Avaliação do uso de lâmpadas LED: Estudo de caso em um Serviço de Nutrição e Dietética em Natal – RN
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v10i9.18205Palavras-chave:
Impacto ambiental; Iluminação; LED; Serviço de nutrição e dietética.Resumo
A estudo referiu-se de um estudo de caso, com a mira de discernir os prováveis resultados ecossistêmicos com a transferência de luminárias fluorescentes por luminárias LED na Unidade de Alimentação e Nutrição do Hospital Universitário Onofre Lopes, a manar do dimensionamento comparativo das fontes de luminárias. Para instruir a coleta de dados, foi feita uma inspeção a unidade de alimentação, em que em todo espaço foi feita a descrição de luminárias que havia trabalhando e marca a extensão do clima. Diante dos benefícios, percebeu-se que a desigualdade do LED em analogia com luminárias fluorescentes compactas é o inferior fluxo luminoso difundido, que é perto da metade do fluxo luminoso difundido comumente por luminárias fluorescentes. Os benefícios das luminárias LED são seu parcel impacto ecossistêmico e sua enorme vitalidade profícuo. Não obstante, para que isso transcorra, devem ser instalados condições diminutos para a estirpe de luminosidade do LED. Porque embora do evento de que os excelentes artefatos respeitam às utilidades visuais humanas, isto não é considerado no comércio como um completamente. Dessa forma, pôde-se argumentar que as habilidades luminosas apresentadas pelos LEDs são imediatas às trombadas para luminárias fluorescentes compactas. A transferência de um artefato por outro, torna fundamental a diagnóstico caso a caso. É iminente descobrir habilidades para LED inferior dos economias médios achados para fluorescentes compactas, o que não concede que se confirme que o LED é impreterivelmente realmente mais eficaz.
Referências
Agência Internacional de Energia. (2019). Light's Labour's Lost. Policies for Energy-efficient Lighting. France.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária. (2004). Resolução RDC nº 216.
California Energy Commission. (2018). Voluntary California Quality Light‐ Emitting Diode (LED) Lamp Specification. A Voluntary Minimum Specification for “California Quality” LED Lamps.
Corazza, R. I. (2020). Gestão Ambiental e Mudanças da Estrutura Organizacional. RAE-eletrônica. 2(2)
Cury, A. (2020) Organização & Métodos. Atlas.
Departamento de Energia dos Estados Unidos. (2018) Building Technologies Program. Solid-State lighting technology fact sheet.
Departamento de Energia dos Estados Unidos. (2017). Life-Cycle Assessment of Energy and Environmental Impacts of LED Lighting Products.
Departamento de Energia dos Estados Unidos. (2016). Energy Savings Potential of Solid-State Lighting in General Illumination Applications.
Eletrobrás. (2020). Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica. Pesquisa de Posse de Equipamentos e Hábitos de Uso. Ano Base 2005. Avaliação do Mercado de Eficiencia Energética do Brasil.
Estrela, C. (2018). Metodologia Científica: Ciência, Ensino, Pesquisa. Editora Artes Médicas.
Nobrega, I. (2020). PHILIPS – Tecnologias e Produtos. In: PALESTRA DA PHILIPS SOBRE LEDS PELO IPOG.
Pacific Northwest National Laboratory. (2016). Compact Fluorescent Lighting in America: Lessons Learned on the Way to the Market.
Pereira A. S. et al. (2018). Metodologia da pesquisa científica. UFSM.
Pinto, R. A. (2018). Projeto e implementação de lâmpadas, para iluminação de interiores, empregado diodos emissores de luz, LEDS. Dissertação de mestrado, Programa de pós graduação em engenharia elétrica.
Programa Ambiental das Nações Unidas. (2015). Assessment of Opportunities for Global Harmonization of Minimum Energy Performance Standards and Test Standards for Lighting Products. Collaborative Labelling and Appliance Standards Program.
Souza, A. R., Youssef, M. N., Turbino, M. L. & Mello, F. B. (2015). Avaliação do grau de polimerização de duas resinas compostas utilizando luz halógena e dois diferentes tipos de LEDs. Revista de Pós Graduação.12(4):474-80.
Teixeira, S. M. F. G., Oliveira, Z. M. C., Rego, J. C. & Buscontini, T. M. B. (2018) Administração aplicada as UAN’s. Atheneu. P.219.
Yin, R.K. (2015). O estudo de caso. Bookman.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Juliana Bianca Maia Franco; Laís Karla da Silva Barreto; Hilderline Câmara de Oliveira; Tarciara Magley da Fonseca Pereira; Ismael de Mendonça Azevedo; Fábio da Silva; Heitor César Costa Oliveira ; Luana Araújo Matos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.