palavras-chave:

Metodologia científica. Jogos de tabuleiro. Pesquisa.

Resumo

Este artigo propõe um jogo de tabuleiro para apoiar o ensino dos princípios da pesquisa científica. A metodologia envolve revisão de literatura, avaliação de jogos e design de games. Seu objetivo é definir boas práticas para a produção e utilização de jogos de tabuleiro (analógicos ou digitais) na disciplina Metodologia Científica. A revisão de literatura identificou alguns jogos de tabuleiro desenvolvidos com esse objetivo: Snakes and Ladders, Defense of Hidgeon, The Game of Research e Cheats and Geeks. Esses jogos foram avaliados a partir de diversas categorias de design de games e design educacional, como: narrativa, usabilidade/interface, mecânica, gameplay, arte/estética, aprendizagem, som, balanceamento entre entretenimento/educação e tempo para jogar. A partir dessa avaliação, o artigo sugere boas práticas para o design de jogos de tabuleiro educacionais e apresenta a proposta de um jogo de tabuleiro, O Jogo do Método, para o ensino de metodologia científica.

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Publicado

12/10/2017

Como Citar

ALMEIDA, F. D.; AMARAL, J. W. R.; PIERI, M. S. de; MATTAR, J. O jogo do método: jogos de tabuleiro como suporte ao ensino da disciplina Metodologia Científica. Research, Society and Development, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 148-170, 2017. DOI: 10.17648/rsd-v6i2.154. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/154. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos