Filosofia Just in time e Construção Civil: verificação de práticas
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v10i17.24463Palavras-chave:
Gestão; Construção Civil; Just in time; Processos produtivos.Resumo
O Just in time é um método de racionalização dos processos produtivos, focado na eficiência, ao definir, de maneira racional e sistemática, a cadeia produtiva. O seu emprego auxilia na gestão e tomada de decisão, desde a concepção do projeto à definição de layout racional do canteiro de obras, além do planejamento ordenado das equipes, polivalência dos trabalhadores, melhoria e aperfeiçoamento dos processos de compra, produção e transporte na execução da obra. Todavia, nem todos os setores a incorporaram com deveriam. Nesse rol está o setor da construção civil, onde há déficit de modernização relativo a métodos produtivos comprovados e eficazes, o que resulta na perda de vantagens competitivas. Nesta perspectiva, este trabalho tem como objetivo identificar a adoção de práticas de Just in time na construção do edifício Gama. Para tanto, foi feita uma pesquisa descritiva, de campo, com abordagem qualitativa tipo estudo de caso, com aplicação de instrumento com questões tipo escala Likert. Os resultados indicam que a empresa ainda não tem implantado o JIT. Seu uso não ocorre de maneira consciente e sistêmica pela gestão da empresa, cujos gestores tem expertise para a prática construtiva, mas não possuem embasamento teórico para definir as atividades, modelos e padrões do processo produtivo.
Referências
Atkinson, A. A., & du Chenoy Castro, A. O. M. (2000). Contabilidade gerencial.
CBIC. (2021). PIB Brasil e Construção Civil. Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). https://www.cbicdados.com.br/menu/pib-e-investimento/pib-brasil-e- construção-civil.
Corrêa, H. L., & Corrêa, C. A. (2000). Administração de Produção E Operações: Manufatura E Serviços: Uma Abordagem Estratégica . Editora Atlas SA.
Corrêa, H. L., & Gianesi, I. G. N. (2000). Just in Time, MRP II E OPT: Um Enfoque Estratégico . Editora Atlas SA.
Cury, P. de O. A. (2008). Análise qualitativa de riscos para utilização do sistema just in time. Universidade Federal de Juiz de Fora.
de Barros, D. C., & Coelho, M. F. O. (n.d.). A aplicação da filosofia enxuta do sistema toyota de produção na construção civil.
Debert, G. G. (2003). Poder e ética na pesquisa social. Ciência e Cultura, 55(3), 30–32.
Erba, E., de Oliveira Leme, J., & de Oliveira Arrabal, V. H. (n.d.). Implementação do sistema de entrega just in time em uma metalurgica fornecedora de autopeças.
Feitosa, M., Aragão, J. L., Agra, K. L., & Martins, E. F. M. (2009). Análise da aplicação do sistema Just in Time em uma indústria calçadista de Campina Grande--PB: um estudo de caso na São Paulo Alpargatas. INGEPRO--Inovação, Gestão e Produção, 2(09).
Fernandes, A. M. S., dos Santos Filho, C. J., da Cunha Mendes, F., & Bassalo, J. M. C. (2017). A filosofia just-in-time oit) na construção civil Aplicação no processo de abastecimento e armazenamento de Insumos materiais para produção de alvenaria de tijolos cerâmicos. Revista Traços, 4(8).
Junior, D. R. L. (2018). Sistema Toyota de produção na construção civil: uma proposta de aplicação do método Kanban na construção de um edif{’i}cio em Governador Valadares/MG.
Kaminski, M. T., de Oliveira, J. H. R., Ribeiro, R. P., de Oliveira, R. M., & Siluk, M. H. P. (2010). Um estudo da viabilidade de implementação do just in time na Santa Fé Vagões S/A. XXX Encontro Nacional de Engenharia de Produção. ENEGEP.
Oliveira, A. N. A. F. A. D. E. (2019). Análise da metodologia lean construction em um edifício residencial no município de Anápolis.
Slack, N., Chambers, S., Johnston, R., & others. (2009). Administração da produção (Vol. 2). Atlas São Paulo.
Thiollent, M. (1988). Metodologia da pesquisa-ação. In Metodologia da pesquisa-ação (p. 108).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Itamar Ferreira Santos; Ana Cecília Feitosa de Vasconcelos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.