Uso de derivados da cannabis sativa. L no tratamento adjuvante em pacientes oncológicos no município de Caruaru, Pernambuco
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v10i15.22631Palavras-chave:
Derivados da Cannabis Sativa; Câncer; Opção terapêutica.Resumo
No contexto atual o uso medicinal de derivados da cannabis tem tomado proporções crescentes. Entretanto, embora o uso medicinal tenha obtido nos últimos anos um aumento significativo e aprovação judicial para o uso de forma legal no Brasil o conhecimento e utilização dessa opção terapêutica ainda não é uma realidade. Sendo um dos maiores entraves a burocracia para o acesso aos medicamentos ou produtos. Tendo em vista o cenário de ascensão terapêutica dos medicamentos e produtos derivados da Cannabis Sativa no Brasil e no mundo, esse artigo objetivou a realização de um levantamento através de um estudo de campo quantitativo-descritivo nos centros oncológicos do município de Caruaru-PE para averiguar o posicionamento dos médicos e da equipe multidisciplinar em relação aos produtos em questão para ajudar no tratamento ao câncer; qual o conhecimento dos mesmos sobre essa opção terapêutica bem como fazer um paralelo com as drogas já existentes e a burocracia para ter acesso aos derivados da Cannabis Sativa. Mediante aos resultados o uso da droga em questão apontou para uma neutralidade dos profissionais envolvidos na área oncológica.
Referências
Amaral A et al. (2020). Potenciais terapêuticos dos canabinoides. 9(2),.63-76.
Amato, L. et al (2017). revisão da segurança e eficácia terapêutica da cannabis em pacientes com esclerose múltipla, dor neuropática e em pacientes oncológicos tratados com quimioterapia. 41(5-6):279-293.
Babbie, E. (1999). Métodos de pesquisas de survey. ed. UFMG, 519 p.
Bridgeman, M. P, & Abazia, D. T. Cannabis medicinal: história, farmacologia e implicações para o ambiente de tratamento agudo.
Brasil. Diário oficial da união. Resolução da diretoria colegiada - RDC Nº 327, de 9 de dezembro de 2019. edição: 239 | seção: 1 | página: 194, Brasil IN.GOV.BR/EN/WEB/DOU/-/
Carneiro, A. C. (2018). Uso medicinal de cannabis sativa. Anápolis, curso de direito – Unievangélica
Cebulski, F. S., & Martins, C.A.F. (2016). Uso da Cannabis sativa no Tratamento de Doenças Neoplásicas: Uma Visão Biomédica.
Expósito, C. L. (2003). El Cannabis en la práctica clínica. Revista de la Facultad de Medicina, 26(2), 127-130.
Fonseca, J.J.S (2002). Metodologia da pesquisa cientifica. UEC.
Gurgel, H. l. C et al. (2019). Uso terapêutico do canabidiol: a demanda judicial no estado de Pernambuco, Brasil. Saúde e Sociedade. 28(3), 283-295.
Honório, K.M; Arroio, A & Silva, A.B.F.S. (2006). Aspectos terapêuticos de compostos da planta Cannabis sativa. Quím. Nova. 29(2).
Icia (2020). Instituto Nacional do Câncer. https://www.inca.gov.br/o-que-e-cancer
Inca, Instituto Nacional de Câncer (2011). ABC do câncer: abordagens básicas para o controle do câncer / Instituto Nacional de Câncer. Inca, 128 p.
Netzahualcoyotzi-piedra, C et al. (2009). A maconha e o sistema endocanabinoide: dos efeitos recreativos aos terapêuticos. Rev Biomed; 20(2): 128-153
Sánchez, P. R et al. (2019). Therapeutic applications based on cannabinoids action. Gaceta médica de México, 155(3), 12.
Santos, Q. A. (2017). Revista Saúde em Foco. Edição nº 9.
Sawada, N. O., et al. (2009). Avaliação da qualidade de vida de pacientes com câncer submetidos à quimioterapia. Rev. Esc. Enferm. USP 43.
Schwartz, S. H. (1992). Universals in the content and structure of values: Theory and empirical tests in 20 countries. In M. Zanna (Ed.), Advances in experimental social psychology (Vol. 25, pp. 1-65). Academic Press
Silva, E. F. Q. (2017). Revisão de métodos para determinação de canabinoides em matrizes biológicas por cromatografia líquida de alta eficiência acoplada ao detector de espectrometria de massas.
Sunaga, B. Y. (2018). Efeitos terapêuticos e tóxicos da Cannabis sativa. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de São Paulo - Campus Diadema, 2018.
Valentín, V et al. (2021). Dronabinol en manejo de apetito y pérdida de peso en pacientes con cáncer terminal, VIH, cuidados paliativos y vejez. Revisión de la literatura. Revista mexicana de anestesiología, 44(3), 207-214.
Wakiuchi, J. et al. (2019). A quimioterapia sob a ótica da pessoa com câncer: uma análise estrutural. v28.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Clara Caroline Camilo da Costa; Caio Ruan Moura da Silva; Evandro Queiroz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.