Tradição de Pauseang-Gift para filha no direito comum de Batak Toba

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v9i5.2496

Palavras-chave:

Tradição; Casamento; Religião.

Resumo

O povo Batak Toba é formado a partir de sistemas patrilineares de parentesco, que seguem os homens na linhagem. Portanto, a posição dos homens é mais importante que as mulheres. O casamento tradicional das pessoas de Batak Toba é um casamento honesto, em que os parentes dos homens precisam pagar uma certa quantia de dinheiro ou geralmente são chamados de preço da noiva para os parentes das mulheres. O povo de Batak Toba explicou que o casamento honesto é um princípio, crenças e uma atitude de magis religiosa (relação entre a coisa espiritual e suas crenças). O requisito mais importante para o campo de pausa é o casamento honesto e o preço da noiva (sinamot / tuhor). O preço da noiva deve ser pago integralmente por homens, parentes e mulheres. Há consequências se o parente dos homens não receber o dinheiro integralmente, o parente do homem terá uma dívida costumeira e deve ser cumprido como dever tradicional. Portanto, o campo de pausa não pode ser dado à filha e ao marido. O campo de pausa de Tanah dos pais (pai) será administrado pelo marido, porque em Batak Toba, a filha não pode possuir nenhuma herança.

Referências

Bushar, M. (2006). Pokok-Pokok Hukum Adat. Jakarta: Pradnya Paramita.

Haar, T. (1999). Asas-Asas Dan Susunan Hukum Adat (Terjemahan; S. Poesponoto, Ed.). Jakarta: Pradnya Paramita.

Hajati, S., Poespasari, E. D., & Soelistyowati. (2018). Buku Ajar Hukum Adat. Jakarta: Prenadamedia Group.

Poespasari, E. D. (2013). Dinamika Penguasaan Tanah Oleh Perempuan Pada Masyarakat Batak Toba. Gajah Mada University.

Poespasari, E. D. (2018a). Pemahaman Setutar Hukum Waris Di Indonesia. Jakarta: Prenadamedia Group.

Poespasari, E. D. (2018b). Perkembangan Perkawinan Jujur Dan Hukum Waris Adat Pada Masyarakat Batak Toba Di Perantauan. Penelitian RKAT Fakultas Hukum Universitas Airlangga, 1–2.

Sianipar, S. H. W. (2001). Tuho Parngoluan Ruhut Ni Adat Pada Ni Uhum Pangalaho Ni Padan Dalihan Na Tolu (terjemahan). Medan.

Simanjuntak, B. A. (2009). Konflik Status Dan Kekuasaan Orang Batak Toba. Jakarta: Yayasan Obor Indonesia.

Vergouwen, J. . (2004). Masyarakat Dan Hukum Adat Batak Toba. Yogyakarta: LkiS Pelangi.

Downloads

Publicado

20/03/2020

Como Citar

POESPASARI, E. D. Tradição de Pauseang-Gift para filha no direito comum de Batak Toba. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 5, p. e01952496, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i5.2496. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/2496. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais