Uma solução baseada em internet das coisas para apoiar o turismo de natureza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v10i9.18271

Palavras-chave:

Turismo de Natureza; Tecnologia para o Turismo; Turismo 4.0; Internet das Coisas; Computação em Nuvem; Aplicações para dispositivos móveis.

Resumo

O setor de turismo apresentou um crescimento sustentável nos últimos anos, observando tanto o setor doméstico quanto o cenário mundial. Embora a pandemia mundial causada pelo COVID-19 tenha interrompido a sequência de crescimento anual do setor e estabeleceu o turismo como o setor mais afetado pela pandemia, estudos apontam que o segundo semestre de 2021 estará relacionado ao início da fase de recuperação do setor e o turismo de natureza é apontado como o nicho mais procurado na fase de recuperação. Por outro lado, o setor de turismo possui um enorme potencial para inovação tecnológica e propostas alinhadas com o Turismo 4.0 podem trazer ainda mais força no processo de busca por destinos turísticos pós-pandemia. Este trabalho propõe uma solução baseada em Internet das Coisas, Computação em Nuvem e Dispositivos Móveis para auxiliar o turismo de natureza. A solução permite que os turistas consigam observar por streaming de vídeo um ponto de visitação remoto à sua localização e avaliar as condições meteorológicas do local em tempo real, permitindo um melhor planejamento da visitação e deslocamento. O estudo contemplou a instalação de 4 (quatro) estações de monitoramento em pontos turísticos do estado de Pernambuco e realizou uma validação inicial da proposta com um pequeno grupo de potenciais usuários da solução. De acordo com os resultados obtidos, as estações de monitoramento fornecem uma informação mais precisa se comparada com serviços existentes e o aplicativo foi bem avaliado pelos potenciais usuários.

Referências

B2K. (2018). B2K Technology Solutions: Produtos. http://www.b2ktech.com.br/#produtos.

Brasil. (2021). Governo Federal do Brasil. Ministério do Turismo. Relatório de Impacto da Pandemia de COVID-19 nos setores de turismo e cultura no Brasil. http://www.dadosefatos.turismo.gov.br/boletins/item/download/1175_000cfb701ec1f89133455ce5f0ed9caa.html.

Buhalis, D. (2019). Technology in tourism-from information communication technologies to eTourism and smart tourism towards ambient intelligence tourism: a perspective article. Tourism Review.

Caninos. (2018). Programa. https://caninosloucos.org/pt/program-pt.

Choudhari, S., Rasal, T., Suryawanshi, S., Mane, M., & Yedge, S. (2017). Survey paper on internet of things: IoT. International Journal of Engineering Science and Computing, 7(4), 10564-10567.

CPqD. (2017). A plataforma dojot e os 10 princípios da “cidade como plataforma”. https://www.cpqd.com.br/internet-das-coisas-iot-backup/a-plataforma-dojot-e-os-10-principios-da-cidade-como-plataforma.

Developer, A. (2009). Android Developer. línea]. https://developer. android. com.

Embarcados. (2019). Plataforma IoT – Como prototipar nossas ideias (Parte 1). https://www.embarcados.com.br/plataforma-iot-como-prototipar-nossas-ideias-parte-1.

Flauzino, M., Veríssimo, J., Terra, R., Cirilo, E., Durelli, V. H., & Durelli, R. S. (2018). Are you still smelling it? A comparative study between Java and Kotlin language. In Proceedings of the VII Brazilian symposium on software components, architectures, and reuse (pp. 23-32).

Garcia, A., Linaza, M. T., Gutierrez, A., & Garcia, E. (2019). Gamified mobile experiences: smart technologies for tourism destinations. Tourism Review.

Gcaba, O., & Dlodlo, N. (2016). The internet of things for South African tourism. In 2016 IST-Africa Week Conference (pp. 1-8). IEEE.

Jain, R. (1990). The art of computer systems performance analysis: techniques for experimental design, measurement, simulation, and modeling. John Wiley & Sons.

Khatri, I. (2019). Information technology in tourism & hospitality industry: A review of ten years’ publications. Journal of Tourism and Hospitality Education, 9, 74-87.

Locust. (2020). What is Locust? https://docs.locust.io/en/stable/what-is-locust.html.

Machado, L. P., & Almeida, A. (2010). Inovação e Novas Tecnologias [recurso eletrônico]. Porto: SPI Sociedade Portuguesa de Informação.

Neves, C. S. B., de Souza, W. F. L., & de Souza Carvalho, I. (2020). Tecnologia e espaços turísticos: aplicativos de turismo em áreas naturais no Brasil. Geografia: Publicações Avulsas, 2(1), 331-352.

NGINX. (2019). NGINX: o que é e por que utilizar? EVEO. https://www.eveo.com.br/blog/nginx/.

Nielsen, J. (1994). Usability engineering. Morgan Kaufmann.

Pasanen, K., Pesonen, J., Murphy, J., Heinonen, J., & Mikkonen, J. (2019). Comparing Tablet and Virtual Reality Glasses for Watching Nature Tourism Videos. In Information and Communication Technologies in Tourism 2019 (pp. 120-131). Springer, Cham.

Pereira, A. S., Shitsuka, D. M., Parreira, F. J., & Shitsuka, R. (2018). Metodologia da pesquisa científica Ed (pp. 3-9). UAB/NTE/UFSM: https://repositorio. ufsm. br/bitstream/handle/1/15824/Lic_Computacao_Metodologia-Pesquisa-Cientifica. pdf.

Santa Ana, A. G. (2019). Turismo brasileiro 4.0: do analógico ao digital. A digitalização e a mudança na venda de “pacotes” de viagens nas operadoras de turismo do Brasil (Dissertação).

Schulzrinne, H., Rao, A., & Lanphier, R. (1998). RFC2326: Real time streaming protocol (RTSP).

Silva, F. (2013). Turismo na natureza como base do desenvolvimento turístico responsável nos Açores. Tese (Doutorado em geografia). Universidade de Lisboa.

SQLite. (2021). SQLLite Documentation. https://www.sqlite.org/docs.html.

Stankov, U., & Gretzel, U. (2020). Tourism 4.0 technologies and tourist experiences: a human-centered design perspective. Information Technology & Tourism, 22(3), 477-488.

UNWTO. (2019). International Tourism Highlights 2019 Edition. World Tourism Organization - UNWTO. http://www.dadosefatos.turismo.gov.br/images/demanda/International_Tourism_Highlights_2019_Edition.pdf.

Downloads

Publicado

26/07/2021

Como Citar

ARAÚJO, D. R. B. de .; NÓBREGA, O. de O. .; FONSECA, V. M. F. .; NASCIMENTO, J. C. do .; FELIX, E. F. .; FONSÊCA, E. L. A. da . Uma solução baseada em internet das coisas para apoiar o turismo de natureza. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 9, p. e32210918271, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i9.18271. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/18271. Acesso em: 2 jul. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra