Contribuição das Instituições de Ensino Superior no processo de crescimento e desenvolvimento da Região Metropolitana do Cariri Ceará Brasil
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i3.2531Palavras-chave:
Crescimento econômico; Desenvolvimento; Educação.Resumo
Este trabalho objetiva entender qual a importância das Instituições de Ensino Superior (IES) na Região Metropolitana do Cariri (RMCariri), e como elas atuam no processo de crescimento e desenvolvimento econômico e social desta região. Para tanto utilizou-se a metodologia da pesquisa descritiva e coleta de dados secundários. Neste contexto, verificou-se que a RMCariri tem se destacado nas últimas décadas, como uma região próspera e que tem atraído muitos investidores e ao mesmo tempo ofertando várias oportunidades de emprego, ensino e lazer, paras as pessoas, tanto da própria região como também de outras regiões vizinhas. Há significativo destaque para a educação, esta região tem obtido crescimento e desenvolvimento econômico de forma considerável e transformando a realidade local. Ao mesmo tempo em que se fala do crescimento e desenvolvimento da RMCariri, percebe-se que existe uma diferença econômica e estrutural enorme, entre os municípios que compõem esta região, como é o caso dos municípios que formam o triângulo CRAJUBAR (Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha). O que se percebe é que a maior parte dos investimentos direcionados à região, ficam centralizados nestes três municípios. Como a maior parte dos investimentos estão centralizados no CRAJUBAR, percebe-se que as Instituições de Ensino Superior (IES) também estão, em sua maioria instaladas nesses três municípios, o que contribuiu para a formação educacional das pessoas que ali residem, contribui também para a capacitação dos indivíduos. Então conclui-se que, o CRAJUBAR, região pertencente a RMCariri, obteve evolução significativa no ensino superior em termos de quantidade de IES e isso vem modificando para melhorar o processo de crescimento e desenvolvimento econômico e social da região.
Referências
Beserra, F. R. S. (2006) O Processo de industrialização do Cariri e o papel do estado rumo a uma “Modernização Conservadora”. I Encontro Internacional dos Trabalhadores –
Labor/ UFC. Fortaleza.
Beserra, F. R. S. (2007) Espaço, indústria e reestruturação do capital: a indústria de calçados na Região do Cariri – CE. Dissertação (mestrado), Fortaleza.
Cartaxo, J. (2019) Região Metropolitana do Cariri. Disponível em: < http://www.cidades.ce.gov.br >. Acesso em: 24 de março de 2019.
Gil, A. C. (2008) Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. Editora Atlas S. A. São Paulo.
Godoy, V. A; Santos, J. R. (2019) O direito educacional constitucional e o papel das IES no processo de formação profissional. Disponível em: <http://www.facimed.edu.br/site/revista/pdfs/a383e4b2005348c891b653b063a7fb04.pdf> acesso em > 14/04/2019
IPECE. (2018) Efeitos da crise econômica sobre a dinâmica do emprego formal cearense: uma análise comparativa com o Brasil no período de 2013 a 2017. Informe N° 137, Novembro/2018
Morais, A. C. S; Oliveira, A. A; Pereira, W. E. N. (2013) O processo de industrialização e urbanização da região metropolitana do Cariri: análise das cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. VI Seminário internacional sobre desenvolvimento regional. Rio Grande do Sul.
Nascimento, D. C. (2015) Região Metropolitana do Cariri – CE: um cenário de incertezas quanto à gestão, planejamento e finalidades. XI-Encontro Nacional da ANPEGE.
Pais, H. L. R. (2014) Região Metropolitana do Cariri – R.M.C: uma análise a partir da política de desenvolvimento territorial. Dissertação (mestrado), Fortaleza.
Queiroz, Z. F. (2013) A história e memória da educação do Cariri Cearense. Revista Itaytera. História da educação - estudo documental - educação no Crato.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.