Alterações físicas, emocionais e psicossociais de idoso na pandemia por coronavírus
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v10i6.15964Palavras-chave:
Idosos; COVID-19; Isolamento social.Resumo
Relacionar o isolamento social no idoso e mortalidade, e seus efeitos, psíquicos, emocionais e sociais, em idosos, causados pela pandemia da COVID-19. Pesquisa realizada como Revisão Bibliográfica da Literatura pelo método de revisão integrativa, que resume a literatura teórica para fornecer compreensão ampla sobre um dado fenômeno. A estratégia PICo, foi utilizada para construir questões de pesquisa. O grupo populacional mais vulnerável e que apresenta maior letalidade em relação à COVID-19 são os idosos. Esse fato deve-se a imunossenescência, que aumenta a vulnerabilidade às doenças infectocontagiosas e traz os piores prognósticos para aqueles com doenças crônicas não transmissíveis. No entanto, o ser humano não é somente biofísico, mas também psicossociocultural. Cabe aos profissionais de saúde, sugerir medidas para conter os danos à saúde do idoso, como estratégias de orientações sobre o isolamento social para evitar a contaminação, portanto, necessitam de conhecimentos específicos sobre essa população, voltados não somente para o combate do COVID-19, bem como dos demais problemas de saúde que afeta essa população.
Referências
Alex, N. A., & Isabella, M. O. M. (2020). Implicações na saúde mental de idosos diante do contexto pandêmico da COVID-19. Revista enfermagem atual.
Almeida, C. F. et al (2020). COVID-19: seus impactos clínicos e psicológicos na população idosa. Brazilian Journal of Development, 6(7), 49811-49824.
Araújo, B, C. G. B & Saretto, C, B. (2021). O impacto da pandemia COVID-19 sobre a fragilidade física e a capacidade funcional de idosos. Revista FisiSenectus.
Almeida, H., Karina, & Karina, R. F. (2020). Saúde do idoso em tempos de pandemia COVID-19. Cogitare Enfermagem, 25.
Barbosa, I. R. et al. (2020). Incidência e mortalidade por COVID-19 na população idosa brasileira e sua relação com indicadores contextuais: um estudo ecológico. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, 23(1).
Karina, S. A. H., Lisiane, C. P. B. & Anderson, A. C. (2020). Caminho da esperança nas relações envolvendo os idosos: Olhar da complexidade sob pandemia do COVID-19 Texto e contexto enfermagem.
Leão, L. R. B., Ferreira, V. H. S., & Faustino, A. M.(2020). O idoso e a pandemia do Covid-19: uma análise de artigos publicados em jornais. Brazilian Journal of Development, 6(7), 45123-45142.
Lima, B. P. C., Lima, L. C. R. & Dantas, S. C.(2020). Pandemia da covid-19 e idosos como população de risco: aspectos para educação em saúde. Cogitare Enfermagem, v. 25.
Lima, K. C. (2020). A pessoa idosa domiciliada sob distanciamento social: possibilidades de enfrentamento à covid-19. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol.
Lima, S. O et al., (2020). Impactos no comportamento e na saúde mental de grupos vulneráveis em época de enfrentamento da infecção COVID-19: Revisão narrativa. Revista Eletrônica Acervo Saúde, (46), e4006-e4006.
Hammerchmidt, & Santana, R. F.(2020). Saúde do idoso em tempos de pandemia COVID-19 Cogitare enferm.
Machado, C. J et al., (2020). Estimativas de impacto da COVID-19 na mortalidade de idosos institucionalizados no Brasil. Departamento de Medicina Preventiva e Social, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Martins, A. M. F et al. (2020). A Saúde da pessoa idosa no contexto da pandemia pelo coronavírus: Considerações para enfermagem. Revista de enfermagem do Centro-Oeste Mineiro.
Morais, C. L et al. (2020). Violência contra o idoso durante a pandemia de Covid-19 no Brasil: Contribuições para seu enfrentamento. Instituto de Medicina social.
Nabuco, G, M. H. P. P, & Afonso, M. P. O. (2020). Impacto da pandemia pela COVID-19 na saúde mental: qual é o papel da Atenção Primária à Saúde? Revista Brasileira de medicina de família e comunidade.
Nascimento, J. F. E., Tatmatsu, D. I. B. & Freitas, R G. T.(2020) Ansiedades em idosos em tempos de isolamento social no Brasil (COVID-19). Revista Brasileira de Análise do Comportamento, 16(1).
Nunes, B. P et al. (2020). Multimorbidade e população em risco para COVID-19 grave no Estudo Longitudinal da Saúde dos Idosos Brasileiros.Caderno de saúde publica.
Raiol, R. A. (2020). Praticar exercícios físicos é fundamental para a saúde física e mental durante a Pandemia da COVID-19. Brazilian Journal of Health Review, 3(2), 2804-2813.
Rocha, S. V. et al. (2020). A pandemia de COVID-19 e a saúde mental de idosos: possibilidades de atividade física por meio dos Exergames. Revista Brasileira de atividade física e saúde, Bahia, Brasil.
Santos, J. M. S. Messias, E. M. S., & Lopes, R..F.(2020). Saúde mental e o isolamento social em períodos de pandemia, Revista Nursing.
Santos, M. F., & Rodrigues, J. F. S.(2020) COVID-19 e repercussões psicológicas durante a quarentena e o isolamento social: uma revisão integrativa. Nursing, 4095-4100.
Rocha, S. V et al. (2020). A pandemia de COVID-19 e a saúde mental de idosos: possibilidades de atividade física por meio dos Exergames. Revista Brasileira de atividade física e saúde, Bahia, Brasil.
Romero, D. E et al. (2020). Idosos no contexto da pandemia da COVID-19 no Brasil: efeitos nas condições de saúde, renda e trabalho, caderno de saúde pública.
Watanabe, H. A. W., Marisa, A. R. C. D., & Yeda, A. O. D. (2020) Revista Científica da Sociedade de Geriatria e Gerontologia, 14.
Watanabe, H., Domingues, M., & Duarte, Y.(2020) COVID-19 e as Instituições de longa permanência para idosos: Cuidado ou morte anunciada. Geriatr Gerontol Aging.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ana Maria Carneiro Oliveira; Érica da Silva Sousa; Disraeli Reis da Rocha Filho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.