Gestão de estoque: estudo de caso aplicado em indústrias moveleiras de Carmo do Cajuru, MG
DOI:
https://doi.org/10.17648/rsd-v7i5.248Palavras-chave:
Curva Abc; Gestão De Estoque; Setor MoveleiroResumo
O objetivo deste trabalho foi demonstrar os benefícios da utilização da curva ABC na gestão de estoque de matéria-prima em empresas moveleiras de pequeno porte de Carmo do Cajuru, MG. Realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, por meio de dois estudos de caso. Os dados foram coletados por entrevistas e questionário aplicado aos gerentes das empresas, além da observação assistemática. Assim, estabeleceu-se um comparativo entre a teoria estudada e a prática de gestão de estoques das empresas, sendo que uma utilizava a curva ABC e a outra não a utilizava. O resultado apontou que o emprego da curva ABC proporciona diversos benefícios à gestão de estoque das empresas moveleiras de pequeno porte, entre eles o aumento da eficiência de sua gestão, contribuindo para a otimização do espaço físico de armazenagem e redução do investimento financeiro em matérias-primas.
Referências
BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos/logística empresarial. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
BALLOU, R. H. Logística empresarial: transportes, administração de materiais e distribuição física. São Paulo: Atlas, 1993.
BERTAGLIA, P. R. Logística e gerenciamento da cadeia de abastecimento. São Paulo: Saraiva, 2005.
CHING, H. Y. Gestão de estoque na cadeia de logística integrada: Supply Chain. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
DIAS, M. A. P. Administração de materiais: princípios, conceitos e gestão. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
DIAS, M. A. P. Administração de materiais: uma abordagem logística. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Disponível em: <http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?codmun=311420> Acesso em: 5 set. 2016.
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA (IETEC). Administração de materiais é também fator de lucratividade para empresas. Disponível em: <http://www.techoje.com.br/site/techoje/categoria/detalhe_artigo/449>. Acesso em: 5 set. 2016.
LUSTOSA, L.; MESQUITA, M. A; QUELHAS, O.; OLIVEIRA, R. J.. Planejamento e controle da produção. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
MOURA, R. A. Armazenagem do recebimento a expedição. 6. ed. São Paulo: Imam, 2011.
POZO, H. Administração de recursos materiais e patrimoniais. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4. ed. rev. e atual. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2005. Disponível em: <https://projetos.inf.ufsc.br/arquivos/Metodologia_de_pesquisa_e_elaboracao_de_teses_e_dissertacoes_4ed.pdf>. Acesso em: 2 dez. 2016.
VIANA, J. J. Administração de materiais: um enfoque prático. São Paulo: Atlas, 2013.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001. Disponível em: <http://www.techoje.com.br/site/techoje/categoria/detalhe_artigo/449>. Acesso em: 8 set. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.