Solução estrutural de galpão em aço
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v10i8.17765Palavras-chave:
Dimensionamento estrutural; Estrutura de aço; Perfis formado a frio; Perfis laminado a quente.Resumo
No Brasil, um dos materiais mais utilizados na construção civil é o aço, pois apresenta uma série de vantagens como: elevada resistência; elevada ductibilidade; alto grau de confiança; canteiro de obras menor e mais organizado; apresenta grande facilidade de reforço e ampliação; rapidez de execução. A maior parte das construções em aço são de estruturas horizontais, com um único pavimento. Os galpões compõem grande parte dessa parcela, com soluções mais versáteis e econômicas que proporcionam grandes vãos livres, com alto grau de responsabilidade, no qual requer atenção especial e sendo indispensável de ser realizado por profissional capacitado. Tendo em vista a demanda por profissionais qualificados e o grande crescimento do uso do aço como sistema estrutural na construção civil, este trabalho busca oferecer um roteiro de projeto para estrutura de aço de um galpão típico na região de Caruaru - PE, no qual se utiliza perfis formado a frio (PFF) no sistema de cobertura e perfis laminado a quente para os pilares. Será utilizado o software SAP2000 para a modelagem e análise estrutural do galpão, promovendo o procedimento adequado ao dimensionamento estrutural obedecendo todas as normas pertinentes, além de realizar todo o detalhamento, planos de fabricação e montagem e quantitativos necessários à execução da obra. O dimensionamento da estrutura aponta-se como algo complexo sendo necessário muita prudência principalmente nas verificações das ligações, pois são em grande parte as maiores responsáveis pelo colapso de estruturas de aço, e ocorrem sem aviso.
Referências
ABNT. (2019) – Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 6120:2019 – Ações para o cálculo de estruturas de edificações.
ABNT. (1988) – Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 8681:1988 – Forças devido ao vento em edificações.
ABNT. (2003) – Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 8681:2003 – Ações e segurança nas estruturas - Procedimento.
ABNT. (2008) – Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 8800:2008 – Projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto de edifícios.
ABNT. (2010) – Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 14762:2010 – Dimensionamento de estruturas de aço constituídas por perfis formados a frio.
Bellei, I. H., Pinho, F. O., & Pinho, M. O. (2008). Edifícios de múltiplos andares em aço. Pini, 2, 558.
CBCA. (2020). Centro Brasileiro de Construção em Aço. O sucesso do aço na construção civil. Arquitetura & Aço, 57, 70–81.
Centro Brasileiro da construção em aço. (2015). Evolução e perspectivas da construção em aço no Brasil. Arquitetura & Aço, 42, 60-61.
Computers and Structures Inc. (2020). SAP2000 (Version. 20.2.0). Structural Analysis Program.
Fakury, R. H., Silva, A. L. R. D. C. E., & Caldas, R. B. (2016). Dimensionamento de elementos estruturais de aço e mistos de aço e concreto. Pearson Education do Brasil.
Flick, U. (2009). Desenho da pesquisa qualitativa. Artmed.
Fisher, J. M., & Klaiber, L. A. (2006). Base plate and anchor rod design. Steel Design Guide 1. American Institute of Steel Construction.
GERDAU. (2020). Perfis GERDAU - Construção metálica: tabela de bitolas. Tabela de Bitolas. https://www2.gerdau.com.br/catalogos-e-manuais.
Google Earth-Mapas (2021). http://mapas.google.com.
GRAVIA. (2013). Catálogo Técnico. https://www.gravia.net.br/industria-de-perfilados/download/catalogo-tecnico-2013.pdf.
KINGSPAN ISOESTE. (2020). Catálogos de produtos. https://downloads.kingspan-isoeste.com.br/catalogos/Linha-de-Produtos.pdf.
Malhotra, N., Rocha, I., & Laudisio, M.C. (2005). Introdução à Pesquisa de Marketing. Pearson Prentice Hall.
MEDABIL. (2020) Mitos e Verdades sobre estruturas metálicas na construção civil. https://www.medabil.com.br/tudo-sobre-construcao-com-aco.
Pereira, A. S., Shitsuka, D. M., Parreira, F. J. & Shitsuka, R. (2018). Metodologia da pesquisa científica. UAB/NTE/UFSM.
Pillar, R. V. (2013). Estudo de viabilidade de cobertura metálica com alternativas em perfis formados a frio, laminados abertos ou tubulares. Universidade Federal do Rio de Janeiro. p. 83.
Xerez Neto, J., & Cunha, A. S. (2020). Estruturas metálicas: manual prático para projetos, dimensionamento e laudos técnicos. Oficina de Textos, 2, 448.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Lucas Gabriel Pereira Silva; Douglas Mateus de Lima; Iálysson da Silva Medeiros; Pablo Aníbal López-Yánez
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.