Viabilidade Técnica e Financeira de implantação de um sistema fotovoltáico em uma Instituição de Ensino Superior particular em Cajazeiras – PB
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v10i6.15645Palavras-chave:
Análise financeira; Investimento; Geração fotovoltaica; Recursos Naturais; Viabilidade.Resumo
Em um contexto em que o desenvolvimento consciente se mostra cada dia mais necessário, a rentabilidade financeira de projetos com eficiência tecnológica e ambiental ganha destaque, e é vista como fator determinante para o crescimento. Pensando nisso, o aproveitamento da energia originada pelo sol, tanto enquanto fonte de calor como de luz, é propicio para fornecer toda a energia em termos de eletricidade. Assim sendo, essa pesquisa tem como objetivo desenvolver um estudo de viabilidade técnica econômico-financeira de implantação de um sistema fotovoltaico em uma Unidade de Ensino Superior Particular em Cajazeiras – PB. Para tanto a presente pesquisa trata-se de um estudo de caso, exploratório e descritivo de abordagem quantitativa. Os resultados mostraram que o prazo para o retorno de investimento está em 3,8 anos e que se espera que haja uma economia de cerca de R$ 2.753.000,00 nos próximos 25 anos, o que torna a instalação do sistema bastante atrativa. Sendo assim, é evidente o benefício que a utilização das fontes alternativas pode trazer tanto para as organizações, quanto ao meio ambiente, beneficiando a população como um todo. O Brasil tem um enorme potencial quanto o assunto, que é energia solar e com certeza pode ser mais bem explorada por todos segmentos da indústria/comércio brasileiro e mundial.
Referências
Alves, D. R. da S., & Lira, M. A. T. (2018). Estudo de viabilidade técnica e econômica para implantação de energia solar fotovoltaica em unidade consumidora no aeroporto de Teresina no Estado do Piauí. In: VII Congresso Brasileiro de Energia Solar.
Alves, G., Moraes, L., Marafão, F., Serni, P., & Simões, M. (2014). Energia solar no Brasil. O Setor Elétrico, São Paulo, ed. 104.
ANEEL. (2020). Nota Técnica n° 0129/2012.
Assaf Neto, A. (2010). Finanças corporativas e valor. 5. ed. São Paulo: Atlas.
Brasil. (2012). Resolução nº 482, de 17 de 2012. Dispõe da instalação de sistemas de microgeração e minigeração distribuídas conectadas à rede de distribuição. ANEEL.
Cabral, I. de S., & Vieira, R. (2012). Viabilidade econômica x viabilidade ambiental do uso de energia fotovoltaica no caso brasileiro: uma abordagem no período recente. In: III Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental.
Climate-Data.Org. (2020). Clima Cajazeiras – PB: Climedata.org, 2020. https://pt.climate-data.org/america-do-sul/brasil/paraiba/cajazeiras-42515/.
Cruz, R. A. da. (2020). Estudo de viabilidade técnica e econômica para geração de eletricidade através do uso de células fotovoltaicas. Trabalho de Conclusão de Curso: apresentado ao curso MBA em Gestão Empresarial, de Pós-Graduação lato sensu, Nível de Especialização, da FGV/IDE.
Dantas, S. G., & Pompermayer, F. M. (2018). Viabilidade econômica de sistemas fotovoltaicos no Brasil e possíveis efeitos no setor elétrico. Texto para discussão/Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Brasília: Rio de Janeiro: Ipea.
EPE. (2017). Empresa de Pesquisa Energética. Anuário Estatístico de Energia Elétrica 2017. Ano base. Rio de Janeiro: EPE.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2012). Censo 2012: IBGE. http://www.ibge.gov.br/home/.
Ishii, T., & Masuda, A. (2017). Annual degradation rates of recent crystalline silicon photovoltaic modules. Progress In Photovoltaics: Research and Applications, (1)25, 953-967.
Google Earth. (2020). Mapa via satélite: Cidade de Cajazeiras – PB. Google. https://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/.
Krauss, K., Fertig, F., Menzel, D., & Rein, S. (2015). Light-induced degradation of silicon solar cells with aluminium oxide passivated rear side. Energy Procedia, (2) 77, 599-606.
Lunkes, R. J. (2011). Manual do orçamento. 2. ed. 5. reimpr. São Paulo: Atlas.
Maia, R. S. (2018) Energia solar: o desenvolvimento de um novo mercado. Tese de Doutorado: Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Marchioro, A. F., Dahmer, R. D., & Souza, R. C. (2018). Metodologia para análise da viabilidade técnica-econômica para geração de energia fotovoltaica. In: VII Congresso Brasileiro de Energia Solar: Gramado.
Malhotra, N. (2014). Pesquisa de marketing. 5.ed. Porto Alegre: Bookman.
Marconi, M. A., & Lakatos, E. M. (2012). Técnicas de Pesquisa. São Paulo: Atlas.
Mori, I. Y. (2018). Análise da viabilidade de um sistema de geração distribuída solar fotovoltaica para UTFPR Londrina. Trabalho de Conclusão de Curso: apresentado como requisito parcial para obtenção do Título de Bacharel em Engenharia Ambiental da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Londrina.
Oliveira, S. L. (2012). Tratado de metodologia científica. São Paulo: Pioneira Thomson.
Schossler, M. H. (2018). Estudo de viabilidade financeira para implantação de sistemas de energia solar fotovoltaica em residências e empreendimentos comerciais do município de Lajeado. Trabalho de Conclusão de Curso: Engenharia Civil, da Universidade do Vale do Taquari: Univates.
Siqueira, L. M. de. (2015). Estudo do Dimensionamento e da Viabilidade Econômica de Microgerador Solar Fotovoltaico Conectado à Rede Elétrica. Trabalho de Conclusão de Curso: apresentado a Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora.
Sonai, G. G., Melo, J. R. M. A., Nunes, J. H. B., Megiatto, J. R. J. D., & Nogueira, A. F. (2015). Células solares sensibilizadas por corantes naturais: um experimento introdutório sobre energia renovável para alunos de graduação. Quim. Nova, (10)38, 1357-1365.
Valor Investe. (2020). Calculadora de taxas: Investimento. https://valorinveste.globo.com/ferramentas/calculadoras/investimentos/.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Michael Douglas Sousa Leite; Kaio Luís de Azevêdo Santos ; Sandra Maijane Soares de Belchior; Kadydja Mayara Ramos Nobre; Pablo Sthefano Roque de Souza Bandeira; Aline Cristina de Araújo Florentino Silva; Gisely Gabriela Bezerra de Sousa; Júlia Marcia Lourenço de Almeida Martins Medeiros; Messias Rodrigues Ramos; Verônica Cristian Soares de Belchior; Wendell de Almeida Lacerda ; Alberto Grangeiro de Albuquerque Neto; Jose Ramon Nunes Ferreira; Luma Michelly Soares Rodrigues Macri; Marcos Macri Olivera
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.