Jovem Aprendiz: O adolescente no mercado de trabalho - Reflexões
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v10i16.23663Palavras-chave:
Adolescência; Trabalho; Mercado; Aprendiz; Ministério público.Resumo
O artigo tem como objetivo destacar a relevância do projeto jovem aprendiz como uma maneira de inserir os jovens no mercado de trabalho. A sociedade vem passando por uma grande mudança nas formas de trabalho e na maneira de conseguir um emprego. Ao pontuar adolescência no contexto individual e social, conceituar trabalho e explanar sobre mercado de trabalho, faz-se necessário, no cenário econômico social brasileiro discorrer sobre a lei da aprendizagem, o Projeto Jovem Aprendiz. Essa traz a obrigatoriedade de empresas contratarem jovens, oferecendo incentivo fiscal; associa atividade remunerada à qualificação técnico-profissional metódica, contribuindo no combate a problemas sociais e econômicos, e para a perspectiva de vida de jovens, inclusive na escolha de área de atuação profissional, como é o caso de jovens que atuaram no Ministério Público que seguiram carreira jurídica.
Referências
Ávila, H., & Sánchez, L. C. Teoría de los principios: Marcial Pons, 2011.
Barros, J. de. Qualificação Profissional. Brasil Escola
Barroso, L. R. O controle de constitucionalidade no direito brasileiro. (8ª. ed.): Saraiva Educação SA, 2019.
Bello, E., Bercovici, G., & Lima, M. Mont'A. B. O Fim das Ilusões Constitucionais de 1988? Revista Direito e Práxis. 10(3), 1769-1811, jul/set. 2019. https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2179-89662019000301769&script=sci_arttext
Brasil. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
Braziliense, Correio. 70% dos ex-jovens aprendiz estão trabalhando. 2019 <. /https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/trabalho-e-formacao/2019/03/25/interna-trabalhoeformacao-2019,745024/pesquisa-mostra-que-70-dos-ex-jovens-aprendizes-estao-trabalhando.shtml>.
Camargo, M. F. C. de. A lei do menor aprendiz e suas consequências. 2016. < https://migalhas.uol.com.br/depeso/240678/a-lei-do-menor-aprendiz-e-suas-consequencias>. Campos, Franceline Souza. Projeto. Jovem Aprendiz
Ferreira, T. H. S., Farias, M. A., & Silvares, E. F. de M. Adolescência através dos séculos. 2010 https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/166760/Resumo_29706.pdf?
Gondim, S. M. G. Perfil do profissional e mercado de trabalho. Universidade Federal da Bahia
Idesproenor: percepção do adolescente sobre sua inserção no mundo do trabalho. 2009. https://1library.org/document/yee87m7y-projeto-jovem-aprendiz-idespromenor-percepcao-adolescente-insercao-trabalho.html.
Janeiro, Ministério Público do Estado do. 2021. O que é o Ministério Público? <http://www.mprj.mp.br/conheca-o-mprj/sobre-a-instituicao>.
Jovens, Em encontro de juventude do Mercosul, empresas se comprometem a criar 45 mil oportunidades profissionais. Ministério da mulher, da família e dos Direitos Humanos.. < https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2019/outubro/compromisso-com-a-juventude-e-reafirmado-em-encontro-de-jovens-do-mercosul>.
Junior, P. G. A quarta Revolução Industrial em pleno século XXI. Espaço Democrático. < https://espacodemocratico.org.br/artigos/a-quarta-revolucao-industrial-em-pleno-seculo-xxi/.
Mandelli, M. T. Correndo atrás de seu projeto de vida: um estudo com participantes do Programa Jovem Aprendiz. 2011. <.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/95446>.
Martins, T. A importância de cargos e salários. RH Portal Cargos e salários
Mercosul, 1º encontro de jovens do MERCOSUL. < https://www.mercosur.int/pt-br/1o-encontro-de-jovens-do-mercosul/>.
Mercosul, Observatório de mercado de trabalho. Informe sobre o emprego juvenil no Mercosul. http://www.observatorio.net/Contenido/Informe%20MERCOSUR%20_OMTM__PORT%20DOC.pdf>
Redação. Cargos e Salários Jovem Aprendiz 2021 – Tabela Salarial do Menor Aprendiz. 2020. < https://www.salario.com.br/tabela-salarial/aprendiz>.
Rosado, E. G. Contrato de aprendizagem: características e pontos controvertidos. 2016. https://migalhas.uol.com.br/depeso/248242/contrato-de-aprendizagem--caracteristicas-e-pontos-controvertidos.
Silva, S. Inserção do jovem no mercado de trabalho. Brasil Escola
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Evaldo Freires de Carvalho; Aline dos Santos Moreira de Carvalho; Pedro Carlos Pereira; José carlos Guimarães Junior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.