A gestão da informação contábil para o alinhamento da gestão estratégica organizacional: uma análise em um grupo empresarial
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v10i13.21287Palavras-chave:
Gestão da Informação; Informação Contábil; Estratégia organizacional.; Estratégia OrganizacionalResumo
Este estudo objetiva apresentar o papel da contabilidade como ferramenta de suporte as organizações no que tange a qualidade da informação contábil aplicada nas estratégias empresariais. A relevância desta pesquisa justifica-se pois para além da ciência sobre a dinâmica do patrimônio das empresas é necessário haver o conhecimento de toda sua extensão para uma situação de operações mais rentáveis, tornando o papel da informação contábil fundamental para as estratégias das organizações. Quanto aos aspectos metodológicos, caracteriza-se como pesquisa descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa, com a utilização da pesquisa documental e de uma entrevista não estruturada que foi realizada em um grupo empresarial que atua em diversos seguimentos. Preliminarmente, constatou-se a real importância da Tecnologia da Informação (TI) no processo de disseminação da informação contábil aliado a utilização de ferramentas voltadas para a gestão estratégica organizacional.
Referências
Alves, S. C., & Goularte, J. L. L. (2017). O Uso da Informação Contábil Como Instrumento de Gestão nas Micro e Pequenas Empresas do Município de Alegrete/RS. Revista de Auditoria Governança e Contabilidade - RAGC, 5, 18.
Balestrin, A., Verschoore, J. (2016). Redes de Cooperação Empresarial-: Estratégias de Gestão na Nova Economia. Porto Alegre: Bookman Editora.
Dantas, R. F., Duarte, A. N. P. (2005). O uso da informação contábil como suporte ao processo de gestão estratégica organizacional. Qualit@s Revista Eletrônica. 5, 2.
Davenport, T. H. (1998). Ecologia da informação: porque só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. São Paulo: Futura.
Gil, A.C. (2010). Como elaborar Projetos de Pesquisa. 5ª ed. São Paulo: Atlas.
Gonçalves, M., Pereira, C. L. (2016). Gestão da informação na era do Big Data. Revista Dissertar, 24/25, 73-82.
Padoveze, C. L. (2010). Contabilidade gerencial: um enfoque em sistema de informação contábil. 7. ed. São Paulo: Atlas.
Passetti, E., Tenucci, A. (2016). Eco-efficiency measurement and the influence of organisational factors: evidence from large Italian companies. Journal of Cleaner Production, 122, 228-239.
Pavlatos, O. (2015). An empirical investigation of strategic management accounting in hotels. International Journal of Contemporary Hospitality Management, 27, 5, 756-767.
Tachizawa, T. (2015). Gestão com pessoas: uma abordagem aplicada às estratégias de negócios. Rio de Janeiro: Editora FGV.
Vieira, E. P., Carneiro, T. D.; Filipin, R. (2016). A Relevância da informação contábil na gestão das empresas do agronegócio da região noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Revista de Administração e Contabilidade - RAC (IESA), 14, 27.
Yang, M. M. et al. (2016). Using System Dynamics to Investigate How Belief Systems Influence the Process of Organizational Change. Systems Research and Behavioral Science.
Yanine, F. et al. (2016). Rethinking enterprise flexibility: a new approach based on management control theory. Journal of Enterprise Information Management, 29, 6, 860-886.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ademir Círico Junior; Rita de Cássia Fonseca
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.