Noções introdutórias sobre patrimônios históricos, artísticos e culturais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v10i6.15781

Palavras-chave:

Desenvolvimento; Patrimônio histórico-cultural; São Mamede.

Resumo

O trabalho em tela visa averiguar o desenvolvimento histórico e cultural de São Mamede-Paraíba, bem como averiguar a diversidade cultural desta cidade. Nessa perspectiva, esta pesquisa, através da pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, método dedutivo, coleta de dados bibliográfico-documental, procedeu-se de modo a realizar uma análise acerca do desenvolvimento do Município de São Mamede, destacando o tratamento jurídico acerca do patrimônio histórico-cultural. Além do mais, foi ressaltada a proteção do patrimônio histórico-cultural, sobretudo no tocante a Reserva Ecológica Verdes Patos, Sítios arqueológicos, Igreja de Nossa Senhora da Conceição e Vila de Picotes. Não obstante, foi salientado a responsabilidades das políticas públicas pelo Estado relacionadas à preservação de tais elementos. Por fim, diante da problemática exposta, buscou-se, embasado nos enunciados constitucionais, elucidar a necessidade do Estado, pautado na defesa dos direitos humanos e no respeito ao bem-estar da sociedade, buscar a fomentação de políticas públicas como forma de proteger o patrimônio histórico-cultural.

Biografia do Autor

Samuel Hilário Brasileiro, Universidade Federal de Campina Grande

Graduando em Direito pela Universidade Federal de Campina Grande.

Francisco das Chagas Bezerra Neto, Universidade Federal de Campina Grande

Graduando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande-UFCG, Professor de Geografia do Pré-Vestibular Solidário, Aluno PIBIC do projeto de pesquisa Análise da Evolução do Índice de Desenvolvimento Humano de Sousa-PB. Membro de corpos editoriais da Editora Verde (Grupo Verde de Agroecologia e Abelha - GVAA), nas revistas: Revista Brasileira de Direito e Gestão Pública, Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável e Revista Brasileira de Filosofia e História. É membro dos Grupos de Pesquisa: Abelhas no Semiárido, Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas, Proteção de Plantas na Agricultura Sustentável. Atuou como: Extensionista e Pesquisador do projeto de extensão Pré-Vestibular Solidário(2018), Monitor de Introdução ao Estudo do Direito I e II na Universidade Federal de Campina Grande-UFCG(2019).

Auzenir de Oliveira Abrantes Monteiro, Universidade Federal de Campina Grande

Graduanda em Direito pela Universidade Federal de Campina Grande.

José Marcolino Neto, Universidade Federal de Campina Grande

Graduando em Direito pela Universidade Federal de Campina Grande.

João Paulo Borges de Queiroz, Universidade Federal de Campina Grande

Graduando em Direito pela Universidade Federal de Campina Grande.

Referências

Barretto, M. (2000). Turismo e legado cultural. Papirus.

Brasil. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Diário Oficial da União, 1988.

Choay, F. (2001). A alegoria do patrimônio. UNESP.

Folha Patoense. (2016). Conheça As Inscrições Rupestres De Sítio Arqueológico Da Cidade De São Mamede. Acesso Em 20 Abril 2021, Em Http://Www.Folhapatoense.Com/2016/08/27/Conheca-As-Inscricoes-Rupestres-De-Sitio-Arqueologico-Da-Cidade-De-Sao-Mamede/

Folha Patoense. (2018). Um Oásis No Sertão: Reserva Ecológica Verdes Pastos Em São Mamede Fascina Pela Exuberância Da Natureza. Acesso Em 20 Abril 2021, Em Http://Www.Folhapatoense.Com/2018/02/28/Um-Oasis-No-Sertao-Reserva-Ecologica-Verdes-Pastos-Em-Sao-Mamede-Fascina-Pela-Exuberancia-Da-Natureza/

Kersten, M. S. de A. (2000). Os rituais de tombamento e a escrita da história: bens tombados no Paraná entre 1938-1990. UFPR.

Nogueira, A. G. R. (2005). Por um inventário dos sentidos: Mário de Andrade e a concepção de patrimônio e inventário. FAPESP.

Rádio Espinharas. (2018). Natureza preservada! Reserva Ecológica Verdes Pastos não será mais rota para linhas de transmissão de energia. https://www.radioespinharas.com.br/post.php?codigo=24504

De Paula Brito, F. (2011). Análise de gravuras rupestres pré-históricas das bacias hidrográficas do Espinharas/Sabugi/Quipauá-Barra Nova no Seridó ocidental-RN (Master's thesis, Universidade Federal de Pernambuco).

Recanto das Letras. (2017). A Vila de Picotes e suas histórias. https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/6029206

São Mamede 1. (2016). Paroquia Nossa Senhora da Conceição em São Mamede está completando 59 anos de instalação. http://saomamede1.blogspot.com/2016/06/paroquia-nossa-senhora-da-conceicao-em.html

Silva, F F. (2003). As cidades brasileiras e o patrimônio cultural da humanidade. EDUSP.

Silva, T. T. (2000). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. (Org.), Hall, S. & Woodward, K. Vozes.

Tomaz, P. C. (2010). A preservação do patrimônio cultural e sua trajetória no Brasil. Revista de História e Estudos Culturais, 7(2), www.revistafenix.pro.br.

Downloads

Publicado

31/05/2021

Como Citar

BRASILEIRO, S. H. .; BEZERRA NETO, F. das C.; NÓBREGA, J. C. da S.; MONTEIRO, A. de O. A. .; MARCOLINO NETO, J. .; QUEIROZ, J. P. B. de . Noções introdutórias sobre patrimônios históricos, artísticos e culturais. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 6, p. e31910615781, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i6.15781. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/15781. Acesso em: 30 jun. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais