Estudo da resistência a compressão de cerãmicas sinterizadas por aquecimento convencional e microondas na presença de grafite

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v9i2.1943

Palavras-chave:

Sinterização; Cerâmicas; Carvão; Grafite.

Resumo

O mercado de materiais cerâmicas tem grande importância em diversos setores da indústria como na construção civil por resultar na produção de tijolos, telhas e bloco, siderurgia e caldeiraria na produção de tijolos e blocos refratários. Todos esses processos para produção de materiais cerâmicos, consomem muita energia além de em algumas ocasiões não obter uma perfeição nos que diz respeito a porosidade, culminando na alteração na resistência do material final. Este trabalho tem como objetivo a síntese de corpos de prova cerâmicos simples, outros adição de carvão e outros com adição de grafite, com intuito de verificar a resistência a compressão em diferentes tratamento térmicos. Todos foram submetidos ao tratamento térmico em forno convencional, tendo um processo diferenciado nos corpos de prova com grafite, que foram submetidos a processos no micro-ondas, aproveitando uma propriedade física de emissão de energia quando excitado. A adição de carvão gerou melhoras significativas na porosidade e resistência a compressão, resultado também verificado na adição de grafite, porém mais potencializado, por ter passado pelo micro-ondas, que ocasionou uma melhora nas propriedades físicas, podendo ser observado também uma redução no tempo em que o material ficou no formo, podendo economizar energia. Este processo tem-se mostrado promissor para ser utilizado em fábricas de produção de cerâmicas, por melhorar propriedades físicas e reduzir o consumo de energia.

Referências

Costa, I. B., Salomão, P. E. A., Costa, N. C., Lauar, G. T., & Miranda, D. C. (2019). Ceramic materials in civil construction: a brief review. Research, Society and Development, 8(10), 058101281.

Da Silva Barbosa, U., Salomão, P. E. A., Lauar, G. T., & Ribeiro, P. T. (2018). reutilização do concreto como contribuição para a sustentabilidade na construção civil. Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro–Unipac ISSN, 2178, 6925.

Salomão, P. E. A. (2017). Influência da cristalinidade no band gap de cerâmicas avançadas a base de titanatos. Revista Eletrônica de Materiais e Processos, 12(3).

Motta, J. F. M., Zanardo, A., Cabral Júnior, M., Tanno, L. C., & Cuchierato, G. (2004). As matérias-primas plásticas para a cerâmica tradicional: argilas e caulins. Cerâmica Industrial, 9(2), 33-46.

Silva, A. M. S. (1996). Cerâmica tradicional na Regiäo de Aveiro: alguns elementos documentais. Olaria: Estudos Arqueológicos, Históricos e Etnológicos, (1), 53-77.

Salomão, P. E. A., Soares, G. A., Lorentz, L. P. A., & de Paula, L. T. G. (2019). Comparison of the plaster method with the conventional method of brick masonry: a brief review. Research, Society and Development, 8(10), 258101365.

Downloads

Publicado

01/01/2020

Como Citar

SALOMÃO, P. E. A.; OLIVEIRA, S. G. Estudo da resistência a compressão de cerãmicas sinterizadas por aquecimento convencional e microondas na presença de grafite. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 2, p. e26921943, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i2.1943. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/1943. Acesso em: 15 jan. 2025.

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra