A percepção do enfermeiro da atenção primária acerca dos cuidados com os pés de indivíduos com Diabetes Mellitus
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v10i6.15415Palavras-chave:
Diabetes mellitus; Pé diabético; Atenção primária.Resumo
Introdução: A Diabetes Mellitus (DM) estabelece um importante obstáculo para a saúde pública mantendo-se relacionado à qualificação das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Por ser uma doença crônica, a DM pode acarretar danos sem possibilidades de serem revertidos e que refletem de maneira negativa na condição de vida dos indivíduos acometidos por esta patologia. Como decorrência do cuidado inadequado, podem surgir prejuízos nas extremidades do portador dessa patologia. É especialmente nas unidades básicas onde os funcionários da área da saúde precisam elaborar técnicas que viabilizem planos de cuidados que auxiliem na contribuição da assistência adequada e prevenção de agravos. Objetivo: Identificar através do estudo as dificuldades enfrentadas pelos profissionais e descrever quais as possíveis soluções para facilitar o cuidado para com a pessoa acometida por DM na atenção primária. Metodologia:Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, do tipo revisão integrativa no qual consta no procedimento de seis etapas que são a identificação do tema e seleção da hipótese, estabelecimento da estratégia de pesquisa, definição e coleta de dados, análise dos dados coletados, interpretação e apresentação dos resultados, onde será abordado o cuidado com o pé diabético na atenção básica. A estratégia de identificação e seleção dos artigos originou-se através da busca da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), com acesso as seguintes bases de dados eletrônicas como a Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Banco de Dados em Enfermagem (BDENF) e Scientific Electronic Library Online - Biblioteca Científica Eletrônica em Linha (SCIELO). Foram, também, realizadas buscas manuais nas listas de referências dos artigos selecionados no mês de março de 2021. Foram utilizados os seguintes descritores em ciências da saúde (DeCS): Diabetes mellitus; Pé diabético; Atenção primária e uso do boleador “and”. Foram adotados os seguintes critérios de inclusão para seleção dos artigos: materiais completos, em português e inglês, no formato de artigo e com recorte temporal de 2010 a 2020. Os critérios de exclusão foram os artigos duplicados, incompletos e que não atendiam a temática do estudo. Resultados: Após pesquisa minuciosa foram encontradas duas categorias: 1- A importância da prevenção das lesões no pé diabético para evitar danos irreversíveis à saúde e 2- O entendimento do público diabético quanto aos cuidados com os pés. Considerações Finais: Ao final da pesquisa foi possível concluir a importância da assistência fornecida pelo enfermeiro ao paciente diabético na Atenção Básica de Saúde. Sua função vai muito além de avaliar o estado geral do cliente, mas também há um papel de educador.
Referências
Arruda, L. S. N. S., Fernandes, C. R. S., Freitas, R. W. J. F., Machado, A.L. G., Lima, L. H. O., & Silva, A. R. V. Conhecimento do enfermeiro acerca dos cuidados com o pé diabético. Revenferm UFPE online. 2019;13:e242175
Bardin, L. (2016). Análise de conteúdo. Almedina Brasil.
Cooper, H. M. Diretrizes científicas para conduzir revisões integrativas de pesquisa. Review of Educational Research, 52(2), 291-302.
Cubas, M. R., Santos, O. D., Retzlaff, E. M., Telma, H. L., Andrade, I. P., Moser, A. D., & Erzinger, A. R. (2013). Pé diabético: orientações e conhecimento sobre cuidados preventivos. Fiosioter. Mov., 647-55.
Flick, U. Desenho da pesquisa qualitativa. Artmed.
Ganong, L. H. (1987). Integrative reviews of nursing research. New Tork, 10(11), 1-11.
Lira, J. A. Ca. et al. Avaliação do risco de ulceração nos pés em pessoas com Diabetes Mellitus. na atenção primária.. Reme: Rev. Min. Enferm., 24, e1327.
Mendes, K., Silveira, R. C., & Galvão, C. M. (2008). Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enfermagem, 17(4): 758-64.
Ministério da Saúde. Manual do Pé Diabético. (2016).
Nascimento, J.W. A., et al Construção e validação de um manual do pé diabético para atenção primária. Enferm. Foco 2019; 10 (6): 85-91 85.
Santana da Silva, L. W., et al (2016). Cuidados de los pies de personas con diabetes mellitus: acciones protectoras vinculadas a la promoción de la salud. Enfermería: Cuidados Humanizados, 5(2), 12-18.
Silva, P. S., et al. Grau de risco do pé diabético na atenção primária à saúde. Rev. Enferm. UFSM. 10, e78, 1-16, 2020.
Silva, E. L., & Menezes, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. (4a. ed.).
Sousa, L. S. N. et al. Conhecimento do enfermeiro sobre a prevenção do pé diabético: revisão integrativa da literatura. Revista Brasileira em promoção de saúde.
Vargas, C. P., Lima, D. K., Silva, D. L., Schoeller, S. D., Vragas, M. A., & Lopes, S. G. (2017). Condutas dos enfermeiros da atenção primária no cuidado a pessoas com pé diabético. Revista de Enfermagem UFPE On-line.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Mariana Lopes Teixeira; Larissa Lessa dos Santos; Angélica Cristina Castro Soares; Bruna Lira da Silva; Débora de Alencar Silva; Eliane de Lira Goulart Caminha; Fábio Angelo de Medeiros; Larissa Machado Campana Portela; Letícia Clementino dos Santos; Janaina Kelly da Silva de Souza de Araújo; Jéssica Pimentel Gomes da Costa Muchuli; Marcus Vinícius Braga Esteves; Matheus Augusto da Silva Belidio Louzada; Paloma de Oliveira Santos; Priscilla Duarte Soares Correa; Raiane Monteiro Rodrigues da Silva; Rodrigo de Albuquerque Lins; Vilma Regina Ferreira Rodrigues; Vítor Diego de Pontes Simões; Vitória da Silva Araujo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.