Disclosure do modelo de economia circular aplicado no mercado de energia em um dos maiores grupos empresariais privados do Brasil: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v10i15.23143Palavras-chave:
Economia circular; Recursos naturais; Sustentabilidade.Resumo
A Raízen é uma referência global em bioenergia, protagonista na transição energética e se destaca na busca por redefinir o futuro da energia. Neste artigo, será abordado o modelo de economia circular aplicado à essa empresa, que tem como objetivo uma gestão mais eficiente dos recursos naturais existentes, ou seja, manter produtos, componentes e materiais em seu mais alto nível de utilidade e valor o tempo todo, dentro de um escopo econômico de desenvolvimento sustentável. O estudo em tela visa discutir como a empresa realiza sinergias buscando um modelo de economia circular eficiente, analisar as práticas divulgadas do modelo de economia circular e os potenciais fatores que influenciam estas, identificar oportunidades de práticas, soluções e as barreiras encontradas, a partir de uma compreensão do modelo de economia circular e dos avanços que este revela para o alcance da sustentabilidade. Espera-se contribuir com futuros trabalhos nessa área, ao possibilitar um olhar mais objetivo e real sobre o assunto, dado a sua relevância e no sentido de contribuir para o alcance do desenvolvimento sustentável.
Referências
Agencia Brasil (2021). https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2021-05/empresas-apostam-em-economia-circular-para-reduzir-impactos-ambientais.
Brito, H. C., da silva, M. N., de brito, Y. M. A., portela, L. J. P., & sasaki, J. K. (2021) Meio ambiente e sustentabilidade pesquisa, reflexões e diálogos emergentes. https://ampllaeditora.com.br/books/2021/06/eBook-Meio-Ambiente-e-Sustentabilidade-Vol-1.pdf.
Brundtland, G. H. (1987). Our Common Future –The World Commission on Environment and Development-Oxford University, Oxford University Press.
Comissão Mundial Sobre Meio Ambiente E Desenvolvimento (CMMAD) (1988). Nosso futuro comum. Fundação Geteúlio Vargas.
Cosenza, J. P., Andrade, E. M., & Assunção, G. M. (2020). Economia circular como alternativa para o crescimento sustentável brasileiro: análise da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Rev. Gest. Ambient. e Sust. - GeAS, 9(1), 1-30, e16147. https://doi.org/10.5585/geas.v9i1.16147.
Ellen MacArthur Foundation. (2013) Towards the Circular Economy. Economic and business rationale for an accelerated transition. 1. 10.1162/108819806775545321.
Ellen MacArthur Foundation. (2017). Mission and Vision: Accelerating the transition to a circular economy. Ellen MacArthur Foundation - Our Story: https://www.ellenmacarthurfoundation.org/our-story/mission.
Freire, A. & Fontgalland, I. (2021) Diversificação no setor de energia: o caso da Raízen, E-Acadêmica, 2(3), e282362. https://doi.org/10.52076/eacad-v2i3.62.
Fontgalland, I. Slides MEC, 2021, UFCG.
Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa (4a ed.). Atlas.
Lemos, P. (2018). Economia Circular como fator de resiliência e competitividade na região de Lisboa e Vale do Tejo: estudos para uma região RICA - resiliente, inteligente, circular e atractiva. Lisboa :Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo.
Nunes, M.G. (2020). Economia circular e as cadeias de abastecimento: estudo de caso. (Dissertação de Mestrado, Programa de Pós- graduação em gestão e estratégia industrial). Lisbon school of economics & management. Universidade de Lisboa.
ONU - Organização das Nações Unidas. (2015). Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. https://sustainabledevelopment.un.org/sdgs.
ONU - Organização das Nações Unidas. (2015). Transformando nosso mundo: a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. <https://goo.gl/jcFMVC>.
Plataforma Agenda 2030. (2021). Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. http://www.agenda2030.org.br/os ods/.
Popadiuk, S. (2015) Estudos de casos – Metodologia baseada em Yin (2003 -2011).
Raízen (2021) –. https://www.raizen.com.br/sobre-a-raizen.
Ramos, C.; Zilber, M. A.; Freitas, L. F. S., & Lhama, P. G. (2020) Economia circular como caminho para inovação e sustentabilidade. Revista Livre de Sustentabilidade e Empreendedorismo.
Richardson, R. J. (1999) Pesquisa social: métodos e técnicas. Atlas.
Silva, F. A da. (2019). Diagnostico de economia circular no complexo industrial de base florestal da região da lages/SC.116p. (Dissertação de Mestrado, Programa de Pós- graduação em Ciencias Ambientais) da Universidade do Estado de Santa Catarina.
Weetman, C. (2019) Economia Circular: conceitos e estratégias para fazer negócios de forma mais inteligente, sustentável e lucrativa. Tradução Afonso Celso da cunha serra. Autentica Business.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Laryssa Kelly de Almeida Virginio; Isabel Lausanne Fontgalland
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.