O processo de terceirização aplicado a administração pública – uma abordagem jurídico legal
DOI:
https://doi.org/10.17648/rsd-v7i2.203Palavras-chave:
Eficiência; Administração Pública; Terceirização; Princípio; Aplicabilidade da Terceirização.Resumo
O artigo apresenta uma análise da terceirização na Administração Pública brasileira e a forma como opera atualmente, iniciando um processo de reforma, visando a reduzir o tamanho do aparelhamento administrativo. São demonstradas diversas conceituações doutrinárias e jurisprudenciais para o tema, com o objetivo de demonstrar de forma concisa a aplicabilidade da terceirização como mecanismo de redução de custos da máquina pública, aumento de sua eficiência e diminuição de seu tamanho. São apresentadas algumas vantagens da utilização da terceirização pela administração pública por diversos juristas, conceituando inclusive os ganhos em competitividade e a facilidade de fiscalização por parte dos cidadãos. A extensão da responsabilidade da administração pública pela empresa terceirizada e a forma como se opera, a luz da legislação, da jurisprudência e da melhor doutrina, sugerem alternativas eficientes no exercício da administração, ampliando sua credibilidade e eficiência no alcance de objetivos governamentais. A metodologia utilizada foi através a dedutiva. Os resultados alcançados demonstram que o processo de terceirização traz qualidade e uma nova dinâmica no serviço público.
Referências
DELGADO, Gabriela Neves. Curso de Direito do Trabalho. 2. Ed. São Paulo: LTr, 2003.
DELGADO, Maurício Godinho. Curso de Direito do Trabalho.9ª Ed. São Paulo: LTR, 2010.
DI PIETRO, M. S. Z. Direito administrativo. 13. ed. São Paulo: Atlas, 2001.
DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 17. Ed. São Paulo: Atlas, 2004.
DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Parcerias na Administração Pública: Concessão, Permissão, Franquia, Terceirização, Parceria Público-Privada e outras formas. 6ª Ed. São Paulo: Atlas, 2008.
FISCHER, O. C. Princípio da eficiência em matéria tributária. In: MARTINS, Ives Gandra da Silva (Coord.). 1. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais e Centro de Extensão Universitária, 2006.
HOUAISS, A. et al. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. 1. ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
JUSTEN FILHO, Marçal. Curso de Direito Administrativo. 6. ed. Belo Horizonte: Fórum, 2010. P. 793.
MARTINS, Sérgio Pinto. A Terceirização e o Direito do Trabalho. 7ª Edição. São Paulo: Atlas, 2005.
NÓBREGA, Airton Rocha. Encargos Trabalhistas em Contratos Administrativos. Advocacia Geral da União, Brasília/DF, 12 nov. 2000. Disponível em: . Acesso em 03 de out 2017.
RAMOS, D. M. A. A Terceirização na Administração Pública. São Paulo: LTr, 2001.
SANTOS. A. C. Princípio da eficiência da administração pública. 1. ed. São Paulo: LTR, 2003. P. 189.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.